Youtube

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

RAABE NA ASCENDÊNCIA DE JESUS 2/3 PARTES


Josué 2:14
14 Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
15 Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade....
17 Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, 18 se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai...
21 E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

- Por causa desta troca de favores, houve um acordo feito entre Raabe e os espias. Ela os ajudaria a sair da cidade, e por sua vez quando os israelitas viessem destruir Jericó, ela é a sua família seriam poupados.

- Houve também um sinal combinado, e este seria um cordão vermelho à janela. 

- Ao pensar na visita daqueles espiões a Jericó e segundo o que lemos, ficamos com a sensação que a sua missão tinha falhado. Isto porque não passaram mais de uma noite na cidade, e depois porque foram logo descobertos e tiveram que se esconder.

- O relatório não seria muito positivo. Pois não tiveram tempo de analisar a cidade que iam conquistar.

- Se analisarmos também a forma como a cidade depois é tomada, apercebemo-nos que tivessem ou não estado espias na cidade, o resultado seria o mesmo, pois a estratégia de a conquistar não teve nada de humano mas foi planeada por Deus.

- Se bem se lembram a estratégia de Deus foi dar umas voltas á cidade e depois tocar uma trombetas e os muros caíram. 

- Fico a pensar depois de tudo o que aconteceu o que é que os espias foram fazer à cidade? Visto que a sua missão não contribuiu aparentemente para a estratégia da tomada da cidade?

- Existe pelo menos dois pontos que suscitaram reflexão relacionados com estes espias. 

- O primeiro foi o relato que Raabe fez do ambiente anímico dos habitantes de Jericó: "Josué 2:11
11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra."

- Para os espias aquelas palavras foram importantes, pois perceberam que os habitantes estavam com medo, e que esse medo vinha do facto que Deus estava com o seu povo.

- Foi importante para os espias não esquecerem que as vitórias que tinham tido até então, não se devia ao facto de serem mais fortes do que os outros povos, mas sobretudo porque Deus estava com eles.

- O segundo ponto pelo qual a visita dos espias tem algum sentido ao irem aquela cidade, é pelo facto de Deus querer salvar alguém que queria ser salvo.

- Provavelmente o medo levou muitos dos habitantes de Jericó a buscarem os seus deuses, ou simplesmente a recearem o Deus de Israel, no entanto para Raabe, foi o meio para ela tentar conhecê-lo e reconhecê-lo como o verdadeiro Deus "quer em cima quer embaixo dos céus"

- Deus tinha alguém para ser salvo naquela cidade por isso existe algum sentido aqueles espias terem sido enviados.

- O sinal para que esta mulher fosse salva assim como a sua família era um cordão vermelho na Janela.

- Em toda a cidade de Jericó só haveria salvação na casa com o cordão vermelho, não era que o cordão fosse especial ou tivesse algum poder mágico, mas esse cordão simbolizava o sangue de Cristo. 

- No Egipto antes que o anjo destruidor passasse, aqueles que molharam os umbrais da porta de suas casas com sangue é que poderiam ter a certeza que não seriam destruídos. 

- Esse sangue era o sangue de um cordeiro que tinha sido morto, não era o sangue em si que salvava, mas era a fé que ao ter aquele sangue borrifado em cima e ao lado da porta que lhes daria salvação.

- O cordão vermelho era a solução para aquela mulher para a sua família e até para aquela cidade, bastava estar dentro da casa com o cordão vermelho.

- Até o rei de Jericó se aceitasse estar na casa que tinha este cordão vermelho, ele seria salvo.

- Naquela cidade havia muitas religiões, havia muitas crenças, mas só uma dava a salvação, e essa era a crença naquilo que o cordão vermelho lhes daria.

- O mesmo acontece hoje, vivemos num mundo onde as pessoas procuram o seu bem estar , os seus prazeres, pessoas que têm as suas crenças, vivemos num mundo onde existem muitas religiões todas elas apregoado a verdade. No entanto só uma religião salva, e essa é aceitar Cristo como seu salvador.

- Prezado amigo Cristo é a única solução para a nossa vida, ele deu o seu sangue por nós, e é esse sangue que deve ser a marca dentro da nossa vida.

- Não é o dinheiro que me trará felicidade, também não é a família, ou um emprego, ou os prazeres que eu vivo nesta terra. A única maneira de eu me salvar é aceitar Cristo.

- Conta-se a lenda que quando o anjo destruidor estava a uma hora de passar pelo Egipto, uma criança perguntou ao seu pai se ele não se tinha esquecido de por o sangue nos umbrais da porta, a esta pergunta o pai respondeu que tinha pedido ao seu melhor amigo para o fazer por ele, e tinha a certeza que o amigo o tinha feito.

- O menino pediu então ao pai para ir confirmar, faltando 5 minutos para a meia noite. Quando este percebeu que afinal o amigo se tinha esquecido. Rapidamente foi buscar um pouco de sangue e borrifou os umbrais. Pouco tempo depois pai e filho estavam abraçados sentido que o anjo destruidor tinha passado e tinha ido embora.

- Nisto o filho diz ao pai: por cinco minutos e já não me tinha mais.

- Queridos amigos a vinda de Jesus está próxima, já não falta muito tempo para ele cumprir a promessa que fez, que nos viria buscar, nesta espera, a experiência dos outros pode ser importante mas ela não me salva. Vocês podem até olhar para mim como pastor, e acharem que digo coisas muito interessantes e bonitas, ma a minha experiência não vai salvar a vossa vida. A minha experiência com Jesus é minha, e cada um de vós terá de fazer a sua própria experiência. 

- Querido amigo, aceite Jesus enquanto o anjo destruidor não passa. Borrife a sua vida com o seu sangue. E seja salvo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...