Youtube

domingo, 18 de outubro de 2015

BEM AVENTURADOS OS LIMPOS DE CORAÇÃO




6a. Bem Aventuranca:  

Bem-Aventurados os limpos de coracao, porque eles verao a Deus. Mat. 5:8

Quem sao os limpos de coracao?
  • O que e’ o “coracao”?  Mat.15:19 ,  Prov.4:23
“Sobre tudo que se deve gurdar, guarda o teu coracao, pq dele procedem as saidas da vida. Prov. 4:23

“Porque do coracao procedem maus designios, homicidios, adulterios, prostituicao, furtos, falsos testemunhos, blasfemias.” Mat. 15:19
 ‘E do estado do coracao que depende a pureza de pensamento, palavra e acao.

  • Como podemos avaliar a pureza de nosso coracao?  Mat.12:34
“Raca de viboras, como podeis fazer coisas boas, sendo voces maus? Porque a boca fala do que esta cheio o coracao.” Mat.12:34
Dirigindo-se aos limpos de coracao, Jesus nao estava se referindo a absoluta pureza moral, nem a uma conduta irrepreencivel. Tomada dessa forma, essa declaracao estaria completamente fora do sentido real das bem-aventurancas, e da essencia do evangelho. Isto foi confirmado por Jesus quando disse em Mateus  9:13: “Nao vim chamar justos e sim pecadores ao arrependimento.”

  • A quem Jesus veio chamar para fazer parte de seu reino? Mat 9:13

  • A que Jesus se referia quando falou da pureza de coracao em Mateus 5:8 ? Mat.15:18-20, 23:25.

Nao era a pureza cerimonial que Jesus tinha em mente mas a pureza interior no coracao. Se os motivos forem puros, a vida sera pura. 
“Aqueles que tem coracao puro abandonaram o pedado como o principio governante da vida, e esta encontra-se consagrada sem reservas a Deus.... Ser puro de coracao nao significaque a pessoa esta completamente livre de pecado, mas que seus motivos sao corretos; que, pela graca de Cristo, ele voltou as costas aos erros passados e esta buscando o alvo da perfeicao em Cristo Jesus.” ( Fil.3:13-15)

“Mas o que sai da boca vem do coracao, e e’ isso que contamina o homem. Porque do coracao procedem maus designios, homicidios, adulterios, prostituicao, furtos, falsos testemunhos, blasfemias. Sao essas coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as maos nao o contamina.” Mat. 18-20

“Mas ai de vos, escribas e fariseus, hipocritas,porque limpais o exterior do corpo e do prato, mas estes por dentro,estao cheios de rapina e intemperanca!.” Mat. 23:25

Sem a verdadeira transformacao do corpo, nao podemos produzir bons frutos. No maximo podemos parecer justos exteriormente, mas permaneceremos ‘cheios de hipocresia e de iniquidade’ no interior. (Mat.23:28)


  • Como a Biblia explica a disposicao do coracao para o mal? Jer.17:9
Enganoso e’ o coracao, e mais do que todas as coisas, e incorrigivel. Quem o conhecera’ ?

  • Como podemos alcancar a pureza de coracao? Sal.51:3,4,6,10 e 17.
“Pois eu conheco as minhas transgressoes, e o meu pecado esta sempre diante de mim.  Verso 3
Pequei contra Ti, contra Ti somente, e fiz o que e’ mau perante os teus olhos, de maneira que seras tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.” Verso 4
“ Eis que te comprazes  na verdade no intimo e no recondito me fazes conhecer a sabedoria.” Verso 6
“Cria em mim, o’ Deus, um coracao puro e renova dentro de mim um espirito inabalavel.” Verso 10
“Sacrificios agradaveis a Deus sao o espirito quebrantaado; coracao compungido e contrito, nao o desprezaras, o’ Deus.” Verso 17.

  • Que condicoes precisam ser atendidas a fim de que Deus purifique nosso coracao?
Ter a coragem de reconhecer o estado pecaminoso Sl 51:3 e 4.
Deve-se ardentemente desejar receber a verdade.  Sl 51:6
Deve-se pedir que Deus Crie um novo coracao. Sl. 51:10
Deve-se oferecer a Deus o  ‘eu’ como sacrificio vivo. Sl. 51:17

O que vale para Deus, nao sao os aspectos esteriores da santidade, mas a disposicao intima do coracao e da mente. (Isaias 1:11-17).

  • Como podemos ver a Deus ? Heb.8:10
“Esta e’ a alianca que depois... farei com a casa de Israel: Porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coracao as inscreverei. Eu serei o seu Deus, e eles serao o meu povo.” Heb.8:10

  • Que relacao voce ve entre o ato de escrever  Suas leis no coracao de Seu povo e o relacionamento com eles?
“ Voce nao pode mudar seu coracao, nao pode por voce mesmo consagrar a Deus as suas afeicoes; mas pode  escolher servi-lo. Pode dar-Lhe a sua vontade. Ele entao operara’ em voce o querer e o fazer, segundo a sua graca. Desse modo toda a sua natureza estara sob o dominio do Espirito de Cristo; suas afeicoes irao ser centralizadas nele ; seus pensamentos estarao em harmonia com Ele.”  Caminho a Cristo, pg 47.






Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...