Youtube

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 6ºMANDAMENTOS


6º MANDAMENTO

Êxodo 20:13
13 Não matarás.

- À primeira vista muitos de nós poderemos dizer que não matam, nem tencionam matar, por isso este mandamento é fácil de guardar.

- No entanto Jesus vai lhe dar uma nova interpretação 

Mateus 5:21-22
21 — Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: “Não mate. Quem matar será julgado.” 22 Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.

- Jesus vai dizer que o matar não é só o pegar numa arma e tirar a vida a alguém, o matar também é o sentimento de ódio que brota no nosso coração. 

Tiago 3:8-9
 8 Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. 9 Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus.

- Podemos destruir a auto-estima do nosso cônjuge, e matá-lo emocionalmente.
O mesmo acontece com um filho.

- E o que dizer do aborto, será que estou a transgredir o mandamento do Senhor?

Jeremias 1:5
5 — Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações.

- Deus considera um ser vivo desde o ventre da sua mãe, ele sabe quem nós somos, ele tem um plano para a nossa vida. Por isso o mandamento aplica-se nesta situação.

- Existem situações em que o aborto pode ser uma solução, quando a mãe ou o bebé correm riscos de vida ou de má formação. No entanto isso nunca deve acontecer como contraceptivo. Ou seja por negligência de planeamento familiar.

- O que dizer da eutanásia, ou seja eu ter o direito de tirar a vida a mim próprio? será isso transgressão do mandamento? 

- Deus é o autor da vida, Ele é que deve decidir o momento da minha morte, assim como eu não tive qualquer decisão em ter vindo a este mundo, eu também não tenho o direito de decidir quando parto dele.

- O mandamento diz para não matar, por outras palavras o mandamento está a dizer para  promovermos a vida.

- Um aspecto importante tem a ver com a nossa saúde, tenho estado eu a destruir ou a promover a saúde do meu corpo? O que como? Bebo? Se tenho algum vício? 

1 Coríntios 6:19-20
 19 Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus, 20 pois ele os comprou e pagou o preço. Portanto, usem o seu corpo para a glória dele.

- Quando falamos da vida eterna, estamos a falar na salvação, e aquilo que Jesus nos pede é para ajudarmos outros a la estar. 

- Se neste mandamento foi quebrado por nós, temos de o confessar e receber o perdão de Deus


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...