Youtube

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ILUSTRAÇÕES DE SERMÕES - LETRA J





270. JESUS, SEU CARÁTER

Flávio Josefo, historiador que acompanhou o Gal. Tito no cerco de Jerusalém, escreve a respeito de Jesus:
"Por esse tempo viveu Jesus, homem sábio - se for próprio chamá-lo homem; porque foi Ele o autor de ações maravilhosas - mestre altamente categorizado, do qual os homens recebiam a verdade com prazer. Atraiu para si muitos judeus, bem como muitos gregos. Ele era o Cristo. E quando Pilatos, por instigação dos homens principais de nosso meio, o condenou à cruz, aqueles que desde o princípio o amaram não o abandonaram. Porque Ele lhes apareceu redivivo ao terceiro dia; os profetas divinos haviam predito estas e muitas outras maravilhas a seu respeito. E a seita dos cristãos, assim nomeada por causa dele, não se extinguiu até o dia de hoje."

271. JESUS, INCOMPARÁVEL                           Cl 1.17

"Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste" (Cl 1.17).
Napoleão estava certo quando disse: "Conheço os homens e posso lhes dizer: Jesus é mais que um homem. E impossível uma comparação entre ele e qualquer outro homem que já tenha vivido, porque ele era o Filho de Deus".
Emerson, filósofo e escritor norte-americano, respondeu corretamente àqueles que lhe perguntavam por que não incluiu Jesus em sua obra "Homens Representativos": "Jesus não foi propriamente um homem".
Arnold Toynbee, historiador britânico, sabiamente afirmou: "Quando paramos e fitamos nossos olhos nas praias distantes, uma figura simples emerge do oceano e logo domina todo o horizonte da História. E o Salvador".
Oração: Salvador meu, eu cultuo e venero teu nome, porque tu és o Cristo ressurreto, o Filho amado de Deus.

272. JESUS, SUA INFLUÊNCIA

O impacto de Jesus na História é muito superior ao que se poderia depreender dos breves registros de sua curta vida terrena, e é inexplicável dentro das circunstâncias em que viveu e morreu. Neste ponto, cito o testemunho de dois ilustres sábios, com a observação de que ambos não são cristãos. O primeiro é William E. H. Lecky, historiador e filósofo inglês. Declarou ele que o simples registro dos três breves anos da vida ativa de Jesus tem feito mais para regenerar e melhorar a humanidade do que todas as investigações dos filósofos e as exortações dos moralistas. Referiu-se a Jesus, dizendo: "Caráter ideal, que, diante de todas as mudanças através dos séculos, tem enchido os corações dos homens com apaixonado amor".
O segundo testemunho é de Ernesto Renan, o erudito francês que levou vários anos preparando-se para o sacerdócio católico-romano mas, dominado por dúvidas, terminou no ceticismo. Em seu livro "Obra de Jesus", Renan faz uma pausa quando relata o momento do Calvário. Dirige-se ao Homem na cruz nestes termos de apaixonado reconhecimento: "Tu estás destinado a tornar-te a pedra angular da humanidade, de tal maneira que arrancar teu nome deste mundo seria abalá-lo até os seus fundamentos". Renan conclui o livro com as palavras seguintes: "Qualquer que seja o imprevisto fenômeno do futuro, Jesus jamais será ultrapassado. Seu culto se renovará constantemente, a história de sua vida provocará lágrimas incessantes, seus sofrimentos acalmarão os corações; cada era proclamará que, entre os homens, ninguém nascido de mulher é maior do que Jesus".
J. S. Bonnell
 
273. JESUS, REI             Jo 18.37; At 1.11; Hb 4.16; Ap 1.7; 19.16

"Então lhe disse Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz" (Jo 18.37).
Disse um dia um norte-americano a John Kelman, da Escócia:
Os Estados Unidos precisam de um rei, um monarca absoluto!
Quê?! - exclamou, estupefato o escocês - um rei? Nesta grande democracia! Que quer o senhor dizer?
- Precisamos do Rei Jesus! - respondeu tranqüilamente. De fato carecemos dEle como nosso verdadeiro Rei, mesmo agora que Ele está em Seu reino de glória.
Jesus nasceu para ser Rei. "Para isso vim ao mundo", afirmou Ele. Hoje, Ele deseja reinar no coração dos homens. Seu reino se compõe de todos os que O proclamam Rei e Lhe votam fidelidade. Podemos marcar uma audiência com Ele, junto ao "trono da graça" (Hb 4.16), onde desabafamos o coração a Ele, em oração.
Um dia, em breve, o Rei Jesus aparecerá nas nuvens do céu. "Tem no seu manto e na sua coxa, um nome escrito: REI DOS REIS e SENHOR DOS SENHORES" (Ap 19.16). Sua vinda será visível: "...todo olho o verá" (Ap 1.7). Sua vinda será pessoal: "Esse Jesus, que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do modo como o vistes subir" (At 1.11). Bendita antecipação! Veremos o Rei Jesus tal qual é, e com Ele reinaremos para sempre.


274. JESUS, SALVADOR

Conta-se que Harriet Beecher Stowe, autora de A Cabana do Pai Tomás, quando menina, desejava de todo o seu coração ter o perdão de seus pecados, ser uma filha de Deus e fazer a sua vontade. Mas não compreendia como sair do estado de pecadora, sobre o qual repousava a ira de Deus, para tornar-se uma filha sua. Um dia, porém, seu pai, o Pastor Beecher, pregou um ser-mão sobre Jesus como o amigo que se oferece para salvar todo ser humano. Falou do grande amor em linguagem direta, simples e terna. Beecher, que se achava então com quatorze anos escutou todo o sermão com alegria sempre crescente, e sua alma inteira se encheu de gozo. Decidiu atender à chamada de Jesus tão naturalmente e com tanta alegria como uma ovelha segue seu pastor. Voltou para casa, naquele dia, com um sentimento novo de gozo e paz.

275. JUIZ E AMIGO
O homem assentado no banco dos réus mirava, com interesse, o juiz. Velhas recordações afloravam à sua memória e, de repente, veio a revelação: aquele juiz fora seu companheiro de escola, haviam-se assentado juntos nos bancos escolares, tinham sido bons amigos. No decurso dos anos, os rumos foram diferentes. Sentiu-se confiante: seu velho amigo não o condenaria. Mas, com calma e segurança, o juiz leu a sentença que condenava o réu a pagar multa de alto valor. "Não era possível! Como pôde um amigo fazer tal coisa?" E no coração do réu brotou uma célebre pontinha de amargura contra o mau amigo. Levado para uma sala à parte, ali encontrou o juiz que o esperava sor­ridente para dizer-lhe: "Sei o que está pensando. Mas compreenda que, como juiz, eu não poderia deixar de condená-lo. Agora, como amigo, quero ajudá-­lo. Aqui está o dinheiro para que você pague a multa".
A justiça divina exige a punição, mas o amor divino se manifesta no sangue de Cristo, que purifica de todo pecado.

276. JULGAMENTO - SANGUE DE CRISTO    1 Jo 1.7

Martinho Lutero certa vez sonhou que se achava perante Deus, no Dia do Julgamento. Satanás estava também presente, a fim de acusá-lo. Quando os livros foram abertos, o inimigo apontou muitos e muitos pecados, dos quais ele era de fato culpado. O coração dele se afundou em desespero.
Então lembrou-se da cruz e, virando-se para o diabo, o esmagou com estas palavras: "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 Jo 1.7).

277. JUVENTUDE - PSICOLOGIA

Quase todos os psicólogos afirmam, em seus estudos sobre a juventude, que o grande problema que ela enfrenta atualmente não é o sexo, é o tédio... Sim, o tédio. Quando houve um tumulto em Hampton Beach, em New Hamp­shire, Inglaterra, perguntaram aos jovens o que estava errado, e qual o motivo de eles agirem daquela maneira, ao que muitos responderam: "Está tudo uma droga". Uma vida tediosa é uma vida sem propósito, uma vida sem sentido.
Entregue a sua vida a Cristo, e você nunca mais terá um momento sequer de tédio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...