Youtube

domingo, 2 de março de 2014

QUEM É O ANTICRISTO?

 




Entenda um dos assuntos que mais preocupa os cristãos na virada do milênio.

Quer experimentar algo in­teressante? Procure na lnternet quem é o anticristo. Digite a palavra na função de busca e veja o que você encontra. Minha busca for­neceu-me os seguintes can­didatos, embora confesso que não tomei tempo pa­ra conferir todas as 11.871 referências!
-Saddam Hussein
-Judas reencarnado
-Marilyn   Manson
-Bill Gates

Os cristãos primitivos consideravam Nero e ou­tros césares como o anti­cristo. Martinho Lutero alegava que o papa era o anticristo, e em nosso século Hitler certamente seria qualificado como um anticristo.
Com esta plêiade de candidatos, quem realmente é o anticristo? Sendo que a idéia do anticristo se originou no Novo Testamento, parece viável consultar a Bíblia para obter uma res­posta à nossa pergunta. Quatro fontes do Novo Testamento em particular nos ajudam na compreensão de quem é o anticristo.

FIGURAS BÍBLICAS DO ANTICRISTO



O apóstolo João: No grego, língua de onde se originou a palavra, anticristo signi­fica “contra Cristo” ou “em lugar de Cristo”. Na Bíblia esse termo só aparece em duas das breves cartas que o apóstolo João es­creveu: 
quatro vezes em I João e uma vez em II João. Em I João 2:18, ele diz que “muitos an­ticristos têm surgido”, sugerindo que anti­cristo não é necessariamente um só indiví­duo. João salienta ainda que esses anticris­tos “sairam de nosso meio”. Isto é, eles eram cristãos apóstatas dos dias de João.
E, segundo João, o anticristo pode ser identificado por seus falsos ensinos, parti­cularmente sua negação de que Jesus, o divino Filho de Deus, era também plenamen­te humano (João 4:2 e 3; Mateus 24:23 e 24). Por isso, entre outras coisas, o anticris­to ensina doutrinas falsas, anticristãs. Ou, em outras palavras, ele é um enganador.
Jesus: Jesus não usou a palavra anti­cristo, mas advertiu acerca do mesmo problema, dizendo: “Então [naqueles dias da tribulação], se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão fal­sos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios elei­tos” (Mateus 24:23 e 24).
Jesus falou de “falsos cristos”, o que significa anticristo, Note que, como João, Ele usou a palavra no plural. Jesus também afir­mou que esses anti-cristos enganarão. Ele salientou ainda que o surgimento des­ses falsos cristos seria um sinal da proxi­midade de Sua se­gunda vinda, tornan­do claro que os anticristos serão especialmente um fe­nômeno do tempo do fim. (João
também entendia assim; ver 1 João 2:18, última parte.)
Jesus acrescentou um detalhe de infor­mação que não encontramos em João. Ele disse que os anticristos executarão “gran­des sinais e prodígios”, com o propósito de enganar. Verdadeiramente, o engano será tão sutil que ameaçará o próprio povo de Deus com a probabilidade de desviar-se!
Há duas outras fontes no Novo Testa­mento muito semelhantes à descrição feita por João e por Jesus que precisamos também considerar como referências ao anticristo, embora, como no caso de Je­sus, nenhuma delas utilize o termo em si.
O apóstolo Paulo: Em Il Tessalonicenses 2:9 e 10, Paulo diz que “o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira”.
O anticristo descrito por Paulo é enga­nador, do mesmo modo que o mencionado por João e Jesus. Note ainda o acordo entre Jesus e Paulo de que os falsos milagres, sinais e prodígios são o método especial de enga­nar. E está bem claro no contexto (II Tessalo­nicenses 2:1-12) que o anticristo descrito por Paulo surgirá bem no fim dos tempos, exatamente antes da segunda vinda de Jesus.
Paulo, contudo, difere de Jesus e João em dois importantes pontos. Primeiro, seu anticristo é um único indivíduo  o “iní­quo”  ao passo que Jesus e João mencio­nam mais de um anticristo. Essa diferença em número não é necessariamente uma contradição como veremos logo mais.
A segunda diferença é que os anticris­tos mencionados por Jesus e João eram cristãos apóstatas, isto é, seres humanos comuns. .Jesus, por exemplo, diz que “vi­rão muitos em meu nome dizendo: ‘Eu sou o Cristo” (Mateus 24:5). Por “muitos”, é quase óbvio que Jesus queria dizer seres humanos. O anticristo descrito por Paulo, entretanto, é claramente uma figura de­moníaca. Ele afirma que “o aparecimento do iníquo [anticristo] é segundo a eficá­cia de Satanás.” Essa afirmação está sujei­ta a urna variedade de interpretações, urna das quais é que o próprio Satanás aparecerá na Terra, personificando Cristo, exatamente no fim dos tempos.
Este ponto de vista é reforçado por al­guma coisa que Paulo diz em II Coríntios 11:13 e 14:”Porque os tais [oponentes do ministério de Paulo] são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, transformando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, por­que o próprio Satanás se transforma em anjo de luz.”A combinação dessas palavras com a expressão de Paulo “o iníquo” que aparecerá ‘segundo a eficácia de Satanás”, sugere que o anticristo em II Tessalonícen­ses 2:9 e 10 pode ser o próprio Satanás.
Apocalipse: Iniciamos nossa investigação do anticristo no Novo Testamento com as car­tas de João, um dos discípulos de Jesus. João escreveu também Apocalipse, e no capítulo 13,versos lia 14, ele descreve um poder do tempo do fim que se assemelha em muitos as­pectos ao anticristo citado por Paulo.
“Vi ainda outra besta emergir da terra; possuía dois chifres, parecendo cordeiro, mas falava como dragão... Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta.”
Essa besta tem dois chifres como de “cordeiro”. No Novo Testamento, cordeiro é símbolo de Cristo (ver João 1:29 e 1 Pedro 1:18 e 19). A besta, entretanto, certamente não é Cristo, porque fala “como dragão”,is­to é, corno Satanás (ver Apocalipse 12:9). O anticristo descrito por João em Apocalipse se assemelha ao anticristo de Paulo em um outro aspecto: está também no singular.

UMA ADVERTÊNCIA


Muitas coisas parecem claras diante dessa recapitulação de evidências do No­vo Testamento sobre o anticristo. Primei­ro, qualquer um que se coloca contra Cristo pode ser considerado um anticris­to; e esse nome é particularmente apro­priado para falsos cristãos que assim fa­zem. Segundo, muitos falsos cristãos apa­recerão no tempo do fim, mas um indiví­duo, possivelmente o próprio Satanás, se­rá o anticristo final exatamente antes da volta de Jesus. (Eu salientaria também que Satanás é perito em atuar por meio de grupos organizados  instituições como igrejas e governos  e por meio de indiví­duos. Com exceção de Satanás, o dragão, os símbolos que João usa nos capítulos 13 a 19 de Apocalipse parecem descrever es­pecialmente instituições do mal no tem­po do fim, em vez de indivíduos maus, se­jam esses humanos ou demoníacos.)
A mais importante conclusão desse es­tudo, no entanto, é a repetida advertência que o Novo Testamento faz acerca do enga­no que o anticristo do tempo do fim apre­sentará. Jesus disse que esse engano será tão poderoso que até mesmo Seu povo es­tará em perigo de ceder. Sendo que você e eu vivemos no tempo do fim, Ele fez essa advertência especialmente para nos.
A Bíblia não nos dá esta informação meramente para satisfazer nossa curiosi­dade acerca do futuro. Ela nos informa dessas coisas para nos prevenir contra fal­sos ensinos e falsos milagres de Satanás no tempo do fim. O Apocalipse também torna claro que durante a crise final da Terra, o anticristo utilizará perseguição para forçar o povo de Deus a aceitar seus
ensinos de blasfêmia (ver especialmente Apocalipse 13:7,15 e 17).
Agora, por favor, preste atenção a essa con­clusão assustadora: Os cristãos que no tempo do fim desistirem da fé e se unirem às aposta­sias do anticristo se tornarão anticristos. Pense nisto: Você e eu podemos ser anticristos!
Isso significa que agora mesmo preci­samos fazer tudo o que podemos para nos preparar física, mental, emocional e, de modo especial, espiritualmente para resis­tir ao engano e às pressões a que a crise final do mundo nos exporá.
Acima de tudo, precisamos assumir o compromisso firme de permanecer leais a Jesus durante a crise final, a despeito das conseqüências.
“Pessoa alguma, a não ser os que for­taleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último gran­de conflito.” O Grande Conflito, pág. 593.

PREPARANDO-SE PARA RESISTIR AO ANTICRISTO

Não é suficiente esperar até que o an­ticristo apareça para resisti-lo. Devemos nos preparar para aquele tempo agora, es­pecialmente por meio do estudo da Bíblia e da oração. Eis algumas maneiras de usar sua vida devocional para fortalecer o rela­cionamento com Jesus:
 Reserve meia hora ou uma hora, de preferência no mesmo horário todos os dias, para sua vida devocional.
 Direcione seu estudo da Bíblia es­pecialmente para compreender o plano divino da salvação  o que o Novo Testa­mento chama de “evangelho”.  Ore para que Deus lhe conceda entendimento.
 Procure lições bíblicas que o ajuda­rão a confiar em Jesus como um amigo mesmo em tempos difíceis e coloque es­sas lições em prática nas provações que está enfrentando agora.
Em seus momentos de oração, peça a Deus que lhe revele os defeitos de cará­ter que precisam ser endireitados, e faça esforço determinado, com a ajuda divina, para corrigi-los.
 Faça do estudo da Bíblia um estudo doutrinário ou por tópicos de modo que quando Satanás apresentar suas falsas teo­rias por ocasião da crise final, você esteja preparado para contestá-las com o conhe­cimento bíblico. Peça a Deus que o con­duza à clara compreensão, principalmen­te daqueles ensinos bíblicos que você precisará saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...