Youtube

sábado, 19 de outubro de 2013

SEXO ANTES DO CASAMENTO


“Deus criou o sexo, e o chamou de casamento
Por que muitos jovens cristãos praticam sexo antes do casamento?

Em setembro de 2002,  uma alarmante pesquisa elaborada entre os anos de 1994 e 2000 pelo Ministério Lar Cristão (um ministério que promove valores cristãos às famílias e aos jovens) – Segundo dados da pesquisa, "52% dos jovens cristãos transam antes do casamento. A idade média da primeira relação sexual é de 15 anos; 17% das adolescentes acabam engravidando". Além de espantoso, os dados dão margem para a seguinte discussão: Mesmo com todos os ensinamentos bíblicos, o que estaria acontecendo com os jovens cristãos? Por que muitos não conseguem esperar o casamento?

Esta pesquisa é apenas a ponta de um iceberg do que está acontecendo no meio da Igreja. É cada vez maior o número de jovens e adolescentes que têm se entregado ao sexo precoce. Não são poucos os que procuram os gabinetes pastorais para relatar tal cousa.

Porém o assunto é mais sério do que se pensa, pois envolve o lado espiritual. E quando o lado espiritual é afetado, milhares de jovens se "esfriam". Deixam de freqüentar os cultos e acabam de vez entrando numa vida de pecado e muitas vezes sem volta. Muitos cultos de jovens, antes lotados, hoje estão vazios. Onde estariam eles? É triste dizer, mas muitos deles estão entregando sua vida ao sexo descartável em motéis espalhados por aí, ou então na própria casa dos pais, quando estes se encontram ausentes.

"Infelizmente muitos jovens não têm tido temor de Deus no que diz respeito ao seu relacionamento físico". Quem afirma é o pastor e escritor Ciro Eustáquio Lima de Paula  "Os jovens têm sido envolvidos pela sensualidade, pela mente do mundo, dando vazão aos prazeres da carne. Atualmente os relacionamentos são avançados, por isso muitos jovens ficam abrasados; motivo pelo qual acabam acontecendo os "amassos" e as relações sexuais".

O sexo precoce e antes do casamento é, sem dúvida, um desafio à Igreja do século XXI. É preciso desenvolver, à Luz da Palavra, estratégias para que os objetivos em relação a este assunto sejam alcançados. Os jovens precisam ser olhados de perto pelos seus líderes, que devem orientá-los para a necessidade de um relacionamento segundo o propósito de Deus.

Por que devo esperar?

1. Para evitar sofrimentos futuros e promover a confiança. Todo relacionamento humano se baseia na confiança. Tanto mais o casamento. Para ilustrar, conto parte da entrevista concedida ao Pr. Vandeman pelo doutor Josh McDowell, no programa Está Escrito. Josh conta que namorou uma garota por três anos e meio e, vinte anos depois, sua esposa acabou conhecendo aquela ex-namorada. As duas se tornaram amigas. Certo dia, ao voltar para casa, Josh recebeu um abraço da esposa. Olhando nos olhos dele, ela disse que estava muito feliz por ter sabido que ele se comportou bem durante três anos e meio. "Jamais pensei que o meu namoro de vinte anos atrás poderia afetar o meu casamento no dia de hoje" - disse Josh ao Pr. Vandeman - "minha esposa confia em mim".

2. Para evitar lares sem estrutura (ou mesmo a ausência de lares). Como dois adolescentes poderão assumir as responsabilidades de um lar, caso o envolvimento sexual pré-marital acabe em filhos (e freqüentemente acaba)? Esse é um dos maiores motivos de infelicidade conjugal. E que tipos de cidadãos formará um lar infeliz e desestruturado? Deus sabe o momento e o contexto certos para o envolvimento sexual, pois "o matrimônio, na maioria dos casos, é um jugo muito aflitivo. Milhares há que se acham acasalados, porém, não casados (...) da qualidade do lar depende a condição da sociedade". - Ellen G. White. O Lar Adventista, pág. 44. Quando se envolve em sexo ilícito, o jovem, além de jogar para o espaço um dos melhores momentos da vida, depara-se também com os problemas do aborto e da "mãe solteira". E ambos trazem tristes conseqüências. É por isso que Deus diz, em Hebreus 13:4: "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula".

3. Para não contrair DST. As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são outro fruto amargo colhido por aqueles que se envolvem em sexo ilícito. Quando Deus diz "não cometa imoralidade sexual" (I Tess. 4), faz isso porque quer proteger-nos das conseqüências dessa prática (aliás, toda negativa divina revela-se, cedo ou tarde, uma bênção para nós). Recentemente foi realizada uma conferência sobre sexologia nos EUA. Quando perguntados se confiariam numa fina proteção de borracha (preservativo) para protegê-los se praticassem sexo com uma pessoa sabidamente infectada com o HIV, nenhum dos 800 sexólogos levantaram a mão. "No entanto" - diz o psicólogo e escritor James Dobson - "estão dispostos a dizer aos nossos filhos que o 'sexo seguro' está ao alcance de todos, e que podem praticar sexo com todo mundo, impunemente" (citado por Clifford Goldstein, em O Dia do Dragão, pág. 78 - CASA). O único sexo psicológica e fisicamente seguro é aquele praticado dentro do casamento. A virgindade ainda é o melhor presente que um casal pode trocar e a melhor garantia de proteção contra as DST.

Como evitar o sexo antes do casamento.
Por Michelson Borges

Primeiramente, é preciso ter a firmeza de caráter para "remar contra a maré" e dizer não. E aqui vão algumas dicas para ajudá-lo(a):

* Evite conversas sobre assuntos sexuais. Isto é um forte elemento de excitação. Piadas, frases insinuantes, etc., devem ser evitadas. Existem outros assuntos sobre os quais conversar durante o namoro. Experimentem, por exemplo, ler bons livros juntos (ex.: Namoro no Escuro, Os Dois Lados do Sexo, Mensagens aos Jovens, Cartas aos Jovens Namorados, etc.).

* Lembre-se do "retângulo do doutor Tabuenca". Imagine um retângulo sobre o corpo de sua garota. A parte superior passa pelo pescoço, desce pela largura dos ombros chegando até os joelhos. Tudo o que ficar de fora do retângulo pode ser acariciado sem maiores problemas. Vários estudos revelam que carícias abaixo dos ombros rapidamente levam ao ponto de não-retorno. A razão acaba não funcionando mais. Cuidado!

* Evitem estar a sós por muito tempo. Tarde da noite, então, nem pensar. Lembrem-se que os anjos de Deus desejam lhes fazer companhia. Se estes não puderem, outros anjos o farão.

* Pesquisas revelam que os três locais onde mais ocorrem intimidades sexuais são: (1) a casa da moça, (2) a casa do rapaz e (3) o automóvel. Saber disso é bom para evitar o problema. Outra coisa: não reclame se houver um irmão mais novo para "segurar vela" enquanto vocês namoram. Um dia, você vai agradecê-lo.

* Não se deixe levar pelos meios de comunicação. Qual foi a última vez que você viu, na TV, um homem dizer a uma mulher: "Eu te amo", e não irem para a cama? Qual foi a última vez que você ouviu alguém dizer "não" ao sexo em um filme? Os meios de comunicação (e a TV em especial) contribuem muito para a licenciosidade atual. O livro Vivendo nos Limites, do doutor James Dobson traz uma entrevista com o assassino e estuprador condenado à morte, Ted Bundy. Não é preciso ler muitas linhas para se perceber o efeito da pornografia na vida daquele homem. Por isso, caro jovem, evite "ler, ver ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros". - Ellen G. White. Mensagens aos Jovens, pág. 285. E atenda ao conselho do salmista: "Não porei coisa má diante dos meus olhos." Salmo 101:3. Não alimente indevidamente a chama que arde em você. Guarde-a para o momento certo, no contexto certo e com a pessoa certa. É assim que Deus deseja; para o seu próprio bem.


Uma palavra aos pais.

Muito do comportamento sexual dos filhos depende de seu relacionamento com os pais. Os jovens, embora jamais analisem ou admitam, não estão buscando apenas uma experiência sexual, mas, de fato, querem estabelecer intimidade com alguém que os respeita como indivíduo. "Eu creio" - diz o doutor Josh McDowell - "que uma das coisas mais tristes que aconteceu em nossa cultura foi o pai e a mãe trabalharem fora e as crianças ficarem presas em casa e, ao se tornarem jovens, terem que viver por conta própria. Eles carecem da intimidade que costumavam ter com seus pais e assim buscam-na em outro lugar. Eles a confundem com o sexo, e quando surge a oportunidade dizem: 'Isto é o que eu estava procurando'. E aí a fantasia deles cai por terra porque aquilo não era de fato o que queriam."

É preciso que os pais não apenas estabeleçam regras de comportamento, mas se envolvam num relacionamento de amor e amizade, dando liberdade aos filhos para exteriorizarem todos os seus dilemas, dúvidas e temores. Que eles sintam nos pais seus melhores amigos e confidentes.

Outro aspecto importante: os filhos precisam ver o conselho de Colossenses 3:19 - "Maridos, amai vossas esposas" - sendo uma realidade em casa. O desejo número um de toda criança é uma vida feliz no lar. Num lar assim, onde reinam a paz, a harmonia e o amor de Deus, as crianças crescerão "em sabedoria, em estatura e em graça" (Lucas 2:52), com uma sexualidade sadia e desejosa de fazer outra pessoa feliz.

conclusão.

Querido(a) jovem, que Deus abençoe suas escolhas. Mas caso você tenha errado no passado, peça perdão a Deus, levante a cabeça e lembre-se que nunca é tarde para recomeçar, pois "Jesus deseja ver casamentos felizes, felizes lares". - O Lar Adventista, pág. 99. Obedecer à Lei de Deus e viver de acordo com os princípios divinos é a única garantia de felicidade aqui, e na vida do porvir.
FONTE: Amanda Souza e Michelson Borges

FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...