Youtube

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

SANSÃO - QUANDO A RAZÃO SE SUBMETE À EMOÇÃO 2/3 PARTES



Juízes 14:1-4
O casamento de Sansão
1 Desceu Sansão a Timna; vendo em Timna uma das filhas dos filisteus, 2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; tomai-ma, pois, por esposa. 3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque desta se agrada os meus olhos. 

Sansão crescerá, e estava já na idade de começar a sua missão de livrar Israel dos Filisteus, no entanto Sansão não estava muito interessado nessa missão.

Ao contrário do que se esperava dele, Sansão em vez de projectar uma estratégia para destruir o povo inimigo, fazia precisamente o contrário, associando-se com estes, frequentando as suas cidades e as suas festas. 

Foi numa dessas associações, que os seus olhos se encantaram por uma mulher filisteia, o texto é bem claro: porque desta se agrada os meus olhos.

Algumas das indicações deixadas por Deus e escritas por Moisés foram completamente postas de lado por Sansão, Moises tinha escrito: 
Deuteronômio 7:3
3 nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações; não darás tuas filhas a seus filhos, nem tomarás suas filhas para teus filhos;

Apesar de os seus pais o terem chamado à atenção, para tal decisão:
Juízes 14:3
3 Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos?

Sansão fez a sua própria escolha, uma decisão tomada baseado naquilo que era uma avaliação do exterior. “Pois lhe agradava aos olhos”

Quantas vezes tomamos decisões baseadas em factores tão fúteis como o desejo dos olhos! Por vezes ansiamos por algo que vemos, que depois isso acaba por se revelar numa desilusão. 

Ex: Quantas vezes vemos uns sapatos ou uma roupa que depois de a adquirir percebemos que não era bem aquilo que queríamos. Ou por exemplo quando olhamos e vemos uma comida que nos agrada mas depois de a saborear pomo-la de lado.
Lembro-me que certa vez vi uma publicidade na internet de um telemóvel, e cubicai-o durante algumas semanas até que o comprei e mandei vir. Quando me chegou às mãos foi uma autêntica frustração, pois não era nada daquilo que os meus olhos tinham visto.

Sansão tomou para si uma mulher que lhe agradou aos olhos, provavelmente não teve tempo para conhecer o seu carácter, os seus gostos, o que ela pensava dele e da sua religião. 

Infelizmente muitos casamentos são desfeitos, pois foram construídos sobre uma imagem distorcida da realidade. 

Quantas pessoas hoje vivem um inferno no casamento pois as suas expectativas foram frustradas, viram uma coisa muito diferente daquela que agora vivem. 

O apóstolo Paulo falando da associação do crente com o descrente ele diz o seguinte: 
2 Coríntios 6:14-15
Nenhuma comunhão com os incrédulos
14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? 15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo?

O livro do profeta Amós acrescenta ainda:
Amós 3:3
3 Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?

Esta averbado aplica-se para o crente e para o descrente, esta associação trará frutos amargos para ambos, por isso será sempre sábio fazer a boa escolha logo desde o início. 

Este casamento de Sansão acabou por abortar na festa do casamento. Este depois de colocar um indigna irresolúvel para os convidados, acabou por o revelar à sua noiva que por sua vez o traiu e contou em secreto aos convidados. 

Com este incidente, Sansão perdeu a noiva para outro, e começou a sua saga de destruição dos filisteus. 

Falando sobre tudo o que ia acontecer com Sansão, o texto bíblico diz o seguinte: 
4 Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do SENHOR, pois este procurava ocasião contra os filisteus; porquanto, naquele tempo, os filisteus dominavam sobre Israel.

Se por uma lado Sansão estava em associações proibidas por Deus, por outro lado Deus usou os aspectos negativos das mesmas, e as decisões menos acertadas de Sansão para cumprir o propósito do seu chamado



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...