Youtube

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ILUSTRAÇÕES PARA SERMÕES - LETRA H






246. HERÓIS NA FÉ - MÁRTIRES

Latimer e Ridely, lutadores heróicos em prol da Reforma da Igreja, foram condenados à morte. Amarrados às estacas, sentindo as dores das primeiras queimaduras, encorajavam-se mutuamente. A certa altura, Latimer gritou, dirigindo-se a Ridely: "Estamos acendendo uma fogueira na Inglaterra que jamais se apagará".

247. HOMEM -                   SI 8.4,5

"Que é o homem, que dele te lembres? e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste" (SI 8.4,5).
Disse o filósofo Platão: "O homem é um animal de duas pernas - sem penas." Sócrates, então, comprou um galo, tirou-lhe as penas, e levou-o à escola de Platão, exclamando: "Eis o homem de Platão".
O homem tem sido comparado a diversas espécies de animais: animal que ri, animal que cozinha, animal com polegares, animal preguiçoso. O Dr. Franklin o chama de animal que faz instrumentos. Um animal que cultiva é a sugestão de Walker. Hazlitt o designa animal poético. Diz Adam Smith: "Animal algum é como o homem. O homem é um animal que faz negócios. Cão algum troca um osso com outro".
O homem, ser decaído da graça de Deus por sua desobediência.
O homem, ser redimido, pela infinita graça de Deus, através do sangue.

248. HOMEM, SUA ALMA

Dois ou três rapazes, numa visita a um museu nacional, leram ao lado de um dos armários, estas palavras: "O corpo de um homem; peso: 70kg". "Onde está o homem?", perguntou um dos rapazes. Ninguém lhe respondeu. No armário, havia jarras de água e outros jarros contendo fosfato de cálcio, carbonato de cálcio, potássio, sódio e outros elementos químicos. O compartimento ao lado continha galões cheios de gases, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Estes elementos foram medidos em proporções exatamente iguais às do corpo humano. Depois de pensar sobre isto por algum tempo, o rapaz observou: "Então sou feito disto, sou somente isto, não há mais nada?" "Mais nada", concordou um estranho que sorriu e saiu. Mas o jovem ficou pensativo e seu companheiro lhe disse: "Se somos formados somente de um tanto de cálcio, outro tanto de gases, outro de água, etc., deveríamos ser todos iguais.
Deve haver alguma coisa mais, que não se possa guardar em armários".
"Sim" afirmou o outro, "há o que Deus coloca nesta matéria, o que nos torna uma alma vivente."
 
249. HOMEM, ESTE ETERNO DESCONHECIDO Gn 2.7

Bendito seja o Senhor, que diariamente leva a nossa carga, o Deus que é a nossa salvação.
O escritor Edward Dahlberg observou: "Aos dezenove anos eu era um estranho a mim mesmo. Aos quarenta, perguntei: 'Quem sou eu?' Aos cinqüenta, concluí que ainda não me conhecia". Este deserto interior explorado é a habitação de milhões de pessoas. Segundo dados do sociólogo canadense Ju­ne Gallwood, de Toronto, 90% dos universitários canadenses não sabem quem são na realidade. A Bíblia diz que o homem é uma alma imortal. Quando Deus o fez, primeiro o criou e "soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou alma vivente" (Gn 2.7). A essência, o coração e a pessoa eterna e real de uma pessoa é a sua alma. O homem só descansará quando receber Jesus Cristo como Salvador e Senhor de sua vida.
Oração: Pai Eterno, sei que sou teu filho e só esta certeza já me tranqüilizar.

250. HOMEM, SUA NATUREZA - NASCER DE NOVO                Mt 18.3

"E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus" (Mt 18.3).
Felipe Henry, clérigo inglês do século XVII, disse certa vez: "Nascemos de costas para Deus e para o céu, e de frente para o pecado e o inferno, até que venha a graça e nos converta, fazendo-nos dar meia-volta".
Isto descreve bem o pecador e a experiência pela qual ele tem de passar se quiser salvar-se. "Se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus", disse Jesus. Há outra tradução que diz: "Se não vos volverdes". A conversão é de fato uma meia-volta, isto é, passar a marchar em sentido contrário ao anterior.
Pediu-se a uma jovenzinha que descrevesse sua conversão. "Antes de me converter", disse ela, "eu era uma pecadora que corria atrás do pecado. Agora sou uma pecadora que corre do pecado. Ela deu meia volta e passou a caminhar em direção oposta à anterior.

251. HONESTIDADE - PENSAMENTO

"Nenhum homem é honesto até que seja honesto para com Deus."
  Roy Smith

252. HONRA - HUMILDADE – REPUTAÇÃO Mt 23.12

Segundo Henrique Ward Beecher, Daniel Webster, famoso na história política americana, é um exemplo para os nossos dias. Depois de esboçar os diversos meios pelos quais ele conseguiu ascensão sobre seus companheiros, Beecher acrescenta: "Ele sacrificou a todos em nome da presidência. Vendeu-se por ela, e vendeu-se a tal preço que foi considerado sem valor algum pelos que o compraram. Estes o ignoraram; seu coração foi quebrantado e ele morreu considerando toda a sua vida como um completo fracasso". Segundo Beecher, aí está o exemplo de um homem que abandonou sua clara visão do direito a fim de insinuar-se numa busca de posições e honras.
Quão diferente foi a atitude de Henrique Clay. Tendo sido convocado para assumir uma posição definida quanto à escravatura, preparou cuidadosamente seu argumento, e leu-o ao coronel Preston, pedindo-lhe a opinião.
Concordo inteiramente com seu ponto de vista, Sr. Clay - respondeu o coronel - mas creio que seria melhor deixar fora tais e tais partes. Exprimir tais opiniões, penso eu, vai prejudicar suas perspectivas quanto à presidência na minha parte do país.
Estou com a razão, senhor? - perguntou Clay.
Acho que está.
Então, senhor - disse Clay com decisão - não omitirei palavra alguma, nenhum til ou jota. Prefiro ser justo a ser presidente.
Precisamos de mais homens que prefiram servir humildemente no temor do Senhor, a sentar-se em lugares de honra.
"Quem a si mesmo se exaltar, será humilhado, e quem a si mesmo se humilhar será exaltado" (Mt 23.12). Diante da honra vai a humildade.

253. HONRA HUMANA - INTEGRIDADE - PRAZER NO MARTÍRIO

Savonarola, dominicano italiano, agitava Florença com seus sermões perturbadores. O Papa, desejando silenciar o caloroso pregador, ordenou que um bispo dominicano fosse a Florença tentar convencer o rebelado. "Santo Padre, obedecerei, mas desejo que sejam fornecidas armas", solicitou o bispo. "Que armas?", indagou o Papa. "Ora, esse monge prega que não podemos ter concubinas, nem cometer simonia ou viver licenciosamente. Se o que ele diz a esse respeito for verdade, como lhe replicarei?" "Ora, ora - respondeu o Papa - agrade o monge, trate-o com diplomacia. Se for necessário, ofereça-lhe um chapéu de cardeal. Mas, acalme-o." Savonarola recebeu bondosamente o último cartucho e ofereceu o suborno. A resposta do monge foi: "Venha ouvir meu sermão amanhã; dar-lhe-ei a resposta". E não foi sem surpresa que, no dia seguinte, o bispo ouvia ataques ainda mais severos aos erros da Igreja, ataques que culminaram com a declaração final que encerrava o assunto: "Não desejo outro chapéu vermelho senão o do martírio, colorido com o meu próprio sangue".

254. HONRA AO TRABALHO

alguns anos atrás, um rapaz, ao concluir seu curso na universidade, foi obrigado a suceder seu pai, como chefe dos negócios da família, ainda que inteiramente contra a sua vontade. Aquele jovem havia imaginado para si uma carreira mais importante, e havia se desapontado ao descobrir que não passava de um simples leiteiro da região. Além disso, descobriu outras dificuldades geradas na nova carreira. Tinha de negociar com os fazendeiros, de quem comprava o leite; tratar com dezenas de motoristas que guiavam os caminhões trazendo e distribuindo o leite. Além disso, os fregueses estavam sempre prontos a queixar-se por qualquer anormalidade quanto ao leite. Um dia a este moço, desanimado e confuso, começou a contar as suas dificuldades a um amigo.
O amigo ouviu por algum tempo e, então, interrompeu: "O que você tem? Você acha que é o único a ter dificuldades na vida? Se conhecesse a vida de alguns outros, haveria de ver que nada sabe! Você deveria esquecer esta idéia errônea de que é um leiteiro maltratado. Deveria dar valor ao fato de ser o homem incumbido da importantíssima tarefa de fornecer aos meninos desta cidade um leite puro e bom".
Esta nova idéia, pouco a pouco, penetrou no coração do jovem e transformou-lhe a vida. Viu a importância do seu trabalho, interessando-se no problema da boa alimentação para o povo, e começou a cooperar com outros a favor do melhoramento da cidade.
Assim foi resolvido o problema pessoal deste rapaz, porque mudou a concepção do seu próprio trabalho.

255. HUMILDADE

Era domingo. Abraão Lincoln participava do culto, em Washington, assentado no banco reservado ao presidente. Pelo corredor central, procurando lugar para sentar-se, veio andando um senhor idoso. Não encontrando lugar vago, preparava-se para voltar, quando um longo braço destacou-se do banco presidencial e uma voz bondosa acompanhou o gesto: "Sente-se aqui comigo"
Tal atitude era própria de Lincoln, que achara lugar, em seu grande coração, para o próximo.
Ivan Hagedorn

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...