Youtube

domingo, 20 de outubro de 2013

NATAL NO MUNDO



Um Natal americano

Nos Estados Unidos e Canadá, as cidades, vilas e aldeias revestem as praças, ruas e locais públicos com luzes de várias cores. As lojas também não fogem à tradição e arranjam-se os estabelecimentos de acordo com a época. Passa-se o mesmo com as casas e os jardins particulares.
Dia 24 à noite ceia-se e 25 é o dia de Natal propriamente dito. Nada de estranho? É que as
tradições natalícias dos Estados Unidos estão ainda muito influenciadas pelos imigrantes europeus.
Por exemplo, em algumas localidades do estado de Pensilvâania ainda persistem muitas tradições suíças e alemãs. Os descendentes dos imigrantes da Morávia são conhecidos pelas suas pirâmides de Natal, que são uma espécie de bolo em forma de pirâmide, feito à base de bolacha, rebuçados e frutas.
Nos estados de Minnesota, North Dakota e Winconsin são evidentes os costumes escandinavos. Um deles, bastante insólito por sinal, é o de alimentar os pássaros com uma dieta especial de Natal: cevada, aveia e trigo.
O Santa Claus (o Pai Natal dos Americanos) é um símbolo típico da cultura americana. Esta
designação apareceu com os primeiros colonos da América, vindos da Holanda. Em holandês São Nicolau (o santo generoso e presenteador) diz-se <<Sinterklass>>, que se foi americanizando até chegar à forma de hoje: Santa Claus. Uma lenda norueguesa deu
origem à crença de que Santa Claus desce pela chaminé: a deusa Hertha aparecia nas lareiras e trazia boa sorte às casas. Clement Moore, um ministro e poeta americano, foi o primeiro a
descrever Santa Claus como ele é hoje em dia: vestimenta vermelha debruada a branco, fazendo-se transportar por um trenó puxado por renas.

Celebrações em Inglaterra...

Em Inglaterra, como nos Estados Unidos, é Santa Claus que distribuiu os presentes e desce pela chaminé. As suas características são idênticas às do Pai Natal, só muda o nome.
Aqui também é celebrado o Natal a 25 de Dezembro. E, nessa data, as crianças penduram as suas meias junto à lareira, para que Santa Claus as encha de presentes.
O pudim de ameixa é um doce natalício tipicamente britânico: leva groselhas ou uvas, frutos secos, sebo de vaca, açúcar e temperos. Na Escócia, os padeiros fazem bolos de aveia.
Outro costume deste país é beber de uma grande taça chamada wassail cheia de uma bebida feita à base de mistura de cerejas, maçãs assadas, ovos, açúcar, noz-moscada, cravo-da-índia e gengibre.
Esta mistura bebe-se quente. Antigamente, as pessoas iam pelas ruas a trautear canções de Natal a troco de uma taça. O costume moderno de cantar pelas casas dos amigos vem deste hábito mais antigo.

... em França

Na véspera de Natal, dia 24, as crianças francesas depositam os seus sapatinhos junto à lareira (à semelhança da meia inglesa) para que o <<Le petit Noël>> ou o <<Père Noël>> aí coloque os presentes. Os adultos só trocam as lembranças no dia de Ano Novo.
Muitas famílias católicas vão à Missa da Meia-Noite e depois têm o jantar de Natal, ao qual chamam Reveillon. A ementa dessa refeição varia muito consoante a região.
Por exemplo na capital, Paris, o prato mais popular é feito à base de ostras, enquanto na Alsácia, o ganso é a ave preferida.
Especialmente na região de Provença, a maioria das famílias francesas montam nas suas casa
pequenos presépios.

... na Alemanha

Os Alemães decoram as suas casas com ornamentos de Natal, luzes e lantejoulas. É costume
também incluir na decoração bolos com formato de figuras humanas, animais, decorações e estrelas. As grinaldas do Advento são uma das mais populares decorações de Natal. Cada uma tem quatro velas e são acesas uma de cada vez, nos quatro domingos que precedem o Natal. As crianças alemãs acreditam que os seus presentes são trazidos pelo Menino Jesus: <<Christkindl>>. Na Alemanha, o São Nicolau também é celebrado a 6 de Dezembro.
Nesse dia, o santo entrega às crianças rebuçados e outras guloseimas. E é nessa altura que são entregues cartas, com dicas para os presentes que desejam no Natal.
Os Alemães são famosos pela sua doçaria de Natal. O mais popular é o bolo Stollen, feito com
uvas, amêndoas e cerejas de formato comprido.

... na Suíça

No dia 24 de Dezembro, a caminho da Missa da Meia-Noite, é costume, entre os jovens, a visita a nove fontanários, bebendo sorvos de água em cada um. A lenda afirma que se o fizerem encontrarão a cara-metade à porta da Igreja.
Como em muitos países europeus, na Suíça alimenta-se a superstição de que o gado é capaz de falar à meia-noite, em honra dos seus antepassados, junto à manjedoura de Cristo.

... em Itália

Os Italianos jejuam no dia antes do Natal. À noite, a família reúne-se à volta do presépio, orando, enquanto a mãe coloca o <<Bambino>> (Menino Jesus) na manjedoura. Segue-se a entrega de presentes, previamente colocados num grande pote apelidado a <<Urna do Destino>>. Em Itália, o dia de Natal é quase exclusivamente dedicado às cerimónias religiosas. Muitas das ofertas são entregues na véspera da Epifania (6 de Janeiro). Nessa altura, e de acordo com uma lenda, <<La Befana>>, uma espécie de feiticeira velha, vem pela chaminé abaixo com as prendas.
Numa das mãos traz uma campainha, para anunciar a sua chegada e, na outra, uma vara ou um pedaço de carvão para bater nas crianças desobedientes. As ementas de Natal também variam conforme se muda de região. Em Milão, costuma-se servir um bolo chamado panettone, feito de fruta cristalizada. Na região do vale do Pó, a comida mais popular são os tortellini, massa recheada de carne. No Sul do País, o pratotradicional da noite de Natal é a enguia.

... em Espanha

O dia 6 de Janeiro, dia de Reis, é para os Espanhóis a altura para distribuir os presentes. Para as crianças nuestras hermanas são os Reis Magos que lhes trazem os regalos, tal e qual como quando nasceu o Menino Jesus e Baltazar, Melchior e Gaspar correram ao seu encontro para celebrar o seu nascimento com entrega de presentes. De forma a ilustrar a importância deste dia para os Espanhóis, as férias escolares do período natalício, por exemplo, prolongam-se até dia 7. O dia 6 de Janeiro é feriado nacional.
No entanto, em Espanha não se deixa de celebrar o dia 24 de Dezembro e o dia 25 é também
feriado nacional. Nestes dias a família reúne-se, mas não se trocam presentes.
Em Espanha... Olé. As danças populares são tradicionais nesta época do ano. Depois da Missa da Meia-Noite, as ruas enchem-se de populares que dançam. Grandes multidões assistem às suas actuações. As músicas e as letras já perderam a sua origem.

... na Suécia

As celebrações do Natal começam no dia 13 de Dezembro, o dia de Santa Lúcia. Nessa altura, a filha mais velha veste-se de branco e usa na cabeça uma coroa verde com sete velas. Nestes preparos serve café e bolos aos outros membros da família. As crianças suecas acreditam que são dois duendes, o Juul Tonte e Juul Nisse, que lhes trazem as oferendas de Natal.

FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...