Youtube

sexta-feira, 28 de março de 2014

AS SETE ÚLTIMAS PALAVRAS DE JESUS - A SEXTAPALAVRA





Já sem forças e aponto de sufocar, Jesus inclinou a cabeça, rendendo o Seu espírito ao Pai."

Hoje quero analisar consigo a expressão: "Está consumado". Ela quer dizer: está acabado, está completado. Jesus veio a esta terra com um propósito e para entendermos toda a missão do Mestre temos que ir primeiro ao Jardim do Éden. Deus, o Pai, criou o mundo em seis dias. Criou o sol, as estrelas, a lua, o mar, o firmamento, as árvores, os animais e finalmente, na sexta-feira, Ele criou o ser humano. E aquele dia, ao pôr-do-sol, diz a Bíblia que Deus o Pai, contemplou a obra da criação e exclamou: Está tudo muito bom. Está completo - está consumado. Significava que não havia mais nada a fazer. 

Todo o trabalho estava realizado e a criação era perfeita. Tudo estava no seu lugar; tudo como deveria ser; um mundo perfeito e harmonioso, e o ser humano para desfrutar de felicidade no meio da criação sem defeito. Depois de contemplar a maravilhosa criação, Deus descansou no dia de sábado, criando para o homem, um dia especial de comunhão entre a criatura e o Criador.

O inimigo de Deus, como se uma criança mal-criada se tratasse, diante de um quadro recém-acabado e com a tinta fresca, veio e colocou a mão, estragando quase por completo o quadro da criação. Num mundo onde não havia dor, ele colocou dor; onde não existia morte, ele colocou a morte; onde não existia traição, colocou a traição.

O quadro maravilhoso da criação arruinou-se completamente. Perante as lágrimas, a solidão, a tristeza, a morte, atraição e a desconfiança, Deus colocou mãos à obra, oferecendo o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que n’Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna.

Deus não pôde permitir que o ser humano que Ele tinha criado com amor para ser feliz, vivesse para sempre envolvido em infelicidade, fome, sede, injustiça social ou pobreza. Nos Seus planos eternos Deus já tinha providenciado a obra maravilhosa da redenção.

Foi por causa deste terrível queda humana que Deus, o Filho, se torna homem e vem a esta Terra para realizar o trabalho de restauração. Foi Jesus quem teve que recriar, restaurar, redimir e salvar o que estava arruinado. Este foi um trabalho penoso, porque Ele teve de ensinar o ser humano a ser vitorioso no meio de um mundo turbulento.

Num mundo onde o pecado anda à solta, prejudicando, ferindo e destruindo vidas, nem tudo está perdido para aqueles que acreditam n’Ele.

Sempre que se encontrava com um leproso o toque da Sua mão maravilhosa deixava a pele desse leproso como a de uma criança recém-nascida. Dessa forma, Jesus mostrava que se alguma vez na vida espiritual, a nossa pele estiver a cair aos pedaços, podre pela lepra maldita do pecado, podemos ir a Jesus e o toque maravilhoso da Sua mão fará de nós um novo ser e uma nova criatura.

Um dia Jesus encontrou um cego que nunca tinha visto a beleza de uma flor; o toque maravilhoso da Sua mão abriu os seus olhos. Com este gesto Jesus quis dizer que se neste mundo não conseguimos fazer a diferença entre as coisas certas e as coisas erradas da vida, é porque somos cegos espirituais! Mas podemos ir a Ele pois a Sua mão maravilhosa abrirá os nossos olhos e nos mostrará uma nova dimensão da vida.

Ainda outra vez, Jesus cruzou-se com uma mulher pecadora que passava de mão em mão por todos os homens da cidade. Mas Jesus devolveu-lhe a dignidade e o respeito próprio. Ele veio a este mundo para restaurar o que o inimigo tinha deteriorado, para recriar o que estava quebrado, para salvar o perdido e para devolver a esperança a toda a raça humana.

Mas para isso era preciso pagar o preço da culpa humana, porque se o homem pecou, tinha de morrer. Não havia outro caminho. Porém, para que o homem se salvasse, nenhuma criatura, incluindo os anjos, podia morrer no nossolugar, porque nenhuma criatura tem vida própria. A única pessoa que podia morrer para salvar o homem era alguém que tivesse vida em si e que ao mesmo tempo pudesse morrer. Desta forma o pecado seria pago. A dívida humana seria paga e o homem poderia receber a salvação de graça. Por isso, Deus teve que se fazer homem e teve que morrer na pessoa de Jesus Cristo.

Éramos nós que merecíamos que nos cuspissem no rosto. Éramos nós que merecíamos que nos colocassem uma coroa de espinhos. Éramos nós que merecíamos as chicotadas nas costas até sangrar. Éramos nós que merecíamos morrer pregados numa cruz. Fomos nós que errámos.

Jesus morreu, e com Sua morte, terminou a Sua obra de salvação. Sofreu tudo o que podia sofrer, ensinou tudo o que podia ensinar, mostrou o caminho da salvação e numa sexta-feira à tarde Deus, na pessoa de Jesus, pregado na cruz do Calvário, olha para o quadro restaurado, salvo, reintegrado, refeito, sem que o homem estivesse condenado a viver num mundo de infelicidade e exclama: "Está tudo muito bom. Está completo. Está consumado!" Depois morre!

No sábado, Jesus descansou na tumba, mostrando-nos que o dia de repouso continuaria a ser o mesmo na semana, depois do Calvário.

Tudo, mas tudo mesmo, do que era necessário fazer para salvar a humanidade foi feito por intermédio de Jesus. Mas isto pouco vale para si se você não aceitar, se você não reconhecer que precisa de correr para os braços de Jesus.

Você e eu merecíamos morrer, mas Jesus subiu à montanha do Calvário para nos substituir. Na véspera, no Getsêmani, Jesus disse: "Pai, tenho medo de morrer. Se puderes passa de mim este cálice". Mas o Pai disse: "Filho, alguém tem de morrer para salvar o ser humano". E Jesus, olhando para nós disse: "Eu sei! Não importa o sofrimento, se é para salvar os meus irmãos, sofrerei."

Horas depois estava a ser pregado pés e mãos. Colocaram-Lhe uma coroa de espinhos e cuspiram no Seu rosto. Zombaram, gozaram, mas em silêncio suportou tudo por mim e por si.

Hoje, não precisamos de andar perdidos porque lá da cruz Jesus exclamou: "Está feito. Está consumado!" Só resta você aceitar. Abra seu coração agora e aceite Jesus espera por si.

ORAÇÃO

Querido Pai, obrigado na cruz do Calvário pagaste o preço da nossa transgressão. Jamais teremos palavras para Te agradecer, mas… mesmo assim aceita o nosso muito obrigado pela paz da reconciliação que colocas no nosso coração. Em nome de Jesus. Amém.


FONTE: Adaptação Mensagem Pr. Alejandro Bullon


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...