Youtube

sexta-feira, 28 de março de 2014

SEITAS E PARTIDOS NA PALESTINA DO NOVO TESTAMENTO - Fariseus - Saduceus - Essênios - Herodianos - Zelotes - Galileus - Escribas - Nazarenos - Prosélitos- Publicanos



Religioso

Fariseus Seita judaica que comandava o poder religioso na Palestina durante o ministério de Cristo. Esses indivíduos, "separados", criam que as suas descrições detalha das de como obedecer à lei se igualavam em autoridade à lei mosaica e que a sua obediência meticulosa a essas tradições os tornava os únicos judeus justos vivos.

Saduceus
Seita judaica formada quase que só de sacerdotes. Esses "justos" criam que a lei mosaica era a suprema autoridade e que nenhuma lei oral ou tradição podia ser considerada no mesmo plano que as Escrituras. Em contraste com os fariseus, não criam na ressurreição, em anjos ou em espíritos (At 23.8).

Essênios
Seita judaica cujos membros viviam como os monges da Idade Média. Em suas comunidades isoladas, esses homens "piedosos", ou "santos", procuravam o ideal de pureza e a comunhão divina mediante a prática da Auto negação, temperança, trabalho (lavoura) e contemplação.

Político

Herodianos
Seita formada por judeus, que concordavam em submeter-se ao governo e às práticas romanas. Acreditavam que Herodes e seus descendentes eram a última esperança de Israel para manter qualquer semelhança de um governo nacional próprio.

Zelotes
Seita fortemente nacionalista, cujo grito de batalha era: “ Nenhum Senhor senão Jeová; nenhum imposto senão o do Templo; nenhum amigo senão os zelotes". Eles combinavam as práticas religiosas dos fariseus com o ódio acirrado contra qualquer governo gentio.

Galileus
Seita cujos membros criam que o controle de Israel por estrangeiros não era bíblico e, portanto, se recusavam a reconhecer ou orar pelos princípes estrangeiros. Por causa de sua grande semelhança política com os zelotes, os galileus foram eventualmente absorvidos por aquela seita.

Social

Escribas
Classe de homens que copiavam, ensinavam e explicavam a lei. Da mesma forma que os fariseus, eles se apegavam à autoridade das tradições orais. Como professores da lei, mantinham um lugar importante na socidade judaica e também serviam como juizes ou advogados, julgando de acordo com a lei que conheciam tão bem.

Nazarenos
Judeus que faziam voto de separação, por um período de tempo limitado ou para a vida inteira. Reconhecidos facilmente por jurarem nunca cortar o cabelo, os nazireus se separavam pelo seu estilo de vida para poder achegar- se mais a Deus e como testemunho da condição pecaminosa da nação.

Prosélitos
Não-judeus convertido ao judaísmo. Ao receber circuncisão, eram considerados como tendo sido enxertados na família de Abraão e, portanto, deveriam seguir a lei.

Publicanos
Judeus que trabalhavam para o governo romano, cobrando impostos. Sua disposição para trabalhar no governo era vista como falta de lealdade a Israel e desejo de comerciar com os gentios.

 FONTE: LIVRO, MANUAL BÍBLICO DO ESTUDANTE

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...