Youtube

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ILUSTRAÇÕES PARA SERMÕES - LETRA I





256. IDEAL - SERVIÇO - SUCESSO

"Chegou a hora de substituir o ideal de sucesso pelo ideal de serviço".
Albert Einstein

257. IGREJA

A igreja não é uma galeria para a exibição de cristãos eminentes, mas uma escolha para a educação de cristãos imperfeitos.
Henry Ward Beecher

258. IGREJA - MELHOR LUGAR

O navio atravessava o oceano e levava, em sua carga, grande número de pássaros em gaiolas. Em pleno mar, abriu-se uma gaiola e seu prisioneiro escapou rapidamente, alçando-se no ar, muito feliz com a liberdade. E lá se foi distanciando-se do navio de modo que, não demorou muito, sua figurinha apagou-se ao longe. Que delícia de liberdade! Passadas algumas horas, para admiração e encanto de passageiros e tripulação, eis que volta o fujão. Cansado, ofegante, deixou-se apanhar sem reação e voltou tranqüilo para a gaiola. Um passageiro sabiamente observou: "O mesmo ocorre com o coração do homem em relação à religião, à igreja. Pretendem alguns libertar-se de Deus ou da igreja, mas no mar imenso do mundo sem Deus e sem paz, o coração crente volta à Igreja após descobrir que ali está o seu verdadeiro lar".

259. IGREJA - "PRIMEIRO DEUS"

Enferma, uma senhora foi ao médico. Este, depois de examiná-la, passou-lhe a receita, fazendo a seguinte advertência:
- Agora, por seis meses, repouso absoluto. Não saia de casa.
E a senhora:
- Pois é, doutor. Acontece que eu sou crente... E a igreja, como é que vai ficar?
- Ora - contestou o doutor - a igreja pode passar muito bem sem a senhora...
- Sim, eu sei - respondeu ela - mas eu é que não posso passar sem a minha igreja.

260. IGREJA - REFÚGIO

"Pois um dia nos teus átrios vale mais do que mil" (Sl 84.10).
Palavras de Eddie, famoso rádio-ator norte-americano, ao final de um programa que apresentou em Los Angeles.
"Depois das horas alegres que aqui tivemos hoje, vou me referir a algo mais sério. Há poucos dias caiu sobre nós, aqui em Los Angeles, tremenda tempestade. Como os demais, corri à procura de abrigo. Vi-me, com surpresa, no átrio de uma igreja. O mundo atual está ameaçado por algo muito mais terrível que uma tempestade. Cada um de nós precisa achar refúgio. E, sinceramente, desconheço melhor lugar que a igreja, para esse fim. Graças a Deus, vivemos num pais onde podemos adorar a Deus como e onde nos agrade. Vamos á igreja! A maior calamidade que pode sobrevir a um povo é a perda da religião. Que isso não nos aconteça. Vamos à igreja!"

261. IGREJA DE CRISTO

Voltei à Igreja! Por quê? Porque estes anos de experiência me ensinaram que a Igreja dos remidos é a única e grande força redentora.
"O núcleo de qualquer movimento efetivo contra a guerra, contra a ordem social baseada no espírito e no método de rebeldia, terá de ser constituído por aqueles que, pela graça de Deus e pela visão da cruz, renunciaram ao espírito de violência, a começar pelos seus próprios corações e, a seguir, em todas as relações da vida. Por aqueles que conhecem o extraordinário poder da oração, da humildade e do sacrifício. Por aqueles que não são impelidos pela vontade de dominar ou de destruir alguém porque Cristo vive neles. Nestes pontos a Igreja às vezes falha, mas, mesmo assim, não vejo outra agência que esteja fazendo o que ela faz. Foi por isso que eu voltei à Igreja." A. J. Muste

262. IGREJA, SUA ESTABILIDADE

Quem contempla um "iceberg" batido pelas ondas não consegue, à primeira vista, entender como pode ele receber o impacto violento dos enormes vagalhões sem oscilação ou desequilíbrio. A verdade é que o "iceberg" apresenta à flor d'água apenas uma terça parte de seu volume. O bloco maior está mergulhado no fundo no mar, onde não chega o embate das ondas. Assim se dá com os cristãos e a igreja: o mar é o mesmo para todos, a violência das ondas é igual; mas, diferente do mundo, a igreja está firmada em Deus. A igreja não pode, portanto, ser julgada por pequenos deslizes de alguns de seus membros

263. IGREJA FORTE

"É forte a sua igreja?", perguntou um crente ao outro. "Sim, muito forte!" "Quantos membros tem ela?" "Somos setenta e seis." "Só? Então é gente de dinheiro?" "Ao contrário, somos muito pobres..." "Como é então que sua igreja é forte?" "Ora, é porque somos todos consagrados ao trabalho do Senhor, vivemos na paz, amamo-nos uns aos outros e procuramos juntos e em harmonia fazer a vontade de Deus, pregando o evangelho e trabalhando pelo bem comum. Qualquer igreja pode ser forte dessa maneira, com quinhentos ou com apenas uma dúzia de membros."

264. IGREJAS EM RUÍNAS - PINTURA
Encomendou-se a certo pintor um quadro que representasse uma igreja em ruínas. Poderíamos pensar que ele pusesse na tela um edifício antigo com forma de templo, caindo aos pedaços. Muito ao contrário, pintou um belo e imponente templo, com lindos e multicoloridos vitrais; através da porta aberta, podiam-se ver os caríssimos bancos e o púlpito de alto custo e elevado valor artístico. No meio de tanta riqueza, percebia-se o gazofilácio para as ofertas dedicadas à obra evangelística e missionária. Seu aspecto era de abandono, evidenciando que ali as ofertas há muito não chegavam. Esta é a real figura de uma igreja decadente; não evangeliza e, por conseguinte, perde a consciência de sua missão.

265. INFLUÊNCIA

"Creio ter sido Nietzsche, filósofo alemão, quem disse que Napoleão foi o homem mais vital que já existiu. Mas consideremos quanto Napoleão deve ao poder magnético que exercia sobre os outros homens, a ponto de colocarem suas vidas a serviço do grande guerreiro. Quão inútil teria sido ele sem seus exércitos! Quão frágil se tornou quando os perdeu! Na ilha de Santa Helena, onde passou seus últimos dias, era apenas uma sombra. E, embora tenha ele sua importância histórica, quem o tomaria como um poder vital nas vidas dos homens de hoje? Jesus é o único poder vital! Tudo que dele tem vindo, dele procede diretamente. Grandes instituições surgiram pela sua influência; mas Ele é maior que as instituições, porque Ele é a Instituição. A mais poderosa instituição, sem a presença de Jesus, sem sua vitalidade, seria uma prisão ou uma barreira à liberdade. Até hoje, se para a mais poderosa ou para a mais impotente das instituições há um caminho de volta à vitalidade, é O que conduz a Jesus".
F. W. Norwood

266. INGRATIDÃO A CRISTO - VIDA ETERNA 1 Ts 5.5-11

Numa estação ferroviária, um jovem soldado aguardava na plataforma o trem em que devia baldear paru prosseguir a viagem. Voltava para casa, a fim de conhecer o seu primogênito que nascera durante sua ausência. De repente, viu uma menina caminhando descuidadamente entre os trilhos, enquanto o trem se aproximava; ergueu-a, e tentou subir de novo à plataforma. Mas... tarde demais! A locomotiva o apanhara.
Ao lado dos trilhos, jazia o jovem com o crânio fraturado e o corpo feri­do. A menina estava sã e salva. Veio sua mãe, tomou-a pela mão e a levou sem uma palavra. Parece-nos impossível tamanha ingratidão.
Entretanto, a ingratidão a Deus pelo que nos fez, através de Cristo, é ainda pior. O Senhor Jesus morreu por nós - por todas as pessoas que vêm ao mundo - a fim de que, pela sua morte, tenhamos vida, e vida eterna.
Deixar de expressar nossa gratidão a Deus pelo que nos fez através de Cristo é imperdoável.
  Andrew Langh (Iugoslávia)

267. INSEGURANÇA - PERIGO                2 Tm 3.10-17

Certo verão passei dois meses empregado como guarda noturno, cuidan­do das florestas, na prevenção de incêndios. Em virtude do ambiente do meu trabalho e da separação de outras criaturas, tive muito tempo para observar as obras da natureza. Num dia de tremenda tempestade com fortes descargas elétricas, vi uma águia voejando perto de uma árvore muito alta. De repente, um raio cortou o espaço e ouviu-se o ribombar do trovão. No local onde a águia estivera um momento antes, só havia uma nuvem de fumaça escura. Num instante, o que fora uma águia forte e poderosa foi reduzido a vapores pela intensidade do calor do raio que a atingira.
Vivemos num mundo onde há pouca segurança. A qualquer momento nossas vidas podem ser ceifadas. Podemos de uma hora para outra perder nossas mães, pais, irmãos ou irmãs, filhos ou filhas, nossos melhores amigos. Nossas casas podem ser varridas de nossas mãos.
Esta vida é confusa e incerta, mas podemos ter certeza de uma coisa: nosso Deus nunca nos abandonará.
Robert Smith (Idaho, E.U.A.)

268. INTEGRIDADE DO JOVEM CRISTÃO

Quando um mestre, falando do futuro, aponta à mocidade o modo como os mais altos prêmios do intelecto e da dedicação podem ser conquistados, deve dizer-lhes: Não por sutileza ou intriga, não por politicagem ou demagogia, não por manobras inconfessáveis, mas sim, pela firme devoção aos princípios de dignidade e por meio da coragem de um são comportamento na vida pública; por uma vida sem duplicidade, sem medo, sem egoísmo, com devotamento ao dever e à Pátria.
Elihu Root

269. IRMÃOS EM CRISTO - UNIDOS EM CRISTO

"Bem podemos nos chamar irmãos, porque somos redimidos por um sangue; somos participantes da mesma vida; alimentamo-nos do mesmo pão celestial; estamos unidos pela mesma Cabeça vivente; buscamos os mesmos fins; amamos o mesmo Pai; somos herdeiros das mesmas promessas; e habitaremos juntos para sempre no mesmo céu."

270. JESUS, SEU CARÁTER

Flávio Josefo, historiador que acompanhou o Gal. Tito no cerco de Jerusalém, escreve a respeito de Jesus:
"Por esse tempo viveu Jesus, homem sábio - se for próprio chamá-lo homem; porque foi Ele o autor de ações maravilhosas - mestre altamente categorizado, do qual os homens recebiam a verdade com prazer. Atraiu para si muitos judeus, bem como muitos gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos, por instigação dos homens principais de nosso meio, o condenou à cruz, aqueles que desde o princípio o amaram não o abandonaram. Porque Ele lhes apareceu redivivo ao terceiro dia; os profetas divinos haviam predito estas e muitas outras maravilhas a seu respeito. E a seita dos cristãos, assim nomeada por causa dele, não se extinguiu até o dia de hoje."

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...