FATORES QUE AJUDAM A CRIAR UM CLIMA APROPRIADO ENTRE LÍDERES E LIDERADOS
1 - O líder deve confiar
Neste
caso o líder não faz decisões pelo outro, se ausenta e não se intromete no
trabalho. Não fica murmurando contra o liderado, nem retém alguma informação.
2 - O líder deve ser claro na
apresentação das tarefas da autoridade da responsabilidade
Quando
se dá uma tarefa desafiante, por mais simples que seja, se não deixar bem claro
a tarefa o liderado pode invadir o território do outro.
3 - O líder deve delegar autoridade
proporcional à tarefa
4 - O Líder deve dar liberdade de
atuação
5 - O líder deve acompanhar os
resultados
estar acessível para
consulta
Duas maneiras}
pedir relatórios regulares
TIPOS DE LÍDERES EM RELAÇÃO À DELEGAÇÃO
I -Aqueles que não delegam nada
Motivos:
1
- Não confiam em ninguém
2
- Desejam toda glória da vitória ou do sucesso
3
- Estão sempre muito ocupados
` 4
- Mantêm tudo em segredo.
Vantagens
- Se o líder for capaz e eficiente
1
- O líder sabe exatamente o que está sendo feito
2
- As decisões são rápidas
3
- Discussões sobre assuntos insignificantes podem ser evitados
Aparentes
vantagens quando o líder não é capaz
1
- Pode trabalhar do seu jeito sem interferências
2
- Pode corrigir seus erros sem expô-los a outros
Desvantagens
1
- O líder fica sobrecarregado
2
- O trabalho fica limitado a que só ele pode fazer
3
- Coisas necessárias ficam sem se feitas porque o líder não tem interesse,
conhecimento ou tempo
4
- Pessoas talentosas ficam sem fazer nada
5
- Os liderados não se desenvolvem (maior desvantagem).
II - Aqueles que delegam tudo
Estes líderes querem o prestígio, a posição,
mas não querem assumir responsabilidades
No grupo há pessoas com maior capacitação do
que eles
Preguiça
Se der errado, quer jogar a culpa em alguém.
Desvantagens
1
- Impedem o avanço de pessoas capacitadas para a função de líder
2
- Outros tem que cobrir o que o líder não está fazendo por lealdade cega ou por
medo de serem repreendidos.
III - Aqueles que delegam sabiamente
Atua como treinador e permite que os jogadores
(liderados) aprendam com seus próprios erros.
LEIS BÁSICAS NA DELEGAÇÃO EFICIENTE
1 - Colocar a pessoa certa no lugar
certo
O
que fazer quando não há uma pessoa certa?
a)
reduzir as tarefas e distribuí-las
b)
preparar pessoas para ocupar o lugar (palestras, seminários, etc)
2 - Delegar a porção certa
3 - Delegar no tempo certo
Qual
o tempo certo?
a)
Quando o líder está sobrecarregado
b)
Quando o líder está ausente
c)
Quando o líder tiver tarefas mais importantes e estiver sem tempo
4 - Delegar consistentemente (não
voltar atrás)
BENEFÍCIOS DA DELEGAÇÃO NA IGREJA
1 - O pastor terá mais tempo para sí
mesmo e para suas responsabilidades pastorais
2 - Mais trabalho pode ser feito, pois
pessoas estarão auxiliando no trabalho e quanto mais mãos ajudando e
colaborando, tanto mais trabalho poderá ser realizado.
3 - Os membros desenvolverão
auto-confiança. O espírito e o moral se elevarão na igreja quando as pessoas
estiverem envolvidas
4 - A liderança leiga será
desenvolvida e aumentará sua capacidade para assumir maiores responsabilidades.
A COMUNICAÇÃO DO LÍDER
* Comunicação - palavra latina ð COMMUNIS
= COMUM
Tem que se estabelecer pontos em comum
entre quem está falando e quem está ouvindo.
Quantos mais pontos em comum, melhor
será a comunicação.
Ex: Família, Profissão, Religião,
Nível Escolar, Nível Econômico, Sexo, Idade, Região, etc.
Lei
da Comunicação - para que haja
comunicação é necessário que se estabeleçam pontes de ligação entre o
comunicador e o receptor.
Exs: Jesus e a mulher samaritana
Ponto em Comum - água
Jesus e o ladrão
Ponto em comum - cruz
PROPÓSITOS DA COMUNICAÇÃO
Transmitir informação para unificar e integrar a organização de modo que haja
cooperação e ajuda conforme a necessidade.
Dar uma sensação de bem-estar ao grupo
Persuadir, convencer e influenciar atitudes e comportamentos
Conseguir aceitação de sí ou de suas idéias
Produzir ação
ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO
EMISSOR RECEPTOR
Quem envia Quem recebe
|
||||||
EMISSOR
Quem
envia
|
TRANSMISSÃO
Canal
|
MENSAGEM
Conteúdo
|
RECEPTOR
Quem
recebe
|
INTERPRETAÇÃO
O
entendimento
|
||
FEED-BAK
o
retorno - }Para ver se a mensagem foi bem entendida
|
||||||
FORMAS DE COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO:
Verbal
e não Verbal
Verbal
(Palavras):
Oral e Escrita
Não verbal:
Exs. Mímica (gestos, caretas), olhar
(ditado popular: os olhos são o espelho da alma), a posição do corpo (braços
cruzados = defesa), símbolos (Ex. Santa Ceia).
* A Comunicação não verbal pode ser
consciente ou inconsciente.
NÍVEIS DE COMUNICAÇÃO
John Powell
- propõe 5 níveis de comunicação interpessoal. Inicia pelo nível 5 e vai até o
nível 1.
Nível
5 - Conversa - Clichê
Não há comunicação verdadeira, pois as
pessoas não estão dispostas a isto. Apenas trocam frases, sem qualquer
interesse mútuo ou verdadeiro.
Clichê
= carimbo (conversa carimbada, pronta).
Nível
4 - Relatando Fatos sobre Outros
As pessoas falam sobre outras e não
sobre sí mesmas: o que fizeram, onde estão e o que esperam realizar. Não há
comprometimento.
Nível 3 - Expondo
minhas idéias e julgamentos
A pessoa começa a falar de sí mas com
certa reserva. Diz alguma coisa e espera a reação do outro. Conforme o outro
reage, ela pára ou prossegue.
Ex: Aconselhamento Pastoral.
Nível
2 - Participar de Emoções
Há uma comunicação honesta e aberta.
As pessoas envolvidas se sentem perfeitamente bem em seu relacionamento. Neste
caso há uma amizade sincera.
Nível
1 - A comunicação perfeita
Ocorre nas amizades profundas e
perfeitas. É a certeza de ser plenamente compreendido e aceito pelo outro. É
como se fosse dois instrumentos musicais diferentes, tocando a mesma música em
perfeita harmonia. Pode levar anos para ser atingido. É o ideal do casamento.
·
Neste caso, pode ser contado os defeitos e mesmo assim a pessoa continua nos
ouvindo.
ESTILOS DE COMUNICAÇÃO
Por Malcolm Shaw
·
04 (quatro) estilos:
1 - Construtivo
A
comunicação flui bem. Cada pessoa tenta mostrar suas idéias e compreender as
dos outros, analisando e fazendo perguntas.
Ex.
Comissão de Igreja
2 - Dominante
Ocorre
quando um indivíduo crê que suas idéias são as melhores e tenta impô-las e dominar
a situação. Quase só ele fala
3 - Evasivo
O
indivíduo coloca a responsabilidade da conversa sobre os outros. Acomoda-se.
Admite que os outros tem mais para contribuir e prontamente desiste de suas
idéias e aceita as dos outros.
4 - Explosivo
O
indivíduo é brigão. Conta todas as idéias e sugestões. Pode até retirar-se da
reunião.
BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO
São fatores que alteram a mensagem
comunicada. Quando ocorre uma tentativa de comunicação, pode haver pelo menos
seis diferentes mensagens.
O que o emissor quer dizer
O que o emissor realmente disse
O que o receptor ouve
O que o receptor pensa que ouve
O que o receptor disse no retorno
O que o emissor pensa que o receptor diz no retorno
PRINCIPAIS BARREIRAS
1 - Linguagem
Algumas
palavras tem mais de um sentido. O emissor e o receptor não entendem a palavra
da mesma maneira.
2 - Linguagem não verbal que discorda da linguagem verbal
3 - Costumes
Em
todo agrupamento humano existem certos costumes que se não forem devidamente
observados a comunicação deixará de ser eficaz.
4 - Preconceitos
Podem
ser de cor, raça, nacionalidade, condição social ou religiosa.
Não
podemos nos comunicar com eficácia se não aceitarmos que nosso intelecto é
igual a nós aos olhos de Deus.
5 - Posição Social
Quanto
maior for o abismo entre o estado entre duas pessoas, mais difícil é para elas
se comunicarem.
Quando
alguém pensa que é maior ou melhor que o outro, procura falar em primeiro
lugar, está mais pronto a falar do que ouvir, e quando fala o faz com mais
ênfase e autoridade.
Quando
alguém pensa que é inferior de algum modo está mais pronto a ouvir do que a
falar e quando fala não o faz com tanta convicção ou ênfase.
6 - Idade e Sexo
Isto
ocorre porque os valores e interesses poderão ser muito diferentes.
7 - Personalidade
Cada
indivíduo é ímpar e deve ser tratado como tal. (Ex. música ® não há outro igual a você). As
pessoas por uma multiciplidade de fatores não reagem do mesmo modo diante de
uma determinada situação.
8 - Interrupção
Feita
muitas vezes ao se presumir o que está para ser dito.
9 - Transferência
A
transferência inconsciente de sentimentos que se tem em relação a alguém
parecido com o emissor, pode demonstrar atitude favorável ou desfavorável.
10- Projeção
Atitude
que leva a pessoa a emprestar a outrem, intenções que aquele nunca teve mas que
esta pessoa teria no lugar daquele.
11- O próprio emissor não compreende bem a mensagem que está dando.
ABERTURAS PARA A COMUNICAÇÃO
1 - Escudar com atenção e interesse.
Muitas
vezes ocorrem problemas ao se executar porque a mente pode ouvir mais rápido do
que a pessoa pode falar.
Ex.
Um estudo mostrou que podemos
Falar
- 100 a 150 - palavras por minuto
Ouvir
- 400 a 500 - palavras por minuto.
A
diferença do tempo entre estas duas velocidades, podem ser usadas criativamente
ou destrutivamente.
O
bom ouvinte disciplinará a sua mente para usar este tempo de maneira criativa:
Refletindo sobre o conteúdo em busca de significado, procurando captar idéias e
sentimentos que vem dar linguagem não verbal e que aparecem nas entrelinhas. De
quando em quando poderá interromper através de uma pergunta para buscar mais
clareza ou para estimular a pessoa a continuar a conversa.
O
bom ouvinte deve escutar com toda a sua personalidade e não apenas com os ouvidos.
Para que isto aconteça ele deve:
a)
Abandonar toda e qualquer atividade
b)
Não olhar para o relógio
c)
Não olhar para outras pessoas ou objetos que estejam nas proximidades, nem para
as portas ou janelas que estão abertas.
*
Tiago 1:19 - “... todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio
para se irar”.
2 - Procurar colocar-se no lugar do interlocutor. Imaginando seu
comportamento e sentimentos no lugar do outro. (Empatia)
3 - Procurar confiar no interlocutor. As pessoas respondem mais ao que
nós sentimos por elas ao que nós dizemos realmente.
Ditado:
“Confiança gera confiança”.
4 - Planejar a comunicação procurando não falar de mais e sendo
objetivo
5 - Escolher o melhor meio de transmitir a informação específica que
queremos dar.
6 - Procurar a clareza na transmissão, não dando margem para a
interpretação dúbia.
Ex.
Meu pai e seu cunhado foram à casa dele...
7 - Evitar comunicar-se sob estado de tensão
8 - Usar a mesma linguagem do receptor, fazendo uso de experiências
comuns.
9 - Evitar misturar diferentes assuntos.
10- Usar exemplos para melhor compreensão.
11 - Efetuar perguntas ao receptor para verificar se ele realmente a pergunta, ou estimulá-lo a indagar.
12- Comunicar apenas o que for oportuno
(Que
vem a tempo) e adequado (apropriado).
*
Prov. 15:23 - “... palavra adequada a seu tempo quão boa é”.
*
Prov. 25:11 - “... como maçãs de ouro em salva de prata são as palavras ditas a
seu tempo.
13- Assegurar de que nossa linguagem verbal e não verbal estão dizendo
a mesma coisa.
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