Youtube

domingo, 6 de setembro de 2015

SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - O AZUL É A COR DAS TÁBUAS DA LEI


SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS 
INTRODUÇÃO 

Apocalipse 17:3-4
3 Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com sete cabeças e dez chifres. 4 Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição.

- Este texto de introdução, descreve uma meretriz que contrasta com a mulher pura de Apocalipse 12. 

- Se a mulher do capítulo 12 representa a igreja de Cristo, está meretriz representa uma falsa igreja, dirigida pela besta/dragão que é satanás (ver Ap 12:9)

- É interessante ver que esta Meretriz tem algumas características. Se repararem existe três cores que a identificam, "mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro"

- É precisamente a questão das cores que vamos concentrar está reflexão, voltaremos mais tarde à explicação desta meretriz. 

- Mas o que terá a ver isto tudo com os dez mandamentos? Acompanhe o raciocínio: 

Êxodo 24:9-12
9 E subiram Moisés, e Arão, e Nadabe, e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel. 10 E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia uma como pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade. 
12 Então, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que escrevi, para os ensinares.

- Quando Moises subiu ao monte, quer ele quer os que subiram com ele, contemplaram Deus em cima de um pavimento de pedra da cor de safira. (azul) 

- Foi então que Moises recebe a ordem para subir ainda mais para junto de Deus, pois Este tinha as tábuas dos dez mandamentos para lhe dar.

- Nas nossas traduções entendemos que Deus vai lhe dar as tábuas de Pedra, mas o original dá-lhe uma nuance um pouco diferente, Deus não está a dizer que lhe vai dar "umas tábuas de Pedra"  mas que lhe vai dar "as tábuas da pedra" ou seja a pedra onde Deus tinha os seus pés. Por outras palavras as primeiras tábuas dos dez mandamentos que Deus entregou a Moises, foram retiradas do piso de safira onde Deus tinha os seus pés. 

- Deus vai deixar bem claro que Ele mesmo fora o autor das tábuas e da escrita que ela continha.

Êxodo 32:16
16 As tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

- Podemos imaginar então a beleza que seria estas tábuas azuis safira contendo os mandamentos de Deus. 

- Talvez alguns leitores estejam a perguntar-se onde é que eu quero chegar com esta reflexão, e que base terei eu para apoiar esta ideia das tábuas de safira serem retiradas do piso onde Deus se encontrava. 

- Vamos continuar o estudo.

Números 15:38-40
38 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nos cantos das suas vestes façam borlas pelas suas gerações; e as borlas em cada canto, presas por um cordão azul. 39 E as borlas estarão ali para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR e os cumprais; não seguireis os desejos do vosso coração, nem os dos vossos olhos, após os quais andais adulterando, 40 para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os cumprais, e santos sereis a vosso Deus.

- Deus tinha dado ordem a que nas roupas do povo, fossem cosidas franjas de cor Azul e que essas franjas seriam um relembrar os mandamentos de Deus. 

- Poderemos afirmar que o azul era a cor que representava os mandamentos de Deus, ou a fidelidade a Deus.

- Haviam também regras para as vestimentas do sacerdote, ora vejamos:
Êxodo 28:4-5
4 As vestes, pois, que farão são estas: um peitoral, uma estola sacerdotal, uma sobrepeliz, uma túnica bordada, mitra e cinto. Farão vestes sagradas para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me oficiarem como sacerdotes. 5 Tomarão ouro, estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino

- Se repararem bem, existe nas cores das vestes sacerdotais as mesmas cores que a meretriz de apocalipse possuía, com uma excepção, falta-lhe o azul.  
V 4- Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro,

- Quer isto dizer que está meretriz ou igreja falsa não é fiel a Deus, pois não guarda os seus mandamentos. 

- Apocalipse 17 descreve-a como prostituta, uma contrafação da igreja verdadeira, que embriaga os homens com falsas doutrinas.

- Uma característica dessa falsa igreja, é que modificou a lei de Deus, ou seja dentro das suas doutrinas a lei de Deus não tem valor.

- Querido amigo, tanto no antigo como no Novo Testamento, até aos nossos dias, a lei de Deus continua em vigor, não foi, nem deve ser alterada, não foi nem deve ser desprezada.

- Não permitam que os vossos líderes religiosos vos digam que ela deixou de ter valor, ou que pode ser modificada. 

- A Bíblia deixa bem claro que A Lei requer obediência de todos. 
Eclesiastes 12:13
13 De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

- E também deixa bem claro que o povo que satanás mais prossegue e quer destruir é aquele que respeita a lei de Deus. Apocalipse 12:17
17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus.

Se precisares mais informação sobre este assunto não hesites em contactar-me.

Dia abençoado.


1 comentário:

  1. Excelente estudo, muito esclarecedor.

    Que o senhor Jesus continue a lhe abençoar!

    ResponderEliminar

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...