Youtube

terça-feira, 8 de setembro de 2015

SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 3º MANDAMENTO


3º MANDAMENTO 

Êxodo 20:7
7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

- O nome de Deus para um Judeu se tornou tão sagrado que acabou por ser esquecido a forma de o pronunciar, YHWH.
- O nome para um Judeu está sempre associado ao carácter da pessoa, 
Abrão- Grande Pai
Abraão- Pai de Multidões 

Jacob- Enganador 
Israel - Lutou com Deus.

- Tomar o nome de Deus em vão é perder a noção daquilo que Deus é, dos seus atributos e carácter. 

Levítico 19:12
12 nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanaríeis o nome do vosso Deus. Eu sou o SENHOR.

DESONRAR A DEUS TAMBÉM É: 

1- Falar sem o ter no coração.

Isaías 29:13
13 ... este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu,

- Falar de Deus só com a boca e na verdade não o ter no coração. 

2- Falar de forma inreverente.

“Valha-me Deus”, “Deus me livre”, “Deus me acuda”, “Deus me é testemunha” juro em nome de Deus. etc. São expressões utilizadas corriqueiramente sem respeitarmos o nome de Deus. 

3- Com hipocrisia.
Isaías 48:1
​1 Ouvi isto, casa de Jacó, que vos chamais pelo nome de Israel e saístes da linhagem de Judá, que jurais pelo nome do SENHOR e confessais o Deus de Israel, mas não em verdade nem em justiça.

4- Dando uma falsa imagem de Deus.
Por vezes usam-se frases que descaracterizam Deus.
" portas-te mal Deus vai castigar-te"

5- Como forma de manipular,
"Guerrear em nome de Deus" 
"Intimidar em nome de Deus"

- Por vezes os líderes religiosos ou políticos usam a religião e Deus para conseguir os seus objectivos. 

O OUTRO LADO DA MOEDA

Mateus 6:9
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

DEUS não proíbe o prenunciar o seu nome.
João 14:13“E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho”.

Colossenses 3:17“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”.

Salmos 68:4: “Cantai a Deus, salmodiai o seu nome; exaltai o que cavalga sobre as nuvens. SENHOR é o seu nome, exultai diante dele”.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...