Introdução
Em Cristo, os
seres humanos nascem de novo e tornam-se filhos de Deus e membros do Seu povo
(II Pedro 2:9-10). A adesão à mensagem de Cristo deve ser um livre acto de fé.
Uma pessoa torna-se cristã quando aceita Cristo e o Seu estilo de vida. As
pessoas secularizadas têm interesse em encontrar uma comunidade de irmãos, que
se respeitam e amam mutuamente e que podem auxiliá-las a encontrar uma solução
para os seus problemas familiares e pessoais. Por isso é de enorme importância
preparar a igreja que irá receber pessoas secularizadas.
A Igreja como Povo de Deus
No
Novo Testamento, a palavra εκκλεσια pode significar uma assembleia pública
(Actos 19:32, 39, 41) ou a assembleia dos Israelitas (Actos 7:38; Hebreus
2:12). Geralmente, designa a igreja cristã, tanto local (Actos 15:41) como
universal (Actos 20:28).
“A Bíblia… usou a
palavra ‘igreja’ com uma vasta variedade de significados…. Mas existem fortes
razões para prestarmos uma atenção especial a um significado particular: a
igreja como povo de Deus (I Pedro 2:9; Tito 2:14). Uma das razões é que o termo
Ecclesia constitui claramente uma representação de Israel no Velho Testamento e
da igreja Cristã no Novo. É o termo mais frequentemente usado para exprimir a
própria natureza da Igreja.1
Todos aqueles que,
em Cristo, se tornam filhos de Deus, pertencem ao Seu povo. Cristo é a cabeça
da Igreja, o Seu corpo, do qual Ele é o Salvador (Efésios 5:23). Como filhos de
Deus, os cristãos devem amar a Deus e ao seu próximo (Gálatas 3:26-29). O
Cristianismo chama as nações para se tornarem no povo de Deus, no qual as
diferenças de raça, cultura, trabalho e sexo não podem constituir razões para o
privilégio ou a discriminação. A fraternidade é o elemento fundamental de cada
forma de associação cristã. A essência do Cristianismo fica ferida quando ela
falta. O amor é a consequência lógica da fraternidade como prática da vida
cristã. O amor deve ser o guia em todos os relacionamentos no interior da
comunidade de crentes, bem como para com “os de fora”. A comunidade cristã deve
ser uma casa com as portas abertas para todas as pessoas, onde o amor, a
amizade e a estima são as características básicas de todo o relacionamento.
Este é o tipo de comunidade que as pessoas secularizadas podem apreciar e até
desejar fazer parte dela.
O Ministério
Na
Idade Média, a Igreja separou os seus membros em duas classes: os leigos e o
clero. Na Bíblia não existem duas classes de pessoas: uma sagrada e a outra
profana. Todos os membros do povo de Deus são sagrados, chamados a exercitar um
sacerdócio universal. Todos os cristãos são “um sacerdócio real, uma nação
santa, um povo que pertence a Deus.” (I Pedro 2:9). Os membros do povo de Deus
devem cumprir o seu dever sacerdotal como “embaixadores de Cristo.” A comissão
do Salvador para “ir e fazer discípulos de todas as nações” inclui todos os
crentes em Cristo.
É
importante que a igreja que vai receber pessoas secularizadas seja uma
comunidade onde todos os membros participem nas várias e diversificadas
actividades propostas. Os cristãos devem ajudar-se e amar-se mutuamente. Uma
igreja que é uma comunidade de verdadeiros irmãos, que se amam mutuamente, é
certamente um íman forte para as pessoas secularizadas.
Na
opinião das pessoas secularizadas, a religião institucionalizada destrói a
liberdade dos seres humanos, apresentando e impondo as suas doutrinas de uma
forma dogmática sem qualquer respeito pela inteligência humana. A liberdade é
um elemento fundamental da igreja e é essencial para o crescimento. Ninguém
cresce a não ser que tenha a possibilidade de se desenvolver de uma forma
autónoma. A Instituição que suprime a liberdade, prejudica a dignidade do
homem.
Jesus
não era um ascético; Ele fazia parte de um povo que lutou para preservar a
vida, e sobreviveu, graças ao seu labor. É por essa razão que a Sua linguagem
está repleta de imagens extraídas do mundo dos trabalhadores e dos homens
pobres. Jesus estabeleceu relacionamentos com todas as classes de pessoas
negligenciadas: os pobres, os cegos, os leprosos, os colectores de impostos, os
estrangeiros, e todos os tipos de pessoas nepudiadas pela sociedade do Seu
tempo.
Cristo veio
estabelecer o Reino de Deus (Lucas 4:16-21). A libertação da enfermidade e da
opressão é um sinal que segue à proclamação do Reino de Deus. É a justiça dos
tempos Messiânicos, que não pode ser reduzida a uma dimensão meramente
espiritual, a não ser que alguém queira destruir o realismo profundo,
característico, das Escrituras, do pensamento e da acção de Jesus Cristo. Jesus
identifica-Se com os necessitados (Mateus 25:34-46). A comunidade cristã deve
estar aberta aos pobres, aos aleijados, aos coxos, aos cegos (Lucas 14:12-14).
A comunidade dos cristãos deve ser uma κοινωνια, onde cada membro partilha “com
os santos nas suas necessidades.” (Romanos 12:13).
As pessoas
secularizadas prestam atenção à forma como uma comunidade cristã vive a
mensagem que proclama. Qualquer contradição entre a proclamação da mensagem e a
vida dos comunicadores bíblicos é um obstáculo à sua credibilidade e aceitação.
As pessoas secularizadas precisam de uma genuína e clara revelação de Deus e de
Cristo na vida dos comunicadores da Bíblia. A comunidade cristã deve cumprir
todos os seus três deveres; κηρυγμα (a pregação, a apresentação da mensagem
bíblica, Tito 1:3), κοινωνια (a fraternidade, Actos 2:42), e διακονια (o
serviço, I Coríntios 16:15).
A Mensagem Bíblica para o Ser Humano como um todo
A
aliança bíblica reconcilia toda a criação com Deus e afecta todos os aspectos –
físico, psíquico, sociológico e espiritual – da natureza humana. As pessoas
ocidentais estão acostumadas a separar os aspectos físicos da natureza humana
da natureza espiritual. Mas a Bíblia considera o ser humano como um todo. Na
Bíblia não existe dualismo entre corpo e alma. O homem é um ser completo. Para
o Apóstolo Paulo, o corpo, a alma e o espírito são manifestações do ser humano
como um todo (I Tessalonicenses 5:23). Ao apresentar a mensagem bíblica é
necessário considerar todos os aspectos da natureza humana: física,
psicológica, social e espiritual. O indivíduo deve ser salvo como uma pessoa
inteira.
No
Seu ministério, Jesus ensinou, pregou e curou pessoas (Mateus 4:23). Os
mensageiros cristãos em seu ministério devem considerar todos os aspectos da
natureza humana. Eles devem auxiliar as pessoas secularizadas a restaurarem a
sua vida como um todo. Para apelar à mente secularizada, é de muita utilidade
usar a abordagem da reforma da saúde e do estilo de vida positivo e saudável.
Na
esfera física existem muitas abordagens válidas para irmos ao encontro das
pessoas secularizadas: os planos de 5 dias (para ajudar as pessoas a deixar de
fumar), seminários sobre: saúde, stress, nutrição e estilo de vida, terapias
naturais, etc. As pessoas secularizadas são “orientadas para a vida” e
manifestam um grande interesse pela vida presente. As pessoas secularizadas
normalmente estão interessadas em encontrar soluções para os seus problemas
familiares e pessoais. O homem foi criado como um ser sociável. No seio do povo
de Israel, o indivíduo tanto se relacionava com a família como com a
comunidade.
Adão
e Eva eram pessoas completas, com a mesma dignidade e propósito. Génesis
descreve o primeiro encontro idílico entre Adão e Eva (Génesis 2:23). Esta foi
a sua primeira canção de amor e desta forma, Deus celebrou o primeiro casamento
(Génesis 2:24). Mais tarde, o pecado manchou o seu relacionamento. A paixão e o
egoismo começaram a controlá-los. Nas Suas advertências, repletas de misericórdia,
Deus apontou as tribulações que viriam sobre a humanidade pecaminosa. O homem
passaria a dominar a mulher. Frequentemente a mulher tornar-se-ia um objecto de
prazer e perderia a sua personalidade. Esta situação é consequência do pecado e
não é da vontade de Deus. Deus apenas descreve a nova situação causada pelo
pecado. Ainda hoje o pecado é causador de divisão e alienação. Muitos lares da
nossa sociedade estão destroçados e muitas famílias encontram-se divididas. A
obra de restaurar uma atmosfera de confidência e amor nas famílias é a missão
da Igreja Adventista. É importante oferecer Seminários especiais que versam a
respeito da problemática do lar e da família.
ALGUMAS
RECOMENDAÇÕES PRÁTICAS
1.
Reuniões
informais: Muitas pessoas secularizadas não querem ter nada a ver com religião
organizada, mas estão interessadas em ouvir e examinar problemas relacionados
com a fé religiosa. É, por vezes, possível começar um diálogo em reuniões
informais.
2. Espiritualidade inconsciente: A missão da
Igreja Adventista na sociedade secularizada é ajudar as pessoas a reconhecerem
a sua espiritualidade inconsciente; a aperceberem-se da presença de Deus nas
suas vidas e a estabelecerem um relacionamento íntimo e pessoal com Deus.
3. Os jovens secularizados continuam
ainda a acreditar em Deus: Muitos jovens secularizados, apesar de terem
rejeitado a religião institucionalizada, continuam a acreditar em Deus. Muitos
lêem livros sobre as religiões orientais, tentam aprender a arte da meditação
transcendental e cantam músicas de protesto. Eles devem ser incentivados a participar
em algumas actividades sociais onde podem ser debatidos alguns dos problemas
mais pertinentes da nossa sociedade.
4. Apresente a mensagem bíblica não de
forma autoritária: As pessoas secularizadas não aceitam a pregação
autoritária. A abordagem mais útil é o diálogo, que deve ser sincero e honesto,
e no qual todos podem e devem participar.
5. A ideia filosófica de Deus: Quando Deus é
apresentado de uma forma abstracta e filosófica, parece não estar relacionado
com o mundo, nem ter qualquer interesse pela vida humana: Ele é o Deus no fim
de um argumento, não o Deus que se conhece num encontro de fé. O que é importante
é conhecer Deus de uma forma pessoal e estabelecer um relacionamento directo
com Ele.
6. As pessoas secularizadas não gostam
de qualquer pressão: As pessoas secularizadas não gostam de se sentir
pressionadas. Não gostam de assinar o livro de visitas, dar informações
pessoais ou até o seu endereço. Não gostam de se levantar durante as reuniões,
não gostam de qualquer forma de pressão religiosa ou psicológica. Quando se
estabelecem alguns laços de amizade, preferem encontros de pequenos grupos ou
apenas individuais. Gostam de comunicadores que tiram tempo para escutar as
suas preocupações.
7. O culto divino típico não é atraente:
Muitos
sermões estão desactualizados, não estão relacionados com a realidade dos
nossos dias. O conteúdo é frequentemente superficial ou abstracto. Com
frequência, quando o sermão chega ao fim e as pessoas saem da igreja, elas não
retêm nada da mensagem, nem nas suas mentes, nem no seu coração. Muitas vezes,
o assunto do sermão é diferente do assunto dos hinos e da mensagem musical
especial. O propósito dos hinos e da música é apresentar uma mensagem. Contudo,
a apresentação de muitos cânticos não comunica
mensagem nenhuma e parecem ser mais representações culturais que uma
parte da adoração religiosa.
8. A Escola Sabatina: É importante que
a Escola Sabatina seja mais atraente. Muitas reuniões da Escola Sabatina são
rotineiras. É necessário mudar a ordem das partes da Escola Sabatina e
introduzir algo de novo. Quando se apresenta as necessidades das missões, nas
diferentes partes do mundo, é uma boa ocasião para apresentar estatísticas
recentes e expor a situação política, económica, cultural e religiosa do país
relacionado com as experiências, e apresentar alguns dos seus problemas.
Frequentemente, as lições são apresentadas de uma forma superficial. É preciso apresentar as lições de uma forma
profunda, clara e concreta e evitar apresentar a mensagem bíblica de uma forma
incorrecta, imprecisa e vaga. Antes de se apresentar a lição da Escola Sabatina
às pessoas secularizadas, é necessário examinar o conteúdo, especialmente se é
a primeira vez em que as pessoas secularizadas participam na Escola Sabatina.
Os monitores das classes devem preparar-se eficazmente a fim de poderem
apresentar a lição de uma forma competente e interessante. Se o assunto da
lição for examinado com competência e se estiver relacionado com os problemas
da vida humana dos nossos dias, certamente que todas as pessoas participarão
nas lições.
9. Comunicadores: Não é fácil encontrar pessoas capazes de
apresentar a mensagem bíblica às pessoas secularizadas. A descoberta e a
motivação de tais comunicadores requerem uma observação esmerada e um profundo
conhecimento das capacidades reais e potenciais. É muito importante que os
comunicadores tenham um forte relacionamento com Deus. Devem ter a capacidade
de se identificarem com as pessoas secularizadas, para assim se aproximarem
mais delas, compreenderem os seus problemas e verem o mundo através dos seus
olhos. Devem receber uma preparação séria a respeito do processo de
secularização e das causas que produziram o secularismo. Necessitam de
conhecimento bíblico profundo, porque as pessoas secularizadas fazem perguntas
muito difíceis e querem receber respostas directas e satisfatórias. Necessitam
de saber como apresentar a mensagem adventista às pessoas secularizadas. Os
formadores dos comunicadores devem ter uma considerável preparação teológica, filosófica
e científica para poderem realizar esta tarefa (Embora não devamos levar longe
demais esta premissa! Nota do revisor do texto).
É preferível
escolher profissionais como comunicadores em vez de pastores. Os profissionais
podem compreender melhor a mente de outros profissionais, os quais geralmente
se sentem mais livres para levantar questões a colegas profissionais e não têm
preconceitos contra eles. Às vezes, as pessoas secularizadas têm preconceitos
em relação ao clero.
CONCLUSÃO
Os objectivos deste estudo
consistiram no seguinte: (1) descrever o aparecimento e processo da
secularização; (2) construir um perfil das pessoas secularizadas; (3) explorar
possíveis avenidas de abordagem para apresentar a mensagem bíblica; (4) e
desenvolver uma estratégia que permita aos comunicadores bíblicos encarregarem-se
deste grupo de pessoas.
Considerámos
em ambas as partes da nossa investigação todos os aspectos acima mencionados.
Na Primeira Parte vimos como algumas tendências filosóficas, teológicas e
científicas contribuíram para a formação e desenvolvimento da mente
secularizada. A parte histórica apresentada neste estudo mostrou claramente uma
forte influência da filosofia secular da cultura ocidental. As pessoas
secularizadas são os produtos naturais deste processo e da educação ocidental.
A
secularização é um processo pelo qual a nossa sociedade tem passado, aprendendo
a viver mais e mais sem Religião. O perfil das pessoas secularizadas tem
contribuído para uma melhor compreensão da sua mentalidade. Deus quer que todas
as pessoas ouçam e compreendam a mensagem bíblica. Porém, é muito difícil
alcançar as pessoas secularizadas porque têm muitos preconceitos em relação a
qualquer forma de religião.
Na
Segunda Parte observámos que a mensagem deve ser contextualizada: deve ser
apresentada em formas de linguagem e pensamento que as pessoas secularizadas
possam compreender. No entanto, há dois perigos a serem evitados: a mistura da
mensagem bíblica com a cultura ocidental e a apresentação do Evangelho de uma
forma superficial e abstracta. A mensagem deve ser compreensível e relevante.
Também
vimos que os três conceitos básicos da mensagem bíblica – Deus, Yahweh,
o Deus vivo, o Criador do universo, que inspirou os escritores da Bíblia; a aliança
através da qual Deus transforma as pessoas, e os torna Seus filhos, e a igreja,
como povo de Deus – devem ser apresentados de uma maneira racional e
compreensível.
Os
comunicadores devem ser cuidadosamente escolhidos e preparados. Devem ter um
profundo conhecimento da mensagem bíblica e das várias formas de a apresentar.
Devem considerar o ser humano como um todo. A igreja também deve estar
preparada para receber as pessoas secularizadas, de forma atractiva e amorosa.
A
mensagem bíblica deve ser apresentada em todos os lugares e a todas as pessoas.
Isto inclui as pessoas secularizadas. Devemos aproveitar esta nova situação e
apresentar a mensagem, em alto e bom som, sem qualquer temor ou preconceito.
Esta tarefa não é fácil. Esperamos que este estudo possa contribuir para o
cumprimento deste objectivo. Finalmente, devemos lembrar-nos de que este
mandato será realizado “não por força, nem por violência, mas pelo Meu
Espírito,” diz o Senhor Todo-Poderoso (Zacarias 4:6).
1 G. Oosterval, “The People of God.” (“O Povo de Deus”) In God’s Chosen People. Adult
Sabbath School
Lessons. (Nas Lições da Escola
Sabatina dos Adultos). (Mountain View, CA: Pacific
Press Publishing Association, 1977), 64,65.
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