Youtube

domingo, 25 de outubro de 2015

12º ESTUDO - O ESPÍRITISMO




O Espirítismo                                                    12

1.  Desde quando existe o espiritismo moderno?
O espiritismo moderno nasceu em 1848, nos Estados Unidos. O movimento tomou rapidamente uma grande extensão, passou à Europa oito anos mais tarde e encontrou em França um zeloso defensor na pessoa de Hippolyte Rivail, nome verdadeiro de Allan Kardec.

2.  Quais são as suas pretensões?
Em resumo, o espiritismo é uma crença que admite a existência de espíritos desencarnados (os mortos) e a possibilidade (que, segundo ele, numerosos fatos provam de maneira irrefutável) de comunicar com eles. Ora, esta comunicação com os mortos não é possível senão em determinadas condições e com a ajuda de determinados meios. Nasce assim, um conceito particular do ser humano. Com efeito, os espíritas acreditam que o homem compõe-se de três ele­mentos: o corpo material, a alma espiritual que, por natureza, não pode perecer e, entre estes dois elementos, uma terceira realidade chamada corpo astral.

3.  Desde quando existe verdadeiramente 3 espiritismo?
Gênesis 3:1-5.
Na realidade o espiritismo não é senão uma hábil adaptação de doutrinas e práticas muito antigas (Gênesis 3:1-5) às exigências da vida e pensamentos modernos.

4.  Por meio de que fenômenos se manifestariam os desencarnados? Que se deve pensar acerca da proveniência destes fenômenos?
Ainda que seja difícil estabelecer uma classificação, distingue-se um conjunto de fenômenos físicos (mesas rodantes, levitação, raps, movimentos a distância, fenômenos luminosos, magnéticos e elétricos, barulhos, gritos, vozes, etc.), um conjunto de fenômenos fisiológicos (sono magnético, insensibilidade, materializações e desmaterializações, etc.), e um conjunto de fenômenos psicol­ógicos ou fisiológico-psicológicos (clarividência, lucidez, predi­ções, tipologia, aparições, fantasmas, linguagem e escrita automáticas, etc.). Quanto à proveniência desses fenômenos, há que distinguir aqueles que são fraudes (mais da metade), os que são de ordem natural, ainda que por vezes surpreendentes e até inexplicáveis e os que são verdadeiramente sobrenaturais.

5.  Como sabemos nós que os mortos não podem comunicar-se com os vivos?
Salmo 115:17; lsaías 38:18; Eclesíastes 9:5, 6, 10.

6.  Que papel desempenham os anjos bons?
Hebreus 1:14.

7.  E que fazem os anjos maus sob a direção de Satanás?
Apocalipse 12:7-9,17; Efésios 6:12; II Corintios 11:14.
O papel desempenhado pelos anjos maus (“espíritos maus”) con­siste em enganar os homens por todos os meios imagináveis, fa­zendo-os até passar por espíritos desencarnados, os espíritos dos mortos que choramos. Uma vez que os mortos não voltam e que se não pode sensatamente atribuir aos anjos bons essas manifes­tações fraudulentas, a única hipótese possível é esta: os espíritos maus são os autores dos fenômenos dos quais não encontramos causa natural. Ë aconselhável não nos entregarmos a conclusões prematuras e atribuirmos a uma causa diabólica todo e qualquer fenômeno aparentemente inexplicável, mas casos há em que não devemos hesitar, onde a evidência se faz presente.

8.  De que maneira se proibiu a prática da magia, da bruxaria e a de interrogar os mortos?
Levítico 19:3 1; 20:6, 27; Deuteronômio 18:10-12.

9.  Em que termos se encontram preditos na Bíblia as pretensões e os fenômenos espíritas?
Mateus 24:23; 24; 1 Timóteo 4:1.

10.Que nos diz o apóstolo João no que concerne à atividade dos “espíritos impuros” nos últimos tempos?
Apocalipse 16:13, 14.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...