Youtube

domingo, 13 de setembro de 2015

SÉRIE OS DEZ MANDAMENTOS - 8º MANDAMENTO


9º Mandamento 

Êxodo 20:16
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.(NÃO MINTAIS)

- Gostava de vos apresentar cinco tipos de mentira.

1- MENTIRA CRUEL
- Está é a mentira maliciosa, propositada, é a mentira dita por aqueles que querem vingança.
- Por outras palavras podemos chamar esta mentira de CALÚNIA. Normalmente usada pelos políticos, e os religiosos no tempo de Jesus.
- A MOTIVAÇÃO por detrás desta mentira é:
- VINGANÇA RAIVA, ODIO, RESSENTIMENTO.
----------
2- MENTIRA COVARDE
- É dita por aqueles que querem escapar das consequências das suas atitudes.
- Foi a mentira que Adão deu depois de ter comido o fruto proibido. Ou Pedro quando estava no pátio.
- A MOTIVAÇÃO por detrás desta mentira é:  O MEDO.
--------------
3- MENTIRA ILUSÓRIA.
- É a atitude daqueles que mentem para impressionar.
- Um exemplo bíblico é o de Ananias e Safira, mentiram mostrando ser generosos.
- Acontece quando exageramos ao passar uma imagem que não é realidade.
- A MOTIVAÇÃO por detrás desta mentira é: A insegurança.
--------------
4- MENTIRA CALCULADA.
- É uma mentira usada quando se quer manipular outras pessoas.
- Um exemplo bíblico é o de Jacob que enganou o seu irmão e pai, também o de Labão quando enganou Jacob dando a filha errada.
- É usada por aqueles que não olham os meios para atingir os fins.
- A MOTIVAÇÃO por detrás desta mentira é: A GANÂNCIA E O EGOÍSMO.
-----------
5- MENTIRA CONVENIENTE.
- É mais fácil dizer a mentira do que encarar a verdade.
- Um exemplo bíblico é o do faraó, quando dizia que deixava ir o povo, para depois voltar a trás na sua palavra.
- A MOTIVAÇÃO por detrás desta mentira é: É a PREGUIÇA e IRRESPONSABILIDADE
---------------
Existe muitas formas de mentir, mas seria bom vermos como agir não usando a mentira.

COMO DIZER A VERDADE.

 1- DIGA A VERDADE COMPLETA

Provérbios 10:10
10 Quem esconde a verdade causa problemas.
- Um exemplo é quando Abraão faz passar sara por sua irmã.(Faraó e Abimelec)

“Além disso, ela é realmente minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe, e tornou-se minha mulher” (Gênesis 20,12). 

2- DIGA A VERDADE SEMPRE
- Não é possível sermos verdadeiros só 80%, perde-se credibilidade. (Será que folano está a falar 80% de verdade ou 20% de mentira)
- Ser verdadeiro e honesto é um estilo de vida. 
- Quem mente tem que ter uma boa memória, pois tem que se lembrar sempre a que inventou a mentira, mas quando lidamos com a verdade, não há receio do que se disse.

3- DIZER A VERDADE COM AMOR.
- Ser honesto e sincero não significa ser bruto.
Efésios 4:15
 15 ...falando a verdade com espírito de amor...

Conheci uma pessoa que me disse que todos nós somos mentirosos, e eu sabia que está pessoa era uma mentirosa compulsiva, apanhei-a em todos os tipos de mentira que vos falei, 
MENTIRA CRUEL
MENTIRA COVARDE
MENTIRA ILUSÓRIA 
MENTIRA CALCULADA
MENTIRA CONVENIENTE

E ela ao dizer-me isto fiquei um pouco indignado, não que já não tivesse mentido, infelizmente já o fiz muitas vezes na minha vida, mas porque não considero que a mentira faça parte do meu estilo de vida. 
- Posso já ter mentido, mas isso não faz que a minha vida seja considerada uma mentira. É um pecado que tento evitar e mesmo não cometer, por vezes sou tentado a fazê-lo. 

- Tenho uma definição de mentira que adotei na minha vida: NÃO MENTI QUANDO NÃO PREJUDIQUEI O OUTRO OU ME BENEFICIEI A MIM MESMO!
Ex- 
- Médico diz-me que o meu parente que está internado vai morrer, no entanto se esse parente me perguntar o que o médico me disse, eu não vou falar da sentença de morte que está sobre ele. Essa "Pseudo-mentira" não me vai beneficiar a mim nem prejudicar o meu familiar, simplesmente foi dita para suavizar uma dor excusada.

- Outro exemplo, é relacionado com Homens que salvaram Judeus da morte Nazi. Por vezes disseram coisas para proteger os Judeus que não correspondiam à realidade, no entanto essas "pseud- mentiras" não visavam o bem daqueles que as diziam, nem prejudicava os carrascos nazis, simplesmente defendiam um princípio maior que era a vida.

- A Bíblia faz um alerta, quanto àqueles que usam a mentira para se beneficiarem ou prejudicarem outros, ela diz-nos seguinte: 

Apocalipse. 21:7,8 - Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

- Aos mentirosos não está reservada a vida eterna, no novo céu e na nova terra, não entrarão aqueles que usaram a mentira como estilo de vida. 

- Prezado amigo, que Deus te dê o desejo é a força de seres verdadeiro. 

Feliz dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...