Youtube

sexta-feira, 28 de março de 2014

AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS - A SÉTIMA PALAVRA




"Já era quase a hora sexta e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até à hora nona. E rasgou-se pelo meio o véu do santuário. Então Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito! E, dito isto, expirou." (S. Lucas 23:44 a 46).

Estas foram as últimas palavras de Jesus. A Sua missão chegara ao fim. As Suas últimas palavras foram: "Pai, nas Tuas mãos entrego o meu espírito."

Há quem diga que as pessoas morrem da forma como vivem. A vida de Cristo foi uma vida de entrega, de dependência e de submissão. E foi justamente isso que fez antes de morrer. "Pai – disse ele - Nas Tuas mãos entrego o meu espírito".

A Sua vida vitoriosa, os Seus atos vitoriosos, tudo, foi resultado de uma vida de total dependência do poder do Seu Pai. Que diferença em relação a nós, que tantas vezes pensamos e agimos como se fossemos autossuficientes!

Imagine se você tivesse que resumir todo o processo da salvação numa só palavra, que palavra usaria? Evangelho, Jesus, perdão, justificação, santificação? Que palavra usaria?

Um dia, o jovem rico aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: "Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: "...guarda os mandamentos".(Mateus 19:16 e 17)

O mesmo Jesus, em S. João 6:47 diz: "Em verdade, em verdade vos digo: Quem crê, tem a vida eterna." (S. João 6:47).

Nestas duas passagens parece que encontramos uma aparente contradição. Para ter a vida eterna, é preciso guardar os mandamentos ou crer em Jesus? Se isto não ficar claro, os cristãos dividir-se-ão em dois grandes grupos: aqueles que acham que o segredo da vida eterna é crer em Jesus, e aqueles que acham que o segredo da vida eterna é guardar os mandamentos.

Mas Jesus não veio para dividir os Seus filhos. Então como podemos nós entender que da boca de Jesus saíram estas duas declarações, aparentemente diferentes? O que é que Jesus estava a querer dizer?

Na segunda declaração, quando Ele disse: "Quem crê, tem a vida eterna" (João 6:47), Ele falou também: "Este é o pão que desce do céu..." (João 6:50). Mas diz mais: "...Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos." (João 6:53).

Está claro que cada um de nós precisa de crer para ser salvo. Precisamos crer para termos vida eterna. Mas além disso, precisamos de comer o Seu corpo e beber o Seu sangue. Aqui há duas figuras de linguagem interessantes: comer e beber.

Procure colocar um pedaço de pão na boca e diga-me: Quanto do pão comeu? Dê um gole de água  e diga-me: Que quantidade de água bebeu? A resposta é simples; todo o pão e toda a água. Quer dizer que se você crer em Jesus, é necessário crer em tudo. Não pode crer parcialmente. Deve haver uma entrega completa. O seu corpo, a sua alma, o seu espírito, a sua mente, as suas emoções, tudo, tudo mesmo necessita crer, mas não basta crer da boca para fora.

São Tiago diz no capítulo 2, verso 19:"... Até os demônios crêem e tremem." (Tiago 2:19).

Mas eles não serão salvos, sabe por quê? Porque eles crêem parcialmente. Olhando para o que Jesus diz: "Se quiseres ter a vida eterna, crê, mas come a Minha carne e bebe o Meu sangue." Quer dizer, crê completamente, crê inteiramente.

Pegando  no que Jesus disse ao jovem rico percebemos que o jovem ficou confuso com a declaração; não a compreendeu. Por que razão Jesus disse aquelas palavras ao jovem rico? Porque Jesus trabalhava com as pessoas levando-as do conhecido para o desconhecido. E aquele jovem rico tinha crescido numa igreja que só pensava nos mandamentos. Tudo o que ele conhecia eram mandamentos.

Jesus quis levar aquele jovem ao desconhecido, ao terreno da fé. Só que tinha que levá-lo a partir do conhecido. E como tudo o que ele conhecia era a lei, Jesus começou por aí. E o jovem afirmou: "Tudo isso tenho observado..." (Mateus 19:20).

E Jesus disse-lhe: "...Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, e segue-me." (Mateus 19:21).

O que Jesus estava a tentar dizer-lhe era: "Filho, tu tens de entregar tudo se quiseres ter vida eterna".

Marcos capítulo 10, onde está esta história do jovem rico, no verso 13 está registada a história de quando as criancinhas correram para os braços de Jesus e os discípulos tentaram repreendê-las. Então Jesus disse-lhes: "Deixai vir a mim os pequeninos, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus." (Marcos 10:14).

Depois tomou uma criança e disse: "...Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele." (Marcos 10:15).

Minutos mais tarde, disse ao jovem rico: "Vende tudo o que tens... e segue-me". Mas o que quer dizer tornar-se como uma criança?

Às vezes pensamos que, se queremos entrar no Reino dos Céus temos que nos tornar como crianças, quer dizer, temos que nos tornar inocentes, puros e limpos. Mas um adulto também pode ser puro, limpo e honesto. A pureza não é patrimônio das crianças. O que Jesus está querer dizer é que para entrar na vida eterna temos que aceitar Jesus como uma criança aceita o que os seus pais propõem por que elas dependem completamente dos seus progenitores.

Que alegria, estimado ouvinte, perceber que Jesus, nas últimss palavras proferidas da cruz, terminou com a vitória do mal sobre a humanidade.

Jesus conseguiu alcançar o grande objectivo divino que era pagar o resgate da vida humana, para que em breve voltasse a ser possível o encontro físico, permanente e eterno entre Criador e criatura.

Antes de homem e mulher pecarem, Jesus vinha diariamente ao jardim visitar e conviver com o par edénico. Em breve, no Céu, voltaremos a ter o privilégio de ver e ouvir o próprio Criador que na Cruz se tornou igualmente o nosso Salvador.

Quando Jesus voltar, estaremos diante do Ser Supremo deste Universo, Aquele que tem em Si mesmo a capacidade de ser Criador, Salvador e Rei.

Jesus voltará para vir buscar todos aqueles que durante a sua vida na Terra, aceitaram seguir Jesus; acreditaram que Ele é o Messias prometido e que na Cruz venceu o mal, oferecendo a todos os homens a salvação eterna. E se Jesus entregou o Seu espírito nas mãos do Pai, eis que este é também o nosso único caminho para alcançarmos a eternidade. Salomão escreveu: Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará”. Jesus entregou o Seu espírito por que confiou completamente no poder do Pai que O poderia voltar a trazer à vida.

Acredite estimado ouvinte que Jesus, trará de novo à vida todos aqueles que já dormem. Assim como o Pai despertou Jesus da tumba no primeiro dia da semana, Jesus acordará da tumba todos os que creram que Jesus é Criador, Salvador e Rei.

Viva com esta certeza pois muito em breve este fenómeno acontecerá, pois a hora da vida eterna está cada vez mais próxima deste mundo.

ORAÇÃO
Bom Pai, ajuda-nos a entregar o nosso espírito nas Tuas mãos para que um dia estejamos contigo no Céu. Amém.



FONTE: Adaptação Mensagem Pr. Alejandro Bullon


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...