Youtube

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

RAABE NA ASCENDÊNCIA DE JESUS 3/3 PARTES


Josué 6:22-23
22 Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes. 23 Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel.

- O prometido é devido, agora era o próprio líder, Josué quem ordenava a proteção de Raabe e da sua família. 

- Sabemos pelo relato bíblico que a cidade de Jericó foi destruída pela queda dos muros, e isso aconteceu pela Fé. 

- No entanto se pela Fé os muros vieram abaixo, a realidade é que pela fé de Raabe, a parte do muro que estava encostado á sua casa, manteve-se de pé. 

- Hebreus 11:30-31
30 Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias. 31 Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

- Foi a fé de Raabe que impediu que a sua casa fosse destruída. 

- O feito desta mulher levou o autor de Hebreus a mencioná-la na sua lista de heróis da fé. 

- Nesta lista, encontram-se muitos dos mais influentes heróis nacionais judeus, e numa lista onde a maioria são homens Raabe encontra-se a par com Sara mulher de Abraão.

- Como é que uma prostituída pagã se torna numa heroína nacional, sendo lembrada numa lista de notáveis? 

- O texto que lemos à pouco, diz que ela é a sua família foram retirados da cidade: "tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel."

- Aparentemente ao olharmos o relato ficamos com a impressão que Raabe e a família foram salvos mas depois houve preconceito pela sua raça e religião colocando-os fora do acampamento israelitas. 

- Esta atitude um tanto ao quanto preconceituosa fazia parte de algumas leis e rituais de purificação e aceitação de estranhos no seio dos israelitas. 

- Se lermos um pouco mais à frente, vemos que esta situação mudou,: Josué 6:25
25 Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.

- A vida desta mulher mudou, a sua vida reprovável acabou e tornou-se mulher de um israelita de nome Salmon e deste teve um filho chamado Boaz. 
Mateus 1:5
5 Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;

- Boaz por sua vez teve de Rute um filho chamado Obrde, que foi avó do rei David. 

- Mateus mostra que da genealogia de Raabe, apareceu Jesus. Que privilegio para qualquer mulher ter feito parte da família do messias. 

- Quando Deus escolheu onde Jesus devia nascer, ele não se preocupou se ele nasceria numa família importante ou de sangue real, para Deus essas coisas pouco importam.

- Mesmo com uma prostituta na ascendência, Deus mostrou que não existe ninguém que Ele rejeite, pelo contrário, ele aceita todos aqueles que com fé o aceitem como Deus e salvador.

Prezado amigo, não importa se a tua vida está manchada por erros, não importa se tens ido longe demais no pecado, Deus não é preconceituoso, ele aceita-te como és, pois Ele sabe se te dispuseres Ele consegue te transformar. 

- Também eu e tu podemos fazer parte da família de Jesus, não percas essa oportunidade. 

- Antes que este mundo seja destruído ele também vai dizer aos seus anjos para ir á casa daquele que tem o cordão vermelho.

Um santo dia abençoado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...