Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

4º ESTUDO - A ORIGEM DO MAL





A origem do Mal                     4

1.   É possível explicar o Mal?

A origem do Mal põe ao nosso espírito um probelma bastante espinhoso, que ainda não foi resoivido e que jamais o será intei­ramente. ‘O propósito do mal, é irracional e absurdo. Se pudés­semos explicar o que é o mal, faríamos exatamente o mesmo para o justificar. Mas, assim, deixaria de ser mal. (Alfred Vaucher)

2.   Com Quem o mal teve origem? Ezequel 28:12-15.

Satanás, ou Lúcifer, era o querubim protetor do trono do Altíssimo. Mantinha-se constantemente na presença de Deus. Sem se saber como este sentimento pôde nascer nele, caiu na armadilha da sua própria beleza e tornou-se invejoso da glória de Cristo que partilhava no Céu da autoridade e do poder do Pai. Deixou-se vencer pouco a pouco pelo desejo da supremacia e tornou-se em breve a vitima do seu próprio orgulho. O egoísmo, um egoísmo violento e exclusivo, foi a origem da sua rebelião e constituiu o principio essencial do pecado. Lúcifer procurou suplantar Cristo, que todos os anjos adora­vam (Heb. 1:6), para ser Deus em Seu lugar. Tornou-se assim o “adversário” (significado da palavra ‘Satanás’ em Hebreu). Espalhou no meio dos anjos os seus perigosos sofismas, semeou a dúvida, o descontentamento e a anarquia, alegando falsas razões; encontrou adeptos, fomentou o seu motim e, no momento escolhido, quis destronar Deus.

3.   Tendo sido expulsos do Céu, para onde Satanás e seus anjos foram precipitados?
Isaias 14:12-14; Apocalipse 12:7-9

4.   Que ordem deu Deus a Adão e a Eva? Gênesis 2:17.

5.   Como se lhes apresentou a tentação?   Gênesis 3:1-3.


Trata-se aqui de três formas de tentação mencionadas pelo Apóstolo João; a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos, o orgulho da vida (1 João 2:15-17). O fruto era bom para comer (concupiscência dos olhos) e desejável para adquirir a inteligência (o orgulho da vida).

6.   Como reagiram eles? Gênesis 3:6.

7.   Qual foi uma das primeiras conseqüências da deso­bediência?  Por que foram Adão e Eva expulsos do Jardim do Éden? Gênesis 3:7, 8, 23, 24.


8.   Que maldição foi lançada sobre eles?
Gênesis 3:16-19.

“No dia em que dela comeres, morrerás”, tinha dito Deus. Pode-se dizer que Adão estava virtualmente morto, nesse dia, por ter preferido as forças destrutivas de Satanás às forças construti­vas de Deus, a desordem à harmonia, a vontade satânica à von­tade divina. Separou-se de Deus, a fonte de vida e felicidade, e lançou-se às misérias inerentes à natureza decaída, ao sofri­mento e à morte.

9.   Como a desobediência de Adão afetou toda espécie humana?
Romanos 5:12; Salmos 14:2, 3; 51:7. Todos pecaram.

10. Que sabemos nós da atividade que Satánas continua a exercer?
1 Pedro 5:8; Apocalipse 12:12.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...