Youtube

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DEUS TEM DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS: A DÚVIDA DE ZACARIAS E DE MARIA

ZACARIAS DUVIDOU E FICOU MUDO, MARIA DUVIDOU E NADA LHE ACONTECEU.

Lucas1:26-38
26 No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. 29 Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. 30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim. 34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? 35 Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. 36 E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. 37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. 38 Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

Novamente o anjo Gabriel é enviado para anunciar um nascimento, a primeira vez que veio foi a Zacarias, o qual dividiu, alegando que já era velho e a sua mulher também. Perante a dúvida Zacarias ficou mudo até que o seu filho João Batista nascesse. 

Agora Gabriel veio a uma jovem, virgem, que estava comprometida para casar, que morava em Nazaré, de nome Maria.

Depois do anjo lhe anunciar o nascimento, ela teve uma resposta não muito diferente da de Zacarias, ela vai dizer: 
Lucas 1:34
34 Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?

Assim como Zacarias duvidou pois ele é a sua mulher já eram velhos, é humanamente impossível de ter filhos, e do mesmo modo era impossível para Maria ter um filho pois era virgem. 

Provavelmente esperaríamos do anjo Gabriel a mesma atitude que teve com Zacarias, ou seja prenunciar também, uma espécie de castigo, por Maria ter duvidado das suas palavras. Mas ao que parece não foi isso que aconteceu. 

Será que Deus tem dois pesos e duas medidas? Será que para uns diante da dúvida, Deus tem uma posição mais intransigente e para outros uma posição mais permissiva? 

Porque razão Maria foi poupada quando duvidou? É o mesmo não aconteceu com Zacarias? 

Zacarias sendo sacerdote é um homem idoso, devia terceiro maturidade espiritual e fé para aceitar aquilo que o anjo lhe estava a dizer, pois aquele anúncio que o anjo lhe fez, não era novo em Israel, já outros no passado tinham vivido essa experiência. (Abraão e Sara, os pais de Sansão)  

Zacarias devia já pela experiência como crente perceber aquilo que Gabriel dissera a Maria:
Lucas 1:37
37 Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.

No entanto poderíamos dizer em certa medida que Maria era uma adolescente, que estava a fazer a sua caminhada de fé, e que na história do mundo nunca se tinha visto uma mulher engravidar sendo virgem.

A dúvida de Maria distancia-se da de Zacarias pelo facto de ser uma dúvida inocente, de alguém que ainda era inexperiente na vida. 

O problema da dúvida é algo que nos devia levar a pensar. Se por uma lado existem dúvidas que Deus não leva em consideração, pois tem em conta quem somos, a caminhada que já fizemos e a inocência do teor dessa dúvida, por outro a dúvida levou a humanidade à situação que ela se encontra hoje. 

Foi a dúvida colocada na mente de Eva, que nos trouxe à ruína do pecado. 

Eva duvidou daquilo que Deus lhe tinha dito. 
Gênesis 2:17
17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Será que Deus quis mesmo dizer aquilo que me disse? Existem muitas religiões sobretudo cristãs, que apareceram porque duvidaram daquilo que Deus disse. 

Deus diz para não fazer nem adorar imagens, (Ex 20:3-5) e eu digo que provavelmente Deus não quis dizer bem aquilo, sobretudo se a imagem for a mãe de Jesus.

Deus diz para guardar o sábado, (Ex 20:8-11) e eu duvido que Deus tenha querido dizer realmente sábado, porque não o domingo. 

Deus diz para devolvermos o dízimo pois se não o fizermos estamos a roubar (Ml 3:8-10). E eu acho que Deus não quis ser assim tão rigoroso, ainda por cima Ele sabe bem que noutras coisas até sou fiel. 

Deus me diz para não adulterar (Ex 20:14) mas lá em casa não recebo amor do meu cônjuge, também mereço ser feliz, e Deus de certeza que me quer ver feliz.

Deus diz para o aceitar como único Senhor (Ex 20:1-2) e eu continuo a partilhar o meu coração com outras coisas. 

PROVAVELMENTE DEUS NÃO QUIS DIZER BEM ASSIM. 

Eva também duvidou das boas intenções de Deus: 
Gênesis 3:5
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.

Eva Achava que Deus lhe pudesse estar a esconder alguma coisa boa. Ela podia ser como Deus, e Deus tinha escondido esse segredo.

Também hoje duvidamos que as intenções de Deus sejam realmente as melhores. 

Deus diz para eu não comer determinadas carnes, entre elas o porco ( Lv 11: 1-47). E eu acho que Deus não quer, pois como essas carnes são tão saborosas, Ele não quer que eu peque na Gula. 

Por vezes duvidamos se realmente Deus nos ama, olhamos à nossa volta e vemos pessoas que sofrem sem merecer, e pensamos será que Deus é mesmo amor? Será que Deus não quer mesmo que soframos? 

A dúvida se for alimentada por nós, pode se tornar numa maldição. 
Costuma-se dizer que não somos culpados dos pássaros andarem a voar em cima da nossa cabeça, somos culpados é de os deixar fazer o ninho em cima dela.

Finalmente percebemos que o teor da dúvida de Maria não era malicioso pela resposta que ela dá ao anjo: 
Lucas 1:38
38 Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

Maria estava disposta a aceitar a vontade de Deus na sua vida, sem pensar nos riscos que ia correr. 

O seu casamento com José podia se desfazer, pois José sabia que o filho não era seu, ela podia ser enxovalhada pois tinha tido relações com alguém antes de se casar. Os seus pais podiam a rejeitar. Etc.

Muitas vezes aceitar Jesus e a sua vontade na nossa vida pode levar a que outros olhem para nós com preconceito, nos ridicularizem, nos coloquem de lado etc.

Mas fazer a vontade de Deus na nossa vida, ao contrário do que parece vai nos trazer grande felicidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...