Youtube

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

UNÇÃO PELOS DOENTES



UNÇÃO

NOTA: Desculpem a formatação deste texto, mas por incrível que pareça não consegui acertar as margens.

EM NOME DO SENHOR

Os homens são apenas os instrumentos; os milagres de recuperação e do perdão do pecado são expulsos no nome de Jesus Cristo ( ver Marc. 16:17 e Actos 3:16). O serviço completo, incluindo a aplicação do óleo e a oferta da oração, deve ser feito em harmonia com a vontade do Senhor.
A oferta da oração para qualquer propósito é um sério empreendimento, porque implica que o homem tenha vontade sincera para cooperar com Deus e para obedecer a todos os Seus mandamentos.
A ausência de completa sinceridade invalida qualquer oração (ver Salm. 66:18).
Consequentemente, o membro doente não pode esperar as bênçãos de Deus se não houver um sincero desejo de abandonar práticas que puderam, em parte pelo menos, ter causado a sua enfermidade e de futuro viver em harmonia com as leis da saúde.

Grego “sozo” “salvar da destruição”, “curar”, “salvar”.
O NT relata exemplos de curas instantâneas e milagrosas (ver Mat. 9:22; Marc. 6:56; Actos 3:7 e 14:8-10). Contudo, é bom lembrar que nem todo o homem de fé e devoção a Deus foi curado (ver ll Cor. 12:7-10; cf. Medicina e Salvação, Pág.230). Assim, Tiago pode ser compreendido da seguinte forma: “A oração da fé salvará o doente se o Senhor achar que é o melhor para ele”

A recuperação da saúde em resposta à oração pode ser imediata ou pode acontecer gradualmente. Pode vir directamente através de um acto divino que transcende a lei natural do finito conhecimento do homem, ou pode acontecer indirectamente – e mais gradualmente  pela guia divina na aplicação de remédios naturais.

O último processo não é menos uma resposta à oração do que o primeiro e é verdadeiramente uma manifestação do amor, sabedoria e poder divinos.

O cristão maduro reconhecerá que Deus não faz pelo homem, aquilo que ele próprio pode fazer ou que outros podem fazer por ele. O cristão maduro, compreenderá que o amor e sabedoria divinos, não fazem, pelo menos como regra, provisões sobrenaturais, para aquilo que pode ser feito por meios naturais, através da aplicação inteligente de princípios científicos conhecidos. (SDABC Vol. 7, Pág. 540 e 541).


A ORAÇÃO ESPECIAL PELOS DOENTES, A IMPOSIÇÃO DE MÃOS E A UNÇÃO DEVEM SER PRATICADAS

Motivos de Gratidão

“... Oh! Quão gratos devemos ser por Jesus estar desejoso e ser capaz de levar todas as nossas enfermidades e fortalecer-nos e sarar todas as nossas doenças, se for para o nosso bem e para a Sua glória. Alguns morreram nos dias de Cristo e nos dias dos apóstolos, porque o Senhor sabia precisamente o que era melhor para eles”.
E.G.White, Medicina e Salvação, Pág. 17

Devemos Orar Pelos Doentes Hoje, Como os Discípulos de Outrora

“O divino Médico acha-se presente na câmara do enfermo; ouve toda a palavra das orações que lhe são dirigidas na simplicidade de uma fé genuína. Seus discípulos hoje têm de orar pelos doentes, da mesma maneira que faziam os de outrora. E haverá restabelecimentos, pois a oração da fé salvará o doente”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 214 e 215

A Unção deve ser Praticada

“Entendo que o texto de Tiago deva ser posto em prática quando a pessoa está enferma em seu leito, se ela chama os Anciãos da Igreja e eles seguem as indicações de Tiago, ungindo o doente com óleo em nome do Senhor, orando sobre ele a oração da fé”.
E.G.White, Medicina e Salvação, Pág. 17

Deus Deu Instruções Definidas Através de Tiago

“Porque são os homens tão relutantes para confiar Naquele que criou o homem e que, por meio de um toque, uma palavra, um olhar, pode curar toda a espécie de doenças? Quem é mais digno de nossa confiança do que Aquele que fez tão grande sacrifício em prol da nossa redenção? Nosso Senhor nos deu instruções definidas, por intermédio do apóstolo Tiago, quanto ao nosso dever em caso de doença. Quando falha o auxílio humano, Deus será o ajudador de Seu povo. ... Se os professos seguidores de Cristo com pureza de coração, exercessem tanta fé nas promessas de Deus como a que depositam nas instrumentalidades satânicas, experimentariam na alma e no corpo, o poder vivificador do Espírito Santo”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 457


ORAÇÕES: COMO APRESENTÁ-LAS, A INSISTÊNCIA E A SUA RESPOSTA
Não Prescindir da Oração Pelos Doentes

“Na oração pelos enfermos, é necessário ter fé; Pois isto está de acordo com a Palavra de Deus. (Tiago 5:6) Dessa maneira, não podemos prescindir da oração pelos doentes e deveríamos sentir-nos muito tristes se não nos fosse dado o privilégio de nos aproximarmos de Deus e colocar perante Ele todas as nossas fraquezas e enfermidades, contar ao compassivo Salvador tudo acerca dessas coisas, crendo que Ele ouve as nossas petições”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 380

A Imposição das Mãos Sobre os Doentes Foi Uma Ordem de Cristo

“O Salvador dedicou mais tempo e trabalho em curar dos seus males os doentes, do que em pregar. Suas últimas instruções aos apóstolos, Seus representantes na terra, foi no sentido de porem as mãos sobre os doentes para que eles pudessem recuperar-se. Quando o Mestre voltar, louvará Ele aqueles que tiverem visitado os doentes e suprido as necessidades dos aflitos”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 34 (Cf. Serviço Cristão Pag. 135.)

A Imposição das Mãos Sobre os Doentes Foi Uma Ordem de Cristo

“... Em cada cidade, cada vila, cada aldeia pela qual passava com a solicitude de um Pai amorável colocava Ele as mãos sobre os aflitos, tornando-os sãos e falando palavras da mais terna simpatia e compaixão. Quão preciosas lhes eram Suas Palavras! Dele fluía uma corrente de poder curativo que tornava são o enfermo. Curava Ele os homens e as mulheres com decidida espontaneidade e com alegria sincera, pois Se sentia feliz em poder devolver saúde ao sofredor”
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 526

Porque Não Curamos os Doentes Como Fazia Cristo

“Podeis perguntar: Porque, então, não nos valermos da obra e curarmos os doentes como fazia Cristo? Respondo: não estais preparados. Alguns têm crido; alguns têm sido curados; mas há muitos que se tornam doentes por intemperança no comer ou por condescenderem com outros hábitos erróneos. Ao ficarem doentes, oraremos em seu favor para que se levantem, a fim de que continuem a mesma  obra novamente? Deve haver uma reforma em nossas fileiras; cumpre que as pessoas alcancem mais elevada norma antes que possamos esperar que o poder de Deus se manifeste de maneira acentuada em favor da cura dos doentes”.
E.G.White, Medicina e Salvação, Pág. 16


ORAÇÃO ESPECIAL PELOS ENFERMOS É UM ACTO MUITO SOLENE

A Oração Pelos Enfermos É Um Assunto Solene

“A oração pelos enfermos é uma das coisas mais solenes e não devemos empenhar-nos nessa obra de maneira descuidada e apressada. Deve-se fazer investigação quanto a se os que querem ser abençoados com a saúde têm condescendido em maledicência, desunião e dissensão. Têm eles semeado a discórdia entre os irmãos e irmãs da Igreja? Se essas coisas forem praticadas, devem ser confessadas diante de Deus e da Igreja. Quando os erros forem confessados, os motivos de oração podem ser apresentados a Deus com ardor e fé, na medida em que o Espírito de Deus actuar sobre vós”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 374

A Oração Pelos Enfermos É Um Assunto Soleníssimo

“Temos na Palavra de Deus instruções relativas à oração especial pelo restabelecimento de um doente. Mas tal oração é um acto soleníssimo e não o devemos fazer sem atenta consideração. Em muitos casos de oração pela cura de doentes, o que se chama fé não é nada mais que presunção”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 215


IMPEDIMENTOS PARA A ORAÇÃO A FAVOR DOS DOENTES

Impedimentos para a Oração dos Enfermos

“Muitos têm esperado que Deus os guardasse de doenças, tão somente pelo facto de Lhe haverem pedido que assim o fizesse. Deus, porém, não atendeu suas orações, porque sua fé não foi aperfeiçoada pelas obras. Deus não operará nenhum milagre para preservar de enfermidades os que não têm nenhum cuidado consigo mesmos, mas estão violando constantemente as leis da saúde e nenhum esforço fazem para evitar a doença. ...Deus não operará de maneira miraculosa para preservar a saúde de pessoas que estão seguindo uma conduta certa para se tornarem doentes, por sua falta de atenção para com as leis da saúde”.
E.G.White, Medicina e Salvação, Pág. 13,14

Impedimentos para a Oração dos Enfermos

“Vi que o motivo por que Deus não ouvia mais plenamente as orações de Seus servos pelos doentes entre nós, era que Ele não poderia ser glorificado nisto, enquanto eles estivessem violando as leis da Saúde. E vi também que a reforma da saúde e o Instituto de Saúde  preparem o caminho para que a oração da fé possa ser plenamente atendida. A fé e as obras devem andar de mãos dadas no aliviar os aflitos que há entre nós e em prepará-los para glorificar a Deus aqui e serem salvos na vinda de Cristo”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 247

Reforma Antes de o Poder de Deus Operar

“Podeis perguntar: Porque, então, não nos valermos da obra e curamos os doentes como fazia fazia Cristo? Respondo: não estais preparados. Alguns têm crido; alguns têm sido curados; mas há muitos que se tornam doentes por intemperança no comer ou por condescenderem com outros hábitos erróneos. Ao ficarem doentes, oraremos em seu favor para que se levantem, a fim de que continuem a mesma obra novamente?
Deve haver uma reforma em nossas fileiras; cumpre que as pessoas alcancem mais elevada norma antes que possamos esperar que o poder de Deus se manifeste de maneira acentuada em favor da cura dos doentes”.
E.G.White, Medicina e Salvação, Pág. 16

Reforma Antes de o Poder de Deus Operar

“É trabalho perdido ensinar o povo a volver-se para Deus como Aquele que lhes cura as enfermidades, a menos que sejam também ensinados a renunciar aos hábitos nocivos. Para que recebam Sua bênção em resposta à oração, devem cessar de fazer o mal e aprender a fazer o bem. Seu ambiente deve ser higiénico, correctos os seus hábitos de vida. Devem viver em harmonia com a lei de Deus, tanto a natural, como a espiritual”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 215,216

Impedimentos para a Oração dos Enfermos

“Os que querem satisfazer o seu apetite e depois sofrem por causa da sua intemperança e tomam drogas para se aliviarem, podem estar certos de que Deus não interferirá para preservar a saúde e a vida que estão, temerariamente, sendo postas em perigo. A causa produziu o efeito. Como último recurso, muitos seguem as indicações da Palavra de Deus e pedem as orações dos anciãos da Igreja em favor da restauração de sua saúde. Deus não considera apropriado responder a orações feitas em favor de tais pessoas, pois Ele sabe que se lhes fosse restaurada a saúde, eles a sacrificariam novamente sobre o altar do apetite pervertido ”.
E.G.White, Medicina e Salvação, Pág. 14

Impedimentos para a Oração dos Enfermos

“A oração pelos enfermos é uma das coisas mais solenes e não devemos empenhar-nos nessa obra de maneira descuidada e apressada. Deve-se fazer investigação quanto a se os que querem ser abençoados com a saúde têm condescendido em maledicência, desunião e dissensão. Têm eles semeado a discórdia entre os irmãos e irmãs da Igreja? Se essas coisas forem praticadas, devem ser confessadas diante de Deus e da Igreja. Quando os erros forem confessados, os motivos de oração podem ser apresentados a Deus com ardor e fé, na medida em que o Espírito de Deus actuar sobre vós”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 374

Impedimentos para a Oração dos Enfermos

“Nas orações feitas a favor da irmã F. Houve confusão de sentimentos. Alguns se revelaram fanáticos, sendo movidos apenas por um impulso de momento. Tinham zelo, porém não com entendimento. Outros olhavam o grande resultado que ali deviam presenciar e como que triunfavam antes da vitoria estar ganha. Havia ali muito desse espírito de jéu: ‘Vai comigo e verás o meu zelo para com o Senhor’. (ll Reis 10:16) Em vez dessa confiança própria, deviam manifestar espírito de humildade e desconfiança própria, chegando-se para Deus com o coração contrito e arrependido ”.
E.G.White, Testemunhos Selectos Vol. l,

Oração e Jejum de Nada Servem se Houver Procedimento Erróneo

“Nesses casos de aflição, em que Satanás exerce domínio sobre a mente, devia proceder-se antes da oração a um exame escrupuloso de si mesmo a fim de verificar se existem pecados que precisam ser confessados e abandonados. É mister que haja profunda humilhação da alma diante de Deus e se tenha confiança humilde nos merecimentos do sangue de Cristo. A oração e o jejum nada conseguem, enquanto o coração estiver alheado de Deus por um procedimento erróneo”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág.377

Impedimentos para a Oração dos Enfermos

“Vi que o motivo porque Deus não ouvia mais plenamente as orações de Seus servos pelos doentes entre nós, era que Ele não poderia ser glorificado nisto, enquanto eles estivessem violando as leis da saúde. E vi também que a reforma da saúde e o Instituto de Saúde preparem o caminho para que a oração da fé possa ser plenamente atendida. A fé e as obras devem andar de mãos dadas no aliviar os aflitos que há entre nós e em prepará-los para glorificar a Deus aqui e serem salvos na vinda de Cristo”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág.247


O PAPEL DA CONFISSÃO NA ORAÇÃO PELOS ENFERMOS

O Papel da Confissão na Oração Pelos Doentes

“Deve-se tornar claro aos que desejam orações por seu restabelecimento, que a violação da lei de Deus, quer natural quer espiritual, é pecado e que a fim de receber Suas bênçãos, ele deve ser confessado e abandonado. Ao que solicita orações, sejam apresentados pensamentos como este: ‘Nós não podemos ler o coração, nem conhecer os segredos de vossa vida. Estes são conhecidos unicamente por vós mesmos e por Deus. Se vos arrependeis de vossos pecados, é o vosso dever fazer confissão dos mesmos. Se alguém que deseja recuperar a saúde, se acha culpado de maledicência, se semeou a discórdia no lar, na vizinhança ou na Igreja, suscitando separação e dissensão, se por qualquer má prática, induziu outros a pecar, essas coisas devem ser confessadas diante de Deus e perante os agravados. ‘Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a injustiça’”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 216

O Papel da Confissão na Oração Pelos Doentes

“A oração pelos enfermos é uma das coisas mais solenes e não devemos empenhar-nos nessa obra de maneira descuidada e apressada. Deve-se fazer investigação quanto a se os que querem ser abençoados com a saúde têm condescendido em maledicência, desunião e dissensão. Têm eles semeado a discórdia entre os irmãos e irmãs da Igreja? Se essas coisas forem praticadas, devem ser confessadas diante de Deus e da Igreja. Quando os erros forem confessados, os motivos de oração podem ser apresentados a Deus com ardor e fé, na medida em que o Espírito de Deus actuar sobre vós”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 374

Depois de confessados, Podemos apresentar o Caso a Deus

“Havendo os erros sido endireitados, podemos apresentar as necessidades do enfermo ao Senhor com fé tranquila, como Seu Espírito nos indicar. Ele conhece cada indivíduo por nome e cuida de cada um como se não houvesse na Terra nenhum outro por quem houvesse dado Seu bem – amado Filho. Por ser o amor de Deus tão grande e inalterável, o doente deve ser estimulado a confiar Nele e ficar animoso”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág.216,217


A ORAÇÃO DEVE SER SEGUNDO A VONTADE DE DEUS

Orar Segundo a Sua Vontade

“Tudo o que podemos fazer, ao orar por um doente, é suplicar a Deus com insistência a favor dele e com confiança plena depositar seu caso em Suas mãos. Se atentarmos para alguma iniquidade em nosso coração, Deus não nos ouvirá. Tem o direito de fazer o que lhe apraz com o que Lhe pertence. Glorificará Seu nome operando nos que O seguem de coração e por meio deles, de maneira a ficar patente que é o Senhor que tudo neles opera e que as suas obras se cumprem em Deus ”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág.378

Orar Segundo a Sua Vontade

“A atitude coerente é expor nossos desejos a nosso Todo Sábio Pai Celeste e então em perfeita segurança, tudo Dele confiar. Sabemos que Deus nos ouve se pedimos em harmonia com a Sua vontade. Mas insistir em nossas petições sem um espírito submisso, não é direito; nossas orações devem tomar a forma, não de uma ordem, mas de uma intercessão”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág.218

Orar Segundo a Sua Vontade

“Foi-me mostrado que em casos de enfermidade, em que não houver impedimento algum para sejam feitas orações em favor do doente, o caso deveria ser confiado com calma e fé e não com tempestade de excitamento. Só Ele é quem conhece a vida passada do indivíduo e sabe também o que será o seu futuro. Conhece o coração de todos os homens e sabe se o doente, depois de restabelecido, glorificará Seu nome ou se, pelo seu desvio e apostasia, virá a desonrar o Seu nome. Tudo o que nos compete fazer é pedir-Lhe que restabeleça o doente de conformidade com Sua vontade e crer que Ele tomará em consideração as razões apresentadas e as orações que a favor do enfermo forem feitas. Se o Senhor vir que o restabelecimento do doente é para Sua glória, atenderá as nossas orações. Insistir, porém na cura, sem conformar-se com a Sua vontade, é um erro”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág.377

Orar Segundo a Sua Vontade

“Sabemos de ocasiões em que o Senhor pôs no coração do seu povo um caso da humanidade enferma e pôs dentro deles um anseio da alma e eles oraram mui fervorosamente pelo restabelecimento e julgaram ter direito a reclamar a promessa e no entanto o doente morreu. O Senhor, que vê o fim desde o princípio, compreendeu que usasse Ele o Seu poder para curar, a vontade divina seria mal compreendida.
Por vezes a restauração não seria o melhor, quer para os amigos quer para a Igreja, mas traria em resultado um impetuoso entusiasmo e fanatismo, levando alguns à conclusão de que o impulso é o fundamento de nossa fé. O único modo seguro é seguir a Palavra escrita. Depois de haverdes feito tudo o que poderdes pelo doente, ponde o caso nas mãos de Senhor. Pode ser que a morte seja para glória Sua. O Senhor permite que morram alguns que arrastaram por meses e anos uma existência de enfermidade. Ele vê por bem dar o descanso a Seus aflitos”.
E.G.White, Mensagens Escolhidas Vol. 2, Pág.347,348

Orar Segundo a Sua Vontade

“’Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor: Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos e as suas obras o sigam’. De acordo com isto, podemos notar que nem todos devem restabelecer-se; e se não recobrarem a saúde, não devem ser julgados indignos da vida eterna. Se Jesus o Redentor do mundo, orou: ‘Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice’ e aduziu – ‘Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres’ (Mat. 26:39), quão apropriado é que os seres finitos façam a mesma entrega à sabedoria e vontade de Deus”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág.375,376

Orar Segundo a Sua Vontade

“Nem sempre, porém, é prudente suplicar cura incondicional. Vossas orações devem incluir este pensamento: ‘Senhor, conheces todos os segredos da alma. Estás familiarizado com estas pessoas; pois Jesus seu Advogado, deu a vida por elas. Ama-as Ele mais do que possivelmente possamos fazê-lo. Se, pois, for para Tua glória e o bem dessas almas aflitas, que lhes seja restabelecida a saúde, pedimos-Te, em nome de Jesus, que lhes seja restituída a saúde neste momento’. Nenhuma falta de fé é manifestada em uma petição desta espécie”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág.37

Orar Segundo a Sua Vontade

“Ao orar pelos doentes, cumpre lembrar que ‘Não sabemos o que havemos de pedir como convém’. (Rom. 8:26) Não sabemos se a benção  que desejamos será para o bem ou não. Portanto, nossas orações devem incluir este pensamento: ‘Senhor, tu conheces todo segredo da alma. Estás familiarizado com estas pessoas. Jesus, Seu Advogado, deu a vida por elas. Seu amor por elas é maior do que é possível ser o nosso. Se, portanto, for para Tua glória e o bem dos aflitos, pedimos, em nome de Jesus, que sejam restituídos à saúde. Se não for da Tua vontade que se restaurem, rogamos-Te que a Tua graça os conforte e a Tua presença os sustenha em seus sofrimentos”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 217

Orar Segundo a Sua Vontade

“...Só Ele é quem conhece a vida passada do indivíduo e sabe também o que será o seu futuro. Conhece o coração de todos os homens e sabe se o doente, depois de restabelecido, glorificará Seu nome ou se, pelo seu desvio e apostasia, virá a desonrar o Seu nome. Tudo o que nos compete fazer é pedir-Lhe que restabeleça o doente de conformidade com a Sua vontade e crer que Ele tomará em consideração as razões apresentadas e as orações que a favor do enfermo forem feitas. Se o Senhor vir que o restabelecimento do doente é para Sua glória atenderá as nossas orações. Insistir, porém na cura, sem conformar-se com a Sua vontade, é um erro”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 377

Orar Segundo a Sua Vontade

“Todos nós desejamos respostas imediatas e directas às nossas orações e somos tentados a ficar desanimados quando a resposta é retardada ou vem por uma maneira que não esperávamos. Mas Deus é demasiado sábio e bom para atender nossas petições sempre justamente ao tempo e pela maneira que desejamos. Ele fará mais e melhor por nós do que realizar sempre os nossos desejos. E como podemos confiar em Sua sabedoria e Seu amor, não devemos pedir que nos conceda a nossa vontade, mas buscar identificar-nos com Seu desígnio e cumpri-lo. Nossos desejos e interesses devem fundir-se com Sua vontade. Estas experiências que provam a fé são para nosso bem. Por elas se manifesta se a nossa fé é verdadeira e sincera, repousando unicamente na Palavra de Deus, ou se depende de circunstâncias, sendo incerta e instável. A fé é revigorada pelo exercício”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 218,219

Orar Segundo a Sua Vontade

“Temo-nos reunido em fervorosa prece ao redor do leito de dor de homens, mulheres e crianças e vimos que foram restituídos à vida em resposta às nossas ardentes súplicas. Nessas orações pensámos que devíamos ser positivos e, se tínhamos fé, devíamos pedir nada menos que a vida. Não ousamos juntar à nossa súplica esta restrição: ‘Se for para glória de Deus’, temendo que isso fosse aparentar certa dúvida. Observámos atentamente os que destarte nos foram restituídos e notámos que alguns deles, particularmente jovens, depois de recebida a saúde, se esqueceram de Deus, abandonando-se a uma vida dissoluta, causando aflição e tristeza aos pais e amigos e cumulando de vergonha até os que receavam orar por eles. Não honraram nem glorificaram a Deus com sua vida, mas grandemente O desonraram com seus vícios”.
E.G.White, Tetemunhos Selectos Vol. 1, Pág. 215


ORAÇÕES: COMO APRESENTÁ-LAS, A INSITÊNCIA E A SUA RESPOSTA

Orações devem ser apresentadas com calma e não com excitamento

“Foi-me mostrado que em casos de enfermidade, em que não houver impedimento algum para que sejam feitas orações em favor do doente, o caso deveria ser confiado com calma e fé e não com tempestade de excitamento. Só Ele é quem conhece a vida passada do indivíduo e sabe também o que será o seu futuro. Conhece o coração de todos os homens e sabe se o doente, depois de restabelecido, glorificará Seu nome ou se, pelo seu desvio e apostasia, virá a desonrar o Seu nome. Tudo o que nos compete fazer é pedir-Lhe que restabeleça o doente de conformidade com Sua vontade e crer que Ele tomará em consideração as razões apresentadas e as orações que a favor de enfermo forem feitas. Se o Senhor vir que o restabelecimento do doente é para Sua glória, atenderá as nossas orações. Insistir, porém na cura, sem conformar-se com a Sua vontade, é um erro”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 377

Deus Sabe Como e Quando Responder à Nossa Oração

“A resposta pode vir com súbita velocidade e sobrepujante poder, ou pode demorar por dias e semanas e nossa fé receber uma prova. Deus, porém, sabe como e quando responder à nossa oração. É nossa parte do trabalho colocarmo-nos a nós mesmos em associação com o divino canal. Deus é responsável por Sua parte do trabalho. Ele é fiel ao que prometeu. A grande e importante questão connosco é ser um só coração e uma só mente, colocando de lado toda a inveja e maldade, e, como humildes suplicantes, vigiarmos e aguardarmos. Jesus, nosso Representante e Cabeça, está pronto para fazer por nós o que fez pelos suplicantes e vigilantes no dia de Pentecostes”.
E.G.White, História da Redenção, Pág. 247

Insistência nas Orações

“Às vezes a resposta às nossas orações vem imediatamente; outras vezes temos que esperar pacientemente e continuar pleiteando com fervor pelas coisas de que necessitamos, sendo o nosso caso ilustrado pelo do importuno solicitar do pão: ‘Qual de vós terá um amigo, e, se for procurá-lo à meia noite...´ Esta lição significa mais do que podemos imaginar. Devemos insistir no pedido, mesmo que não percebamos a resposta imediata às nossas orações. ‘E Eu vos digo a vós: Pedi e dar-se-vos-á; buscai e recebereis; batei e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede, recebe; e quem busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á´”. (Luc. 11:9 e 10)
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 380

Insistência nas Orações

“Há preciosas promessas nas Escrituras para os que esperam no Senhor. Todos desejamos uma resposta imediata às nossas orações e somos tentados a desanimar se a nossa súplica não é prontamente respondida. Todavia, minha experiência me tem ensinado que isto é um grande erro. A demora visa o nosso proveito especial. Temos a oportunidade de verificar se a nossa fé é verdadeira e sincera, ou se é inconstante como as ondas do mar. Devemos cingir-nos  ao altar com as potentes cordas da fé e do amor e permitir que a paciência realize a sua obra perfeita. A fé torna-se forte por meio do contínuo exercício. Essa espera não indica que em virtude de pedirmos saúde a Deus, não tenhamos que fazer coisa alguma. Ao contrário, devemos fazer o melhor uso dos meios que o Senhor em Sua bondade providenciou para nós em nossas necessidades”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 380,381

Oração e Fé. Não é Falta de Fé se a Oração Não For Logo Atendida

“Muitos dos que buscam as restauradoras mercês do Senhor, pensam que devem ter uma resposta directa e imediata às suas orações, ou se não sua fé é falha. Por esta razão os que estão enfraquecidos pela moléstia precisam ser sabiamente aconselhados, para que procedam prudentemente. Eles não devem desatender ao seu dever para com os queridos que lhes sobreviverem, nem negligenciar o emprego dos agentes naturais”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 219

Oração e Fé – É Necessário Ter Fé

“Todos nós desejamos respostas imediatas e directas às nossas orações e somos tentados a ficar desanimados quando a resposta é retardada ou vem por uma maneira que não esperávamos. Mas Deus é demasiado sábio e bom para atender nossas petições sempre justamente ao tempo e pela maneira que desejamos. Ele fará mais e melhor por nós do que realizar sempre os nossos desejos. E como podemos confiar em Sua sabedoria e Seu amor, não devemos pedir que nos conceda a nossa vontade, mas buscar identificar-nos com Seu desígnio e cumpri-lo. Nossos desejos e interesses devem fundir-se com Sua vontade. Estas experiências que provam a fé são para nosso bem. Por elas se manifesta se a nossa fé é verdadeira e sincera, repousando unicamente na Palavra de Deus, ou se depende de circunstâncias, sendo incerta e instável. A fé é revigorada pelo exercício”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 218,219

Oração e Fé. Os Doentes Devem Apoderar-se do Cabo da Fé

“É nosso privilégio orar com os doentes, ajudá-los a apoderar-se do cabo da fé. Anjos de Deus se acham bem perto daqueles que assim ministram à sofredora humanidade. O consagrado embaixador de Cristo que, quando solicitado a abeirar-se de um enfermo, busca firmar sua atenção sobre as realidades divinas, está realizando uma obra que há de perdurar através da eternidade. E, ao aproximar-se dos doentes com o conforto de uma esperança obtida mediante a fé em Cristo e a aceitação das divinas promessas, sua própria experiência se enriquece cada vez mais de força espiritual”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 213

Oração e Fé. A Atitude Prudente não é Falta de Fé

“Crendo que hão de ser curados em resposta à oração, alguns temem fazer qualquer coisa que pudesse indicar falta de fé. Mas não devem negligenciar o por em ordem os seus negócios como desejariam se esperassem ser tirados pela morte. Nem também temer proferir palavras de animação ou de conselho que estimariam dirigir aos seus amados na hora da partida”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 219

Oração e Fé. A Atitude Prudente não é Falta de Fé

“Muitos que deviam por sua casa em ordem, negligenciam fazer isso por confiarem que lhes será restituída a saúde em resposta à oração. Apoiados em uma falsa esperança, não sentem necessidade de pronunciar palavras e exortação aos filhos, pais ou amigos e isto é uma grande infelicidade. Apegados à promessa de que serão curados se orarem em prol da saúde, não se animam a fazer uma referência quanto à maneira em que suas propriedades devem ser distribuídas, como sua família deve ser cuidada, nem expressam qualquer desejo com relação a assuntos sobre os quais falariam, se achassem que seriam levados pela morte. Dessa forma trazem desgraça sobre a família e os amigos, pois muitas coisas que deveriam ser entendidas não são mencionadas, porque temem que expressar-se sobre esses pontos constitua negação de sua fé. Crendo que serão curados pela oração, deixam de usar medidas de higiene que estão ao seu alcance, temendo que isso indique negativa da sua fé”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 376

Oração e Fé. A Atitude Prudente não é Falta de Fé

“Os que buscam a cura pela oração, não devem negligenciar o emprego de remédios ao seu alcance. Não é uma negação da fé usar os remédios que Deus proveu para aliviar a dor e ajudar a natureza em sua obra de restauração. Não é nenhuma negação da fé cooperar com Deus e colocar-se nas condições mais favoráveis para o restabelecimento”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 219,220

Oração e Fé. A Atitude Prudente não é Falta de Fé

“Tendo orado pelo restabelecimento do doente, podemos trabalhar com muito maior energia ainda, agradecendo a Deus o termos o privilégio de cooperar com Ele e pedindo-lhe a benção sobre os meios por Ele próprio fornecidos”.
Exemplo de Ezequias curado com a pasta de figo e cego curado por Jesus com terra.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 220


NEM TODOS SERÃO CURADOS

Nem Todos Serão Curados

“Casos há em que o Senhor opera decididamente por Seu divino poder a restauração da saúde. Mas nem todos os doentes serão sarados. Muitos são postos a dormir em Jesus. João, na Ilha de Patmos, foi mandado escrever: ‘Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor: Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seu trabalhos e as suas obras os sigam.’ Vemos por aqui que, se as pessoas não forem restituídas à saúde, não devem ser por isso, consideradas como faltas de fé”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 218

Nem Todos Serão Curados

’Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor: Sim, diz o Espírito, para que descansem dos deus trabalhos e as suas obras o sigam’’. De acordo com isto, podemos notar que nem todos devem restabelecer-se; e se não recobrarem a saúde, não devem ser julgados indignos da vida eterna. Se Jesus o Redentor do mundo, orou: ‘Meu Pai, se é possível, passa de Mim este cálice’ e aduziu ‘Todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres’. (Mat. 26:39) Quão apropriado é que os seres finitos façam a mesma entrega à sabedoria e vontade de Deus”.
E.G.White, Conselhos Sobre Saúde, Pág. 375,376

Nem Todos Serão Curados

“Sabemos de ocasiões em que o Senhor pôs no coração do seu povo um caso da humanidade enferma e pôs dentro deles um anseio da alma e eles oraram mui fervorosamente pelo restabelecimento e julgaram ter direito a reclamar a promessa e no entanto o doente morreu. O Senhor, que vê o fim desde o princípio, compreendeu que usasse Ele o Seu poder para curar, a vontade divina seria mal compreendida. Por vezes a restauração não seria o melhor, quer para os amigos quer para a Igreja, mas traria em resultado um impetuoso entusiasmo e fanatismo, levando alguns à conclusão de que o impulso é o fundamento de nossa fé. O único modo seguro é seguir a Palavra escrita. Depois de haverdes feito tudo o que poderdes pelo doente, ponde o caso nas mãos de Senhor. Pode ser que a morte seja para glória Sua. O Senhor permite que morram alguns que arrastaram por meses e anos uma existência de enfermidade. Ele vê por bem dar o descanso a Seus aflitos”.
E.G.White, Mensagens Escolhidas, Vol. 2, Pág. 347,348

PROMESSAS DE CURA

Promessa de Cura

“Se nos apropriarmos do Mestre, se nos servirmos de todo o poder que Ele nos confiou, será revelada a salvação de Deus. Permiti que vos diga que os enfermos serão curados se tiverdes fé para ir a Deus de maneira correcta. Somos gratos a Deus porque temos a obra Médico - Missionária. Aonde quer que levarmos o evangelho, podemos ensinar as pessoas a cuidarem de si mesmas”.
E.G.White, Medicina e Salvação, Pág. 16

Promessa de Cura

“O Divino Médico acha-se presente na câmara do enfermo; ouve toda a palavra das orações que Lhe são dirigidas na simplicidade de uma fé genuína. Seus discípulos hoje têm de orar pelos doentes, da mesma maneira que faziam os de outrora. E haverá restabelecimentos; pois ‘a oração da fé salvará o doente’ ”.
E.G.White, Obreiros Evangélicos, Pág. 214,215





<
/div>

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...