Youtube

domingo, 10 de novembro de 2013

RECEITAS VEGETARIANAS - PÃO DE CENTEIO E INTEGRAL



PÃO DE CENTEIO
60 g de fermento de padeiro 3 x. água ou leite vegetal morno 6 x. de farinha de centeio 4 x. de farinha de trigo branca 4 c (sopa) de mel ou melaço 2 c (sopa) de óleo de soja 1 c (sopa) de sal. Dissolva o fermento no líquido, junte o óleo, sal, o mel, a farinha; amasse tudo bem e siga o mesmo processo do pão de aveia e mel.

PÃO INTEGRAL TIPO “ITALIANO” 100%, CASEIRO, RÚSTICO,AZEDINHO
Fazer uma papa da própria farinha integral com água pura. Use mais ou menos ½ quilo de farinha. A consistência deve ser como de um mingau ralo. Prefira uma água organizada (veja no tópico “como organizar essa água”); pelo menos, passe-a algumas vezes de um recipiente a outro, para que ela absorva o “prana”. Cubra bem. Com guardanapo bem limpo, de algodão e deixe fermentar por uns 4 dias. Após uns 3 dias surgirão bolhas na superfície do fermento natural. Se quiser mais azedo aguarde mais 1 ou 2 dias, vigiando para que não embolore. Misture bem esse massa fermentada à quantidade pretendida de farinha integral e junte 2 ou 3 colheres de sopa de farelo (fibra) de trigo. Para 1 quilo de farinha pode pôr cerca de 1 colher de sopa de sal marinho. Empregue uma quantidade de água que possibilite obter uma consistência agradável da massa ao toque das mãos; se quiser um pão mais leve ponha mais água;dobre-a, estique-a, role-a, bastante, por uns 30 minutos. Quanto mais trabalhar a massa, melhor ficará o pão. Depois, deixe-a descansar por algumas horas, coberta longe da luz. Separar uma bola dessa massa, a qual será o fermento para o próximo pão. Assar em forno pré-quecido. O ideal é usar a menor temperatura possível e nesse caso o pão continuará fermentando e se tornará mais azedo. Isso é um bom sinal, pois as enzimas estão ativas. Porém, cuidado para que não embolore. Aliás, é aconselhável adicionar a cada dia um pouco de farinha à bola de fermento, igualmente para não embolorar. Na véspera de preparar o novo pão você pode picar pedacinhos dessa bola e a dissolver, misturar numa tigela grande, com água. Assim você terá menos trabalho para elaborar o pão, no dia seguinte. Após ter feito uns 4 ou 5 pães seguidos a qualidade do fermento decai. Reinicie o processo da fermentação. Lave bem todos os utensílios e os deixe ao sol, para não embolorar o próximo pão.
PÃO 100% INTEGRAL, RÚSTICO, COM ALHO OU CEBOLA
Na mesma receita acima, picar e mergulhar imediatamente na papa (fermento natural) muitos pedacinhos de alho ou cebola. Você pode esmagar os pedaços, com os dedos, porém somente dentro da massa, para que não se percam os componentes voláteis do alho ou cebola. Não use pastas industriais mas apenas o alho bem fresco (ou cebola).

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...