Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

AS DUAS FASES DO JUIZO




As Duas Fases do Juízo
1.     Como sabemos da existência de um santuário celeste?
2.     Como foi o santuário celeste inaugurado?
Hebreus 9: 11, 12 e 24
O sacrifício de Cristo, base de Sua obra mediadora e sacerdotal, é tanto a inauguração como a condição do santuário celestial, "Sem derramamento de sangue, não há perdão" Hebreus 9:22. Jesus, após a Sua ascensão, entrou no santuário celeste, para primeiramente proceder à unção do santuário e dos seus utensílios, na Sua qualidade de Messias, isto é, de Ungido, repetindo assim o gesto de Aarão que ungiu o tabernáculo, os seus utensílios e o seu sacerdócio antes de ter sido posto em vigor o serviço Levítico (Êxodo 28:41; Êxodo 29:7 a 9; Êxodo 30:25 a 30; Êxodo 40:9 a 15; Daniel 9:24), e em seguida para dar cumprimento, durante mais de dezoito séculos, à Sua obra de intercessão em favor dos homens arrependidos. 
  1. Que obra realizou Jesus no lugar santo do santuário celeste?
I Timóteo 2:5   - I João 2:1 e 2 - Romanos 8:34
Perante o Pai, Cristo pleiteia os méritos de Seu sangue em favor dos pecadores que se arrependem e apresenta as Suas orações. Os pecadores são absolvidos e suas iniquidades são transferidas sobre a vítima (Jesus), e introduzidas desta maneira no santuário onde durante séculos têm sido acumuladas. Estes pecados não foram perdoados senão condicionalmente e provisoriamente, quer isto dizer que eles subsistem nos registros do Céu até o dia da purificação do santuário. A obra de intercessão de Jesus no lugar santo do santuário celeste continua até o término do tempo de graça, reproduzindo desta forma o serviço diário que se realiza no lugar santo do santuário terrestre.
4.     Ao terminar Sua obra no lugar santo, que deve Jesus fazer?
Hebreus 9:23  -  Daniel  8:14
A purificação do santuário celeste pressupõe também um juízo. É descrita na profecia de
Zacarias 3:7 a 10, onde Josué, o sumo sacerdote, simboliza Jesus. A purificação do santuário terrestre tendo lugar no final do ano religioso não indicará que a purificação do santuário celeste deve ter lugar "no fim dos séculos"? (Hebreus 9:26). Certamente que sim. Esta purificação começou em 1844, ano que dá termo aos 2.300 anos do profeta Daniel (Daniel  8:14) e que marca o momento em que Cristo, tendo terminado o Seu ministério no lugar santo, penetra no lugar santíssimo para o purificar. Constitui ela, propriamente dita, a primeira fase do juízo, ou antes um vasto inquérito que visa apenas aos crentes.
5.     Como temos conhecimento que haverá o juízo?
6.     Qual é a primeira fase do juízo e em que consiste ela?
I Pedro 4:17 
Com efeito, o juízo final tem duas fases bem distintas: a primeira, que interessa somente à igreja, e que é um vasto inquérito; a segund, que é o juízo propriamente dito, e que tem realização durante os mil anos no final dos quais os ímpios - uma vez que se trata somente de ímpios - recebem o veredito de Seu juízo, a saber a destruição. O inquérito tem como objetivo separa e selar aqueles que aceitaram a virtude expiatória do sangue de Jesus, e apagar definitivamente os seus pecados dos livros celestes transferindo-os sobre a cabeça de Satanás (Azazel). Permite verificar se a transformação que se operou na vida dos crentes foi verdadeira e durável.
7.     Quem é o Soberano Juiz neste inquérito, e qual é a regra segundo a qual os homens são julgados?
8.     Purificado o santuário celeste, o que é que chegará ao seu termo?

O tempo da graça:  Apocalipse 16:17   -  Apocalipse 22:11
9.     Por quem e em que ocasião serão serão julgados os maus?
10.   Em que momento é aplicado o veredicto e em que consiste o castigo?


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...