Youtube

domingo, 2 de março de 2014

APOCALIPSE OS BASTIDORES DO ESPECTÁCULO

 






Não faz muito, durante um diálogo com um teólogo bem familiarizado com a visão adventista sobre os eventos finais da História, fui confrontado com o se­guinte argumento: "Não sei como administrar a interpreta­ção que os adventistas fazem de Apocalipse 13, especial­mente no que se refere ao papel dos Estados Unidos. No momento, não existe absolutamente nada na política da­quele país indicando que os fatos acontecerão da maneira como tradicionalmente são apresentados."
Como sabemos, Apocalipse 13 descreve dois poderes que dominarão o cenário mundial do fim dos tempos, re­velando-se intolerantes em relação a quem lhes for contrá­rio. Um desses poderes é visto como sendo Roma papal; e o outro, os Estados Unidos. Como o Vaticano possui in­fluência moral, mas não tem poder militar, os Estados Uni­dos lhe prestarão o apoio de sua autoridade, para a execu­ção dos planos. Para que isso aconteça, entretanto, a nação norte-americana deverá alterar sua Constituição, que prevê separação entre Igreja e Estado, vedando ao Congresso o legislar sobre assuntos religiosos.
Durante muito tempo, isso foi visto como algo muito di­fícil de acontecer; afinal, o comportamento político norte­americano sempre teve a democracia e o amor à liberdade de expressão e de culto como suas marcas fundamentais. E olhando por esse ângulo, a preocupação do meu interlocutor talvez fosse justificável. Mas, se estiver atento ao espetáculo que tem lugar no palco da História, certamente reestudará seus conceitos. Até porque muitos analistas sérios já não vi­sualizam a mudança como uma impossibilidade. De fato, os movimentos e os discursos governamentais norte-americanos não os contradizem. Especialmente após o trágico dia 11 de setembro de 2001, enquanto chora as vítimas do terrorismo facínora, a nação procura se impor diante do mundo como a potência que sempre foi. E para isso, suas autoridades não fa­zem questão de preservar a imagem apocalíptica de cordeiro.
Norman Gulley observa com muita propriedade: "Com a queda do comunismo e a dissolução das repúblicas soviéticas em países separados, os Estados Unidos perma­necem como a única superpotência. Nessa seqüência, o ataque terrorista sobre os Estados Unidos no 11 de setem­bro de 2001 promoveu essa nação a uma liderança global nunca sonhada antes. O elevado poder militar americano foi exibido na derrubada rápida do Talibã, deixando as na­ções ao redor do mundo em estado de choque. Não há ne­nhum outro país com a capacidade dos Estados unidos em



termos de sistemas sofisticados e precisos. ... Os Estados Unidos estão adiantados sozinhos. Eles não são apenas uma superpotência, mas uma superpotência sem rival.
"Desde o ataque do 11 de setembro, os americanos es­tão dispostos a abrir mão de algumas de suas liberdades para ter segurança..." - O Futuro: A Visão Adventista dos últimos Acontecimentos, pág. 198.
O que é mais interessante notar é que observadores não adventistas também opinam seguindo a mesma linha de ra­ciocínio. Eles lembram o fato de que, no ano 2000, George W. Bush assumiu a presidência dos Estados Unidos após uma eleição confusa, até considerada fraudulenta, deixando dúvi­das quanto a se conquistara realmente a maioria da população norte-americana. Sua reeleição, em 2004, porém, foi vista por um novo prisma, sendo de grande significado para indivíduos interessados ou preocupados com o destino do mundo, os di­reitos humanos, a democracia e a liberdade religiosa.
Segundo a revista Epoca (8/1112004), "Bush teve sua con­sagradora vitória graças ao que ele pessoalmente é e represen­ta: um cristão conservador". É assim que os norte-americanos esperam que ele governe, e foi assim que ele começou trocan­do auxiliares moderados por conservadores. Foi devido a seu conservadorismo que eles o viram como o mais confiável para levar o Estado a interferir nas questões morais e religio­sas. Como lhe cabe a indicação de novos juízes para a Supre­ma Corte, "ativistas de direitos civis temem uma forte guina­da conservadora na cúpula do Judiciário': segundo um edito­rialista do jornal Folha de S. Paulo (20/01/05).
Depois de haver experimentado e até exportado ondas de liberalismo, sexismo, feminismo e hedonismo, a socie­dade americana agora empreende uma volta ao conserva­dorismo e à tradição, enfatizando-se os valores morais, va­lorizando-se a masculinidade e até exercendo controle so­bre a arte e a mídia. Na opinião do historiador norte-ame­ricano Athur Schlesinger Jr., "há uma certeza messiânica nos pronunciamentos do presidente': Intelectuais e jorna­listas têm chamado a atenção para a "onda conservadora" projetada sobre a cultura e a política norte-americana, e advertem contra o que chamam de "radicalismo cristão': emergente no governo Bush.
Como se pode ver, o mundo está percebendo o que nós já sabemos há muito tempo. O curso dos acontecimentos indica que a interpretação profética adventista tem resisti­do ao teste do tempo e caminha na direção da História. "Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-Ia, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva
nasça em vosso coração" (11 Ped. 1: 19).  1t.

FONTE: Revista Adventista.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...