Youtube

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O PECADO DE ANANIAS



Ananias de Jerusalém

Ler Actos 5:1-6

A Igreja primitiva crescia grandemente, havia da parte dos novos convertidos ao cristianismo o sentimento de ajuda em prol do próximo, não havia necessitado que não fosse socorrido. Realmente este era o sentimento que prevalecia no coração daqueles crentes.

Nada era mais importante para eles que reflectir o caracter de Jesus pondo em prática tudo aquilo que ele Jesus tinha ensinado.

Eu acredito que a igreja de Deus ainda vai viver desta maneira, mas ainda estamos longe deste ideal, isto porque temos o nosso coração cheio de outras prioridades.

Esquecemo-nos do próximo, o objectivo é o nosso bem estar, é termos aquilo que o mundo dá e podermos satisfazer todas as nossas necessidades.

É só fazermos uma comparação com a atitude daqueles primeiros cristãos e vamos ver que a nossa vida pouco se assemelha a deles.

Isto porque não há na nossa vida um verdadeiro cristianismo uma verdadeira conversão.

O caso de Ananias que vos lia a pouco ilustra bem a nossa situação, pelos vistos ele era um cristão, ele pensava que amava a Deus e que amava a sua igreja, ele até tinha vendido uma propriedade para dar o dinheiro para a igreja, já alguém fez isto?

Acredito que ele se sentia feliz por partilhar também como os outros faziam, dar para  a causa de Deus.

Diz-nos o texto que ele vendeu a sua propriedade mas resolveu ficar com uma parte do dinheiro. Acham que ele fazia algum mal em fazer isto?

Deus pede-nos a 10% do que ganhamos, se ele desse 10% da venda da casa era o suficiente mas acredito que ele deu até mais do que os 10% da propriedade.

Qual foi então o grande erro deste homem? (o Erro foi ter mentido e ter dito que ali estava todo o dinheiro da propriedade).

Porque razão vocês pensam que este homem foi mentir, Pedro tinha lhe dito que não era necessário ele dar todo o dinheiro da casa, que ele daria o que achasse melhor, porque razão este homem mentiu?

O texto diz-nos que ele mentiu ao Espirito Santo, esta é uma grande verdade para a nossa vida, podemos mentir a quem nós quisermos mas Deus sabe tudo, nós até nos podemos enganar a nós próprios mas a Deus é impossível esconder alguma coisa. 

Este homem queria dar como os outros davam para ficar também bem visto, ao fim ao cabo quem não desse é que podia ficar mal visto, ele então mentiu dizendo que ele tinha vendido a propriedade e tinha dado todo o dinheiro para a causa de Deus. Acredito que isto aos olhos dos outros cristãos ficasse bem.

Quem sabe até podia ganhar uma cargo na igreja, ser escolhido para diácono ou ser bem visto por todos. Este era o que Ananias pensava,

Ananias queria estar bem na igreja mas estar bem também cá fora, precisava de dinheiro para satisfazer os seus desejos, não queria perder uma certa comodidade, acredito que ele pensou que com a venda da casa matava dois coelhos com uma cajadada só.

 Infelizmente este tipo de pensamento é actual, não era só nos homens do tempo de Jesus nem só nos Judeus, esta postura é uma postura que cada um de nós mais ou menos uma ou outra altura temos.

Queremos servir a Deus e até o fazemos porque sabemos racionalmente que Deus existe que ele até nos protege, que, mas não lhe entregamos todo o nosso coração, até gostamos de ter cargos na igreja, gostamos que os outros ouçam o que temos para dizer, gostamos de mostrar o que somos capazes de fazer e dar para a igreja, mas continuamos com o outro pé fora da igreja, o nosso coração continua agarrado aquilo que o mundo nos pode dar.

Pensamos que o ir ao sábado a igreja é o suficiente, estudamos a lição do trimensário porque sabemos que fica mal dizermos um numero menos que sete,

Mas acabámos por nem ler a lição como deve ser, a televisão, o trabalho, os amigos a família, tudo nos rouba o tempo e deixamos para último aquilo que devia estar em primeiro lugar.

Como tem sido a educação dos nossos filhos? Gostaríamos que eles tivessem uma relação com Deus mais profunda, mas não passamos tempo com eles a falar de Deus, e mais grave ainda não lhe damos exemplo nesse campo, eles vem quais são as nossa prioridades e copiam-nos.

E o nosso exemplo como Cristãos, temos tirado tempo para falar aos outros? Como é que podemos falar aos outros sobre algo que não temos, nem sei bem as minhas doutrinas se falo ainda meto os pés pelas mãos.

Sabem irmãos o que aconteceu a Ananias naquele instante é aquilo que pode acontecer com cada um de nós quando estivermos diante o tribunal de Deus.

Também podemos perder a nossa vida porque andámos este tempo aqui na terra a jogar dos dois lados. A querer ser bem vistos na igreja e a satisfazermo-nos com aquilo que o mundo nos dá

Se isto esta acontecer com a nossa vida então é porque algo esta mal.

Depois de amanhã começamos um novo ano, porque não pedir a Deus que tire de nós tudo aquilo que ainda nos prende ao mundo, tudo aquilo que nos faz esquecer de Deus.

Porque não começar este novo ano dizendo a Deus que queremos mudar a maneira como temos agido até aqui, queremos fazer o ano Bíblico, queremos cada dia tirar um tempo para ele, queremos ter oportunidades para partilhar com os outros aquilo que Deus tem feito na nossa vida.

Deus está a espera que cada um de nós saia do estado em que nos encontramos.

Quais sãos os pecados que não me deixam ter uma vida nova com Cristo, o que é que ainda me esta a deter para lhe entregar todo o nosso ser.

Este é o meu desejo que cada um de nós possa neste novo ano dizer a Deus que queremos agir de maneira diferente ao que tem acontecido até aqui.

 
     





Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...