Youtube

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

4ª SESSÃO - TESTE - AUTO-EXAME SOBRE COMUNICAÇÃO

AUTO-EXAME SOBRE COMUNICAÇÃO


Este teste avalia a forma como se comunica com o seu filho. Marque na escala de 1 a 5 o modo como você se vê agindo.

1
Nunca
2
Raramente
3
Às vezes
4
Frequentemente
5
Sempre

       
         Em nossa família,
         conversamos sobre os problemas.

          Respeito meus filhos mesmo
          quando não concordo com eles.
         Antes de avaliar um problema,
         ouço os pontos de vista de meus
         filhos.

          Enquanto ouço meu filho,
          olho-o nos olhos.

         Dou bastante oportunidade para
         meu filho fazer perguntas e
         conversar comigo em particular.

 

OUVIR ATENTAMENTE

 

Ouvir atentamente significa se importar mais com os sentimentos ou as mensagens verbais do que com os factos. Marque as respostas que, ao seu ver, revelam uma escuta activa.


1.     O seu filho cai e magoa o joelho. Soluçando, ele diz: “Caí e magoei o meu joelho!”
     
         Para de agir como um chorão.
         Não foi nada.
      
         Vai sarar logo. Não chores.
         Anda, vamos comer uma bolacha!
    
        Não sejas tão desatento!
      
          Então, vamos fazer um curativo?

2.  O seu filho reclama depois de brincar com um vizinho: “Odeio o João. Ele é o pior miúdo que eu conheço. Nunca mais vou brincar com ele.”


          Não fales assim. Esquece isso.

        Calma! Estás tão zangado que
        nem consegues falar como deve ser

          Parece que tu e o João tiveram
          um mal-entendido.

         Que feio! Não se fala assim
         do teu amigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...