Youtube

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

RAABE NA ASCENDÊNCIA DE JESUS 1/3 PARTES


RAABE NA ASCENDÊNCIA DE JESUS 

Josué 2:1-6
​1 De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali. 2 Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra. 3 Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra. 4 A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram. 5 Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis. 6 Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado.

- Josué era agora o novo líder do povo, e o seu primeiro acto de liderança era conquistar a terra que estava do outro lado do Jordão. 
- Para perceber a estratégia a usar nessa batalha enviou dois espiãs para conhecer melhor os pontos fortes e fracos daquele povo e da cidade.

- Estes espiões não tiveram muita sorte, pois a única coisa que conseguiram fazer foi entrar na casa de uma prostituta (provavelmente uma espécie de albergue) e ali tentar-se esconder pois já o rei sabia da sua presença naquela cidade. 

- É então que entra em cena está prostituta, de nome Raabe. Não só arrisca a sua vida escondendo os espias inimigos, como mente ao rei que os tinha escondido. 

- É importante relembrar que estamos a falar de uma mulher pagã que não tinha nem conhecia a lei de Deus e por isso a mentira era usada frequentemente na vida desta mulher. 

- É bem provável que mentisse aos seus clientes iludindo-os, mentia às esposas dos clientes quando as encontrava na rua, provavelmente mentia aos seus familiares, e até no pagamento dos seus impostos. 

- No entanto ela talvez nunca tivesse arriscado tanto por uma mentira, corria mesmo o risco de vida caso o rei descobrisse o encobrimento destes espias. 

- Ela fê-lo pois sabia que iria morrer de qualquer forma, se não fosse pelo seu rei, seria pelo povo que estava à beira da muralha da sua cidade. 

- Quando os soldados do rei se foram embora ela corre para falar com estes espias e vai dizer-lhes algo assombroso: 

Josué 2:8-13
8 Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado 9 e lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. 10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. 11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. 

- Sem que o povo de Israel se apercebesse a sua fama já corria mundo, Raabe sabia sobre a saída do Egipto, sabia que os Israelitas já tinham destruído alguns povos, e agora todos os habitantes daquela cidade de Jericó estavam com "o coração desmaiado" ou seja temiam aquilo que iria acontecer.

- O mais significativo nesta conversa é aquilo que esta mulher vem a reconhecer: "porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra. "

- Ela reconhecia que o Deus dos Israelitas era incomparável, isto porque tinha ouvido aquilo que ele fazia no meio do seu povo.

- É pena que muitos cristãos esqueçam aquilo que Deus pode fazer por nós e por intermédio de nós, o grande desafio que qualquer cristão pode viver hoje é que os outros ao olhar para ele digam ou reconheçam "que não há Deus como o nosso" 

- Raabe reconhecia que a força do povo estava no Deus que eles tinham, e era esse Deus que ela estava disposta a servir.

- Esta mulher vai fazer um pedido, numa espécie de troca de favores:
Josué 2:12
12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo 13 de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.

- É curioso que este pedido é feito não pensando propriamente nela, mas na sua família. Ao arriscar a sua vida mentindo ao rei, ela o fez não pensando em si mas nos seus familiares. 

- Mesmo mentindo, essa mentira visava o bem dos da sua casa, já não era a mentira habitual para se beneficiar a si  própria ou prejudicar o outro. Mas visava preservar um princípio maior que é o "Princípio da vida"
Este tipo de mentira também foi usado pelas parteiras que mentiram ao faraó do Egipto (Êx 1:15-19) ou o que aconteceu ao longo da história quando muitos mentiam para salvar a vida daqueles que injustamente iam sendo exterminados (ex: Nazismo)


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...