Youtube

domingo, 6 de setembro de 2015

SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - o 1º MANDAMENTO


1º MANDAMENTO

Êxodo 20:1-3
Os dez mandamentos
​1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim.

- Esta exigência de Deus deixa bem claro que ele não quer dividir o seu lugar com mais ninguém.

- O povo estava familiarizado com vários deuses.

- Que deuses podemos hoje adorar?

- DEUS DO PRAZER
1. O deus dos prazeres - "...porque muitos há, dos quais repetidas vezes vos disse, e agora vos digo até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo; cujo fim é a perdição; cujo deus é o ventre; e cuja glória assenta no que é vergonhoso; oos quais só cuidam das coisas terrenas..." (Filipenses 3:18-19).

- DEUS DAS POSSES
2. O deus das Posses e riquezas - "...Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas..." (Mateus 6:24)

- DEUS DO EGOÍSMO E DO ORGULHO 
3. O deus do egoismo e orgulho - Rei Uzias "...havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, ..." (2 Crônicas 26:16)

- DEUS DOS PLANOS E PROJECTOS.
4. O deus dos planos e projetos - "...O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?..." (Lucas 12:15-20). 

- Tiago 4:13-16
A falibilidade dos projetos humanos
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. 16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna.

- Provérbios 16:1-2
​1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. 2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito.
Provérbios 16:9
9 O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.

JESUS DISSE: 
"...Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração..."(Mateus 6:21)

- Quando vocês tem o vosso tempo livre, como despendem  esse mesmo tempo, o que ocupa a vossa mente e a vossa atenção?

- Os idólatras não herdam o céu.
1 Coríntios 6:9
9 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas,

Ilustração: 
Conheço um casal de irmãos que adotaram 5 filhos, os últimos três foram buscar a uma instituição, trouxeram-nos para casa, alimentaram-nos, vestiram-nos, deram-lhes estudos, carinho, atenção, amor. Hoje ao falar com esses irmãos, eles sentem-se tristes pois depois de tudo o que fizeram, sentem ingratidão pelo abandono dos filhos, cada um saiu de casa, fez a sua vida, dão poucas notícias e fraca demonstração de gratidão e amor 

Imaginemos como Deus se sentirá, depois de ter feito tudo por nós, ele criou-nos, depois de perdidos para o pecado, Ele resgatou-nos, e mesmo assim continuamos a ser ingratos, pois procuramos a satisfação da vida noutras coisas que se tomam o lugar de Deus na nossa vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...