Youtube

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 5º MANDAMENTO


5º MANDAMENTO

Êxodo 20:12
12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.

- Um aspecto interessante neste mandamento é que dos 10 mandamentos em igualdade com o sábado é um mandamento que começa de forma positiva. Honra teu pai e tua mãe, 

- Existe uma mudança do 4º para o 5º mandamento, enquanto que os primeiros falam da relação homem Deus, agora a partir do 5º mandamento fala da relação homem e o seu próximo, e nesta relação de amor, e em condições normais, não existe ninguém mais próximo de nós que os nossos pais. 

- Lembro-me bem da minha avó, viveu em casa dos meus pais mais de 10 anos, e a mensagem que recebi pelo exemplo dos meus pais, foi que os idosos são para serem honrados. 

- Vivemos na sociedade do descartável, tudo vai para o lixo quando não tem mais utilidade, e por vezes o que acontece é que também queremos despachar os idosos. 

- honrar pai e mãe, nem sempre é estar de acordo com o que eles dizem, 
Ex: Eu sigo a religião dos meus pais pois eles me disseram para o fazer. 
Ou os meus pais pediram-me para mentir. 
Ou, os meus pais não querem que eu case com fulano. 
HONRAR NEM SEMPRE É OBEDECER. Sobretudo se aquilo que está a ser pedido vai contra os princípios de Deus revelado nas sagradas escrituras. 

- HONRAR é mostrar amor e respeito. 

Efésios 6:1-4
​1 Filhos, ouvi a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa, 3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. 

-Existe uma benção para o filho que honra os seus pais.
Provérbios 20:20
20 A quem amaldiçoa a seu pai ou a sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas.

4 E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.


Levítico 19:32
32 Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.

Salmos 71:9
9 Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares.
12 Não te ausentes de mim, ó Deus; Deus meu, apressa-te em socorrer-me.


Ilustração : 
O certo idoso vivia em casa do seu filho, mas como tinha a doença de Parkinson ele partia a loiça quando comia à mesa, esta situação levou o seu filho a colocá-lo a comer numa outra mesa com pratos e talheres de plástico.
Alguns dias depois esse filho apercebeu-se que o seu filho estava a moldar uma peça em madeira e perguntou-lhe o que era aquilo? o miúdo respondeu que estava a fabricar um prato de madeira para quando o pai ficasse velho, assim ele também podia ali comer, sem correr o risco de partir o prato.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...