Youtube

domingo, 3 de novembro de 2013

ILUSTRAÇÕES PARA SERMÕES - LETRA E




190. EFICIÊNCIA - ÊXITO - REALIZAÇÃO

Wesley publicou trezentas e setenta e uma obras, que podem ser classificadas em: livros poéticos, filosóficos, históricos e teológicos.
Viajava oito mil quilômetros por ano, a cavalo; pregava anualmente setecentos e cinqüenta sermões; mantinha uma correspondência numerosíssima com personagens notáveis da Inglaterra, Estados Unidos e Austrália.
Como lhe foi possível realizar tanta coisa? Um dos segredos dessa eficiência estava no método que ele seguia e desejava que seus auxiliares também o fizessem. Ele é descrito nas palavras seguintes: "Sejam diligentes; nunca fiquem sem emprego. Nunca estejam sobremodo ocupados com coisas triviais. Não percam tempo. Nunca gastem em lugar algum mais tempo do que o absolutamente necessário. Sejam pontuais. Façam tudo exatamente em seu tempo próprio".

191. EGOISMO - MAR MORTO               At 20.35

"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer aos necessitados, e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar do que receber" (At 20.35).

Olhei o mar, e estava morto,
Embora as neves lá do Hermom e o bom Jordão
Lhe dessem do alimento o seu conforto.
Por que tal sorte assim? Veio então a resposta:
"Ah, quanto mais recebe, mais este mar guarda!
Aos afluentes seus a morte ali aguarda
Pois esse mar recebe mas não dá, oh não!"
Ó mar, Mar Morto! ensina-me bem claro
Que apego egoísta nos destrói assim!
Senhor, que eu dê por Ti mesmo o mais caro;
E pra que o faça, vem viver em mim.
(Revista do Colégio Chapman)

192. EMBRIAGUEZ, SUAS CONSEQUÊNCIAS

Soube-se de um bêbado que, entrando em certo bar, pediu uma dose de cachaça. O dono do estabelecimento recusou satisfazer seu desejo, pois havia sido intimado a não mais vender álcool àquele homem. O pobre bêbado ofereceu muito dinheiro, insistiu com toda força, mas o taberneiro permaneceu inflexível, dizendo:
- Você tem estado doente estes últimos tempos, com tremores, etc. Não vou vender-lhe bebida!
O bêbado, então, afastou-se do balcão e ficou observando o vai-e-vem dos fregueses. Em dado momento, entraram dois moços, assentaram-se e pediram bebidas. Todo solicito, o dono do bar os serviu. Vendo isto, o arruinado ébrio aproximou-se e disse:
- Vender álcool a mim seria melhor do que a estes moços: eu já estou estragado, já sou um farrapo humano, um farrapo de corpo e alma, não há mais esperança de felicidade para mim. Mas estes moços estão numa bela idade, e se começam a beber estragarão suas vidas também. Quando eu era moço, forte como eles, o senhor me vendia toda sorte de bebidas, agora, recusa-me e continua a destruir a vida jovem de outros!


193. ENTREGA TOTAL A CRISTO - FIDELIDADE - HONESTIDADE

Certa senhora levava consigo uma caixa de preciosíssimas jóias, ao deixar sua casa para uma viagem. Pediu a uma pessoa amiga que garantisse a guarda e a responsabilidade sobre o valioso material. Após receber tal promessa, entregou a caixa aos cuidados da "guardiã". Mas, refletindo sobre a possibilidade de, na sua ausência, a pessoa usar algumas das jóias, a senhora voltou e levou três preciosidades consigo. Ao retornar ao lar, seu primeiro cuidado foi com a caixa de tão preciosos adornos, certificando-se de que tudo lá estava. Uma por uma das jóias foi examinada e encontrada em perfeito estado. A amiga havia sido fiel, pois guardara tudo com zelo. Entretanto, das três que levara consigo, uma perdera-se no caminho e não pôde ser recuperada. Quem era a responsável? A amiga? Certamente não, pois ela guardara apenas "o que lhe fora entregue". Sem dúvida, teria guardado seguramente também as jóias que sua amiga levara, e que não deixara a seu cuidado. Igualmente, aquilo que não temos entregue a Cristo jamais poderemos espe­rar que ele o guarde! (J. B. Figgis)

194. ESCOLHA - ILUSÕES - PAGANISMO

A moral universal de inúmeros contos ensina que se a escolha não vier da mão de Deus, seria muito melhor não ter aparecido a oportunidade.
Tomemos a exemplo algumas delas: a história de Mides, que desejou transformar tudo quanto tocasse em ouro, termina com o herói constrangido numa agonia de fome, a pedir que o dom lhe fosse retirado. Na história de Ti­thano, ele pede imortalidade e vai enfraquecendo até a verdadeira miséria, quando é libertado da sua oração insensata. No caso de Gyges, seu anel o tornou invisível e acabou transformando-o de um pastor inocente a um rei culpado. E há ainda a história de Fausto, que relata toda a angústia melancólica e receios que permeiam a sociedade e os desejos da carne.
Todos estes contos têm um ponto em comum: a vaidade e a loucura de desejos inoportunos. Sim, todos os dons, com exceção dos espontâneos dons do céu, são como o ouro de fadas: acabam em pó.

195. ESCOLHA - MENSAGEM DO NATAL - REGENERAÇÃO Mt 5.1-12

Uma mulher surda foi convidada com insistência a tomar vinho e ir ao cinema para celebrar o Natal de 1921. A caminho do teatro, ela viu um grande cartaz com a citação do mártir João Huss: "O nação tcheca, volta para Cristo". A escadaria de mármore do edifício conduzia para duas direções: à esquerda, o cinema e à direita, um antigo salão de danças, transformado em lugar de oração.
Ela voltou-se para a direita e entrou no salão de oração. Ouviu atenciosamente a mensagem, através de um fone, embora este estivesse muito ruim. Noite após noite, ela ali voltou e ouviu com grande interesse. Logo aceitou Cristo como seu Salvador pessoal. Agora, viúva, ela ainda o segue fielmente, nunca perdendo a oportunidade de dar testemunho de Jesus e cantar cânticos de louvor perante todos os que a ouvem.
Quantos há hoje em dia que não ouvem por causa da indiferença! A todos estes Cristo convida a ajuntar tesouros para a vida eterna.
Mariam Bartak (Tchecoslováquia)

196. ESCRITURA - EVANGELHO: PODER DE DEUS                  2 Tm 3.16

"Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça" (2 Tm 3.16).
O escritor Lew Wallace duvidava da Bíblia e resolveu escrever uma novela, "Ben-Hur", a fim de provar ser falso o cristianismo. Contudo, estudando com atenção as Escrituras, Wallace descobriu nelas justamente "...a repreensão, ...a correção... e a educação na justiça" de que tanto precisava. A Palavra de Deus de tal forma lhe transmudou o pensamento que acabou por escrever a novela em alto tributo ao recém achado Senhor.
Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros. Isaque New­ton referiu-se aos Evangelhos como "a mais sublime filosofia da Terra". Goe­the disse: "Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim". Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro do Céu. E são do romancista Coelho Neto, as palavras: "Homem de fé, o Livro de minh'alma aqui o tenho: é a Bíblia o pão para minha fome de consolo, a luz nas trevas das minhas dúvidas, o bálsamo para as dores das minhas agonias... Eis o livro que é a valise com que ando em peregrinação pelo mundo. Tenho nele tudo".

197. ESPERANÇA - MEDOS                      SI 27.1

"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo?" (Sl 27.1).
Hoje, muitas pessoas vivem sob o domínio do medo. Num estudo recente, um psiquiatra mostrou que o maior problema que os seus pacientes enfrentavam era o medo. Medo de acabar louco, de suicidar-se, da solidão, ou medo de sofrer do coração, de câncer, de desastres ou da morte. Nosso mundo está se tornando um mundo de pessoas medrosas. O nosso pais (E.U.A.) está se tornando uma nação de pessoas medrosas. Através dos tempos, em épocas de tribulações, tentações, privações e crises, Deus tem se empenhado em encorajar os corações daqueles que o amam. A Bíblia está cheia de garantias do auxilio e do conforto de Deus em todas as formas de problemas que podem instaurar o medo nos corações. Ainda hoje, o cristão pode ler a Bíblia com a convicção de que Deus está pronto para libertar a pessoa que nele deposita sua fé e confiança. O cristão pode olhar para o futuro confiante, com esperança e alegria, sem medo, desânimo ou desespero.

198. ESPÍRITO CRISTÃO - LUIZ XIV - PERDÃO - PERSEGUIÇÃO

Entre os quinhentos mil huguenotes exilados na Holanda pela perseguição de Luiz XIV, encontrava-se Sawin, um grande pregador. Em um de seus sermões da série publicada em seis volumes, referiu-se ele ao seu perseguidor nos seguintes termos, que bem revelam a nobreza do cristianismo:
"E tu, terrível príncipe, que uma vez honrei como meu rei e que ainda respeito como azorrague nas mãos do Todo-poderoso Deus, tu terás uma parte nos meus melhores votos! Estas províncias que tu ameaças, mas que o braço de Deus protege; este país, que encheste de refugiados, mas fugitivos animados pelo amor; estas paredes, que contêm mil mártires feitos por ti, mas aos quais a religião torna vitoriosos; todos estes ainda ressoam bênçãos em teu favor. Permita Deus que a venda fatal, que esconde de teus olhos a verdade, possa cair. Que Deus esqueça os rios de sangue com que inundaste a terra, os quais o teu reino fez que fossem derramados. Que Deus apague do seu Livro as injúrias que nos fizeste e, enquanto recompensa os sofredores, que perdoe aqueles que nos causaram tanto sofrimento. O Deus que te fez um ministro dos seus juízos para nós e para toda a Igreja faça-te um despenseiro dos seus favores, e um administrador da sua Graça."

199. ESPÍRITO DE CRISTO - FACE, SEU OUTRO LADO
No quartel onde certo soldado dormia, outro soldado se ajoelhava, todas as noites, ao lado de sua maca para orar. O soldado incrédulo não gostava daquilo. Uma noite, quando o outro orava, ele pegou as suas próprias botas enlameadas e, levantando-se, atirou-as na cabeça de seu companheiro. Por um momento, este sentiu grande dor e ficou meio tonto.
Na manhã seguinte, quando o soldado que lhe atirara as botas sujas de barro acordou, encontrou-as limpas e engraxadas. Logo descobriu que o companheiro a quem ele ferira tinha feito aquilo. "Era demais", testemunhou ele mais tarde. "Finalmente, ele me conduziu Àquele que pode criar no homem um espírito tal".
Quando o amor de Cristo enche nossos corações, ele nos habilita a brilhar como luzes no mundo, a pagar o mal com o bem, conduzindo a Cristo almas necessitadas de salvação.
 Laura S. Emerson (Indiana)

200. ESPIRITO SANTO - O CONSOLADOR

O Espírito Santo é como a água - purificador, refrescante, farto e gratuito. É como o fogo - purificador, iluminante, esquadrinhador. E como o vento - independente, poderoso, observável em seus efeitos, vivificante. E como o azeite - próprio para curar, confortador, iluminante, consagrador. E como a chuva e o orvalho - reanimador, abundante, imperceptível, penetrante. É como a pomba - manso, delicado, inocente, perdoador. E como a voz - fala, guia, adverte, ensina. E é como o selo - imprime, assegura e comunica autenticidade.

201. ESPÍRITO SANTO, SEUS FRUTOS            Zc 4.6

"Não por força, nem por violência, mas pelo meu espírito, diz o Senhor dos Exércitos" (Zc 4.6).
É possível compreendermos como a vida cheia do Espírito é abundante, ao pensarmos na sua obra. Ele transforma o caráter, inspira o verdadeiro culto, ajuda os que buscam Cristo a encontrá-lo, comunica uma mente sã, vivifica todas as faculdades, dignifica e enobrece, faz lembrar a verdade, ajuda os discípulos na luta contra as forças satânicas, defende toda alma contrita, revela as coisas profundas de Deus, revela Cristo em Seus seguidores, coopera na proclamação da Palavra, habilita os homens para os deveres da igreja e lhes outorga dons prometidos na comissão evangélica, além de desenvolver em todos quantos o recebem as maravilhosas graças, conhecidas como os frutos do Espírito.

202. ESPÍRITO SANTO, SUA OBRA                  Rm 9.17

"Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra" (Rm 9.17).
Walter Knight conta a história de um menino que acabara de aceitar Cristo; seu nome era João. O garoto, então, perguntou a seu pai:
- Como vou crer no Espírito Santo se nunca o vi?
Ao que o pai, eletricista, replicou:
- Eu lhe mostrarei. Venha por aqui.
A seguir, João foi com seu pai à casa das máquinas, onde estavam os geradores de energia.
- E daqui que vem a força que esquenta nosso chuveiro e nos dá a luz. Não podemos ver a força, mas ela está nas máquinas e nos fios.
- Eu creio na eletricidade - concluiu o menino.
- Pois é - emendou o pai - você crê nela, embora não a veja. Você crê porque vê o que ela faz. Assim também você pode crer no Espírito Santo, porque pode ver o que ele faz na vida das pessoas, quando elas se entregam a Cristo e recebem o seu poder.

203. ETERNIDADE - VIDA ETERNA                 Lc 18.30

"...que não receba no presente muitas vezes mais, e no por vir a vida eterna" (Lc 18.30).
Que duração tem a vida eterna? Isto nós não podemos compreender, apesar das muitas ilustrações interessantes para descrevê-la.
Disse alguém que se o mundo se transformasse em uma esfera de aço, e uma formiga caminhasse por cima dela, durante um dia a cada cem anos, a eternidade haveria começado quando o animalzinho tivesse percorrido o globo em todas as direções possíveis.
Outro indivíduo, referindo-se ao mesmo assunto, disse: "Adicionai séculos a séculos, multiplicai-os pelas folhas das árvores, pelas areias do mar, pelo pó da terra, e ainda assim não estareis mais perto do fim da eternidade do que quando começastes a calcular".

204. EVANGELHO - RESISTÊNCIA

Estava, um dia, o evangelista Moody conversando com um escocês que, após uma conversão aparentemente maravilhosa, recaíra nas garras de um hábito pecaminoso.
- Que há comigo? Não haverá auxílio para mim? - rogou ele ao homem de Deus.
- Meu amigo - respondeu Moody - seu mal é que o senhor aceitou apenas metade do evangelho. Cristo não só morreu para salvá-lo da pena do pecado (esta é uma metade do evangelho); a outra metade é o fato de que a Ele foi entregue todo o poder no céu e na terra, para Lhe dar a vitória sobre a influência dominante do pecado.

205. EVANGELHO, PALAVRA DE DEUS - RIQUEZA
Sl 105.42; Ez 12.25; Rm 10.14

Faz dez anos, um velho marujo britânico foi preso nas ruas de uma cidade da Geórgia, por estar metido em briga. Não conseguiram identificá-lo imediatamente e, como não pudesse pagar a fiança, permaneceu na cadeia. Ali adoeceu, vindo a falecer. Através de investigações, as autoridades descobriram que o velho era herdeiro de uma fortuna considerável. Sem o seu conhecimento, uma tia distante o incluíra em seu testamento, cabendo-lhe uma fortuna de milhões de dólares. Não pudera, obviamente, fazer uso de tais recursos, cuja existência ignorava, para a sua libertação.
A palavra de Deus acha-se repleta de auxilio e esperança para o cristão militante. Existe uma promessa para cada ocasião de necessidade. O que Deus (Promete. Ele é capaz de cumprir (cf. Ez 12.25). Deus sempre se lembra de Sua manta Palavra e promessa (cf. SI 105.42).
"Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?" (Rm 10.14).

206. EVANGELHO, SEU PODER              2 Co 3.2

"Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens" (2 Co 3.2).
Um missionário perguntou certa vez a um notável converso o que mais o influenciara a se tornar seguidor de Cristo. O crente, que antes de se converter fora muito ímpio, deteve-se um momento antes de responder.
- Estes olhos já viram muitos males - começou ele lentamente - e estas mãos praticaram muito pecado e violência. Minha mente está constantemente premeditando e forjando o mal. Mas...
O converso fez prolongada pausa. Depois continuou:
- Mas quando meus amigos que haviam sido ladrões deixaram de roubar, quando mentirosos começaram a dizer a verdade, quando homens cruéis se tornaram bondosos, conclui que devia haver na religião cristã algo de valor. Vi isso não no templo, mas na vida deles.
Sem dúvida, haverá maior número de pessoas no reino de Deus por terem visto sermões, do que por os terem ouvido. Paulo diz que somos "cartas... conhecidas e lidas por todos os homens".

207. EVANGELHO, SEU PODER NO ZIMBÁBUE
1 Pe 2.1-10

Antes da colonização européia no Zimbábue, os nativos moviam guerras uns contra os outros. Os mashanganis, povo forte e aguerrido, viviam no Sul; e os mashonas, mais pacíficos, no Norte. Eram freqüentes as invasões dos guerreiros mashanganis às aldeias dos mashonas.
Estes colocavam sentinelas com trombetas nos picos das montanhas para que avisassem os seus habitantes da aproximação dos mashanganis. Ouvindo as trombetas, os mashonas evacuavam as suas choças e se escondiam em ca­vernas. Chegando às aldeias, os inimigos procediam ao saque e levavam tudo o que queriam, mas não encontravam homens para matar, nem mulheres para levar cativas.
Desde que o cristianismo entrou no Zimbábue, tem havido paz entre os nativos. Mas ainda são necessários os toques de trombeta. Agora, os cristãos é que são chamados a tocar trombetas, avisando os homens dos perigos do pecado e anunciando o evangelho da paz.
Obediah Manjengwa (Zimbábue)

208. EVANGELHO, SUA PRÁTICA                                                 Ez 33.32

"Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, quem tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra" (Ez 33.32).
Estava um missionário falando a um grupo de hindus. De súbito, uma das senhoras se levantou e retirou-se. Pouco depois voltou, ouvindo com mais atenção que antes.
No final do culto, o missionário lhe perguntou o motivo de sua saída.
- O senhor sabe - respondeu ela - eu fui perguntar a um de seus servos se o senhor realmente pratica as coisas que prega. Ele me afirmou que sim, e eu voltei mais interessada que antes. E estou ansiosa por ouvir mais de alguém que vive aquilo que ensina aos outros.

209. EVANGELHO, REGENERADOR E PODEROSO - MENSAGEM DE  CRISTO             Rm 5.1-10

Certo dia, em alto mar, a caminho de casa, um oficial da Marinha resolveu, sem qualquer motivo, abandonar a sua esposa, que vivia em Nova Iorque. Sob o domínio daquele ímpeto, lançou ao mar a Bíblia que ela lhe havia dado de presente.
Depois de duas semanas de vida pecaminosa e infeliz num porto, ele ouviu a pregação do evangelho numa igreja e começou a pensar seriamente na loucura que cometera. Então, foi até a frente, chorando, confessando seus pecados e pedindo ao evangelista que o aconselhasse. Este, imediatamente, respondeu: "Escreva a sua esposa; conte-lhe o que se passou com o senhor hoje, aqui. Se ela for cristã, ela o perdoará".
Alguns dias depois, com a face radiante pelo gozo da nova vida que encontrara, o oficial procurou o pregador para mostrar-lhe uma carta, na qual a sua esposa lhe assegurava seu perdão e seu amor.
R. Roseway Robbins (Califórnia, E.U.A.)

210. EVANGELHO TRANSFORMADOR

Um ateu, querendo ridicularizar um crente humilde e de poucas letras, perguntou-lhe:
- Sabe você alguma coisa a respeito de Cristo?
- Sim, pela graça de Deus! - foi a resposta.
- Então, diga-me: quando nasceu Ele?
E lá veio uma resposta errada.
- Que idade tinha quando morreu?
Nova resposta incorreta. E assim prosseguiram mais perguntas, e mais respostas erradas. E o ateu concluiu:
- Está vendo? Você não conhece Jesus...
- Há coisas a respeito de Jesus de que pouco sei - foi a resposta humilde do novo crente - mas de uma coisa estou muito seguro: três anos atrás eu era um dos piores beberrões desta cidade. Três anos atrás minha esposa era uma mulher infeliz e meus filhos tinham medo de mim como se eu fosse uma fera. Hoje eu sou um dos homens mais felizes do mundo. E minha família também é feliz. Isso Cristo fez por mim e disso estou bem certo.
 
211. EVANGELHO TRANSFORMADOR                    Ef 4.24

"E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade" (Ef 4.24).
No Texas, E.U.A., conta-se a história de um homem que costumava amarrar seu cavalo todo dia de manhã em frente a um bar. Certa manhã, o dono do bar saiu um pouco e notou que o cavalo estava amarrado defronte da igreja. Viu o homem na rua e o chamou.
- Ei, por que o seu cavalo está parado em frente à igreja hoje?
O homem respondeu:
- E que ontem à noite eu me converti numa série de conferências e resolvi estacionar em outro lugar.
Isto é nascer de novo. Converter-se significa estacionar em outro lugar.
Oração: Senhor, ajuda-me a viver de tal maneira que as pessoas percebam que estou estacionado na liberdade do teu amor.

212. EVANGELHO VIVIDO - SEGUIR FIELMENTE JESUS

"Irmãos, sede imitadores meus, e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós" (Fp 3.17).
Conta-se a história de um velho cego que sempre levava consigo uma lanterna acesa, quando saia à noite.
- O senhor não sabe quando é dia ou noite, disse-lhe alguém certa vez; por que leva sempre consigo essa lanterna?
- Oh! - respondeu o velho - trago comigo a luz para que os outros não tropecem em mim!
"Sede meus imitadores", adverte o apóstolo. Em outras palavras: "Por toda parte por onde andares, leva contigo uma luz, a fim de que não causes tropeço a ninguém".

213. EVANGELHO VIVIDO, SUA APLICAÇÃO

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus (Mt 7.21 )."
Um ministro e um fabricante de sabão não-cristão caminhavam ambos rua abaixo.
- Bem, meu amigo - começou o fabricante de sabão -, o evangelho que o senhor prega não parece ter realizado grande soma de benefícios. Existe ainda boa porção de pecado e pecadores no mundo!
Por uns momentos, o ministro deixou sem resposta a acusação. Logo os dois passaram junto de um grupo de crianças sujas, que brincavam na lama.
- O sabão não tem trazido muitos benefícios ao mundo - observou o ministro - ainda existe muita sujeira e muita gente suja...
O fabricante de sabão foi ligeiro em responder ao pastor:
- Oh, o sabão é muito bom, mas tem de ser usado!
- Exatamente - volveu o ministro - o mesmo se dá com o evangelho, ele tem de ser aplicado à vida!

214. EXEMPLO SUPREMO DE CRISTO - OLHANDO PARA CRISTO

Conta o Dr. Stanley Jones que conversava com um hindu de alta posição social, procurando convencê-lo a ser cristão. A certa altura da conversa, o hindu argumentou; "O Ocidente tem cometido muitos erros". "Concordo com o senhor plenamente", respondeu o Dr. Jones. Mas o hindu persistia. "Sem querer ofendê-lo, o senhor concorda que os norte-americanos têm-se mostrado falhos e têm errado na política em relação a nós?" "Mas, claro; estou plenamente de acordo!" Um tanto contrafeito, o hindu lançou seu último cartucho: "O senhor, Dr. Jones, o senhor mesmo tem defeitos". E o experiente missionário concluiu: "Nem há dúvida! Ninguém melhor do que eu para saber dos meus defeitos! Mas, querido amigo, preste atenção ao que lhe venho dizendo. Eu não prego ao senhor o Ocidente! Nem a América do Norte! Nem Stanley Jones! Eu prego ao senhor e ao seu povo o evangelho de Jesus Cristo! Que é que o senhor pode alegar contra Jesus?" Rendeu-se então o hindu, porque nada tinha contra Jesus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...