Youtube

terça-feira, 13 de outubro de 2015

QUANDO NÃO OUVIMOS OS PROFETAS DE DEUS


O Curto Reinado do Rei Joaquin em Judá

2 Reis 24:8-9
8 Tinha Joaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém. Sua mãe se chamava Neústa e era filha de Elnatã, de Jerusalém. 9 Fez ele o que era mau perante o SENHOR, conforme tudo quanto fizera seu pai.
2 Reis 24:10
10 Naquele tempo, subiram os servos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém, e a cidade foi cercada.
2 Reis 24:15
15 Transportou também a Joaquim para a Babilônia; a mãe do rei, as mulheres deste, seus oficiais e os homens principais da terra, ele os levou cativos de Jerusalém à Babilônia.

Temos aqui um relato triste da vida de um rei que podia ter sido a última oportunidade de Deus para com a cidade de Jerusalém e para o seu povo. No entanto vemos que ele escolheu fazer o que era mau aos olhos de Deus. E por causa disso reinou somente 3 meses e depois foi levado cativo para babilônia ficando lá preso 37 anos. 

O profeta Jeremias diz-nós o que lhe aconteceu depois: 
Jeremias 52:31-34
Libertado e honrado o rei Joaquim
31 No trigésimo sétimo ano do cativeiro de Joaquim, rei de Judá, no dia vinte e cinco do duodécimo mês, Evil-Merodaque, rei da Babilônia, no ano em que começou a reinar, libertou a Joaquim, rei de Judá, e o fez sair do cárcere. 32 Falou com ele benignamente e lhe deu lugar de mais honra do que o dos reis que estavam consigo em Babilônia. 33 Mudou-lhe as vestes do cárcere, e Joaquim passou a comer pão na sua presença, todos os dias da sua vida. 34 E da parte do rei da Babilônia lhe foi dada subsistência vitalícia, uma pensão diária, até ao dia da sua morte, durante os dias da sua vida.

Joaquín foi humilhado 37 anos até ter sido liberto e ter recuperado a sua dignidade. 

Foram muitos anos perdidos, anos que não podiam voltar para trás. Muitas vezes acontece-nos desfechos parecidos, quantas pessoas se afastam de Deus fazendo o errado, e levam vidas desgraçadas, são oprimidas por satanás.

Triste é dizer que o rei e o povo de Israel, não precisavam ter vivido esta humilhação, simplesmente se tivessem dado ouvidos às mensagens que Deus ia enviando pelos profetas. 

Depois do rei Joaquin ter sido levado para o cativeiro em Babilônia, o profeta Jeremias escreve uma carta a todos aqueles que foram deportados para lá, nessa carta Deus deixa uma profecia:
Jeremias 29:10
10 Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar.

Deus tinha um tempo estipulado, depois voltaria a reunir o seu povo: Jeremias 29:11
11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. 
Esta mensagem mostra-nós que para o pecado pode haver sempre esperança, e com esta carta de Jeremias, Deus estava a dizer, que não os abandonaria para sempre.

Como as coisas poderiam ter sido diferentes, bastava para isso que o povo tivesse ouvido ao que Deus lhes queria dizer: Jeremias 29:19
19 porque não deram ouvidos às minhas palavras, diz o SENHOR, com as quais, começando de madrugada, lhes enviei os meus servos, os profetas; mas vós não os escutastes, diz o SENHOR.


Pelo contrário o povo tinha escolhido os seus profetas, homens que profetizavam aquilo que Deus não lhes tinha mostrado e falavam aquilo que Deus não lhes tinha dito.
Jeremias 29:8-9
8 Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo; 9 porque falsamente vos profetizam eles em meu nome; eu não os enviei, diz o SENHOR.

Deus tinha sempre enviado os seus profetas, mas como a sua mensagem era dura de se ouvir, sempre foram rejeitados. 

O reino do Norte composto pelas dez tribos, foi destruído e deportado pela Assíria no ano 722 A.c. No entanto Antes desta catástrofe, Deus enviou vários profetas: 
38 anos antes da destruição de Israel deus enviou o primeiro aviso.
760 – Pelo profeta Amós. Sobretudo com a famosa visão do prumo (Amós 7:1)
753- Deus escolhe o profeta Oseias, que teve de casar com uma prostituta infiel, ilustrando assim a infidelidade do povo de Israel para com Deus.
740.- Deus envia o profeta Isaías,  ele retrata o julgamento vindouro de Deus como um "fogo consumidor" (Isaías 1:31; 30:33
725- Finalmente Deus envia o seu último profeta 3 anos antes da invasão e destruição de Israel. Esse profeta foi Miqueias com a mensagem de destruição de Samaria (Miqueias 1:6-8)

depois do reino do Norte ter sido  advertido por Deus pelos seus enviados profetas, o esperado aconteceu, foram oprimidos pelos Assírios.

De igual modo Deus também antes de Jerusalém ser destruída e dos seus habitantes terem sido deportados para Babilônia, enviou os seus profetas.
640- Deus envia o profeta Sofonias, agora com uma mensagem de advertência ao reino do Sul. Vemos isso em Sofonias 2:1-3

628- 13 anos antes da primeira invasão Babilônica, Deus envia Jeremias, com muitas advertências, mas em 605 começou a destruição que culminou em 586 com a destruição da cidade e do templo.

O povo tinha se afastado de Deus assim como todos os dirigentes de Israel, quer agentes políticos como agentes religiosos, Deus não fez nada pela calada sem que os tivesse avisado do que ia acontecer. 
Amós 3:7
7 Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Os profetas eram o único meio para que o povo soubesse o que Deus ia fazer, e mesmo ouvindo esses profetas não os quiseram receber.

Jesus  um dia fez um lamento sobre a cidade e sobre o seu povo, Ele disse: 
Lucas 13:34
34 Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!

Como diz Jesus o povo não quis, preferiu seguir o seu próprio caminho, e acabou por sofrer.
Numa outra ocasião Jesus vai contar uma parábola que ilustra o que se viveu em Israel e Judá: 
Marcos 12:1-8
A parábola dos lavradores maus
1 Depois, entrou Jesus a falar-lhes por parábola: Um homem plantou uma vinha, cercou-a de uma sebe, construiu um lagar, edificou uma torre, arrendou-a a uns lavradores e ausentou-se do país. 2 No tempo da colheita, enviou um servo aos lavradores para que recebesse deles dos frutos da vinha; 3 eles, porém, o agarraram, espancaram e o despacharam vazio. 4 De novo, lhes enviou outro servo, e eles o feriram na cabeça e o insultaram. 5 Ainda outro lhes mandou, e a este mataram. Muitos outros lhes enviou, dos quais espancaram uns e mataram outros. 6 Restava-lhe ainda um, seu filho amado; a este lhes enviou, por fim, dizendo: Respeitarão a meu filho. 7 Mas os tais lavradores disseram entre si: Este é o herdeiro; ora, vamos, matemo-lo, e a herança será nossa. 8 E, agarrando-o, mataram-no e o atiraram para fora da vinha.

No tempo de Jesus os fariseus homenageavam os profetas que no passado tinham sido mortos por falarem a verdade. Lucas 11:47
47 Ai de vós! Porque edificais os túmulos dos profetas que vossos pais assassinaram.

Orgulhavam-se por manterem a sua sepultura limpa, como um marco da verdade, mas eles próprios estavam a ponto de matarem o filho do vinhateiro, Jesus ia morrer na cruz por dizer verdades que Israel não estava pronto a aceitar.

Hoje a história repete-se não só temos advertências dadas pela palavra de Deus a fim de nos direcionar no caminho certo, como negligenciando essas advertências nos tornamos culpados e cúmplices do mal feito aos homens enviados por Deus.  

Qual foi a última vez que a palavra de Deus foi cortante na nossa vida? Qual foi o sermão ou a leitura que fizemos que fomos reprovados por Deus? Qual foi a última  advertência que Deus nos enviou? O que estamos à espera para ouvirmos os seus profetas e a sua verdade? 



Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...