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segunda-feira, 14 de outubro de 2013

5ª SESSÃO - TESTE - ANALISE O TIPO DE DISCIPLINA QUE UTILIZA



ANALISE O TIPO DE DISCIPLINA QUE UTILIZA


Responda a este teste traçando um círculo à volta do algarismo 1,2,3,4 ou 5 que melhor exprime a sua reacção face à situação proposta.


A – Você prepara-se para ir ao cinema, mas o seu filho de dois anos faz uma cena no momento da saída:

1.   Você brinca com ele e depois sai;
2.   Você anula a saída;
3.   Você explica-lhe a situação, mostra-lhe que pode ir à janela dizer adeus, confia-o à empregada e sai;
4.   Você prolonga o momento de sair, procurando que ele aceite a situação, para se sentir menos culpado;
5.   Você sai rapidamente, dizendo à empregada que resolva a situação.

B – A hora de deitar é:

1.   Despachada rapidamente;
2.   Um momento de carinho;
3.   Um pequeno ritual bem organizado;
4.   Uma altura de negociações;
5.   O inferno.

C – Se o seu filho salta em cima do sofá:

1.   Você repreende-o e castiga-o;
2.   Você pensa que ele é muito pequeno para perceber e não intervém;
3.   Você repete-lhe firmemente que não faça isso e intervém se ele não obedece;
4.   Você começa a discutir com ele;
5.   Você protesta timidamente mas não faz nada se ele continua.

D – O seu filho de quatro anos faz uma fita numa loja, porque quer um bolo ou bombons:

1.   Você castiga-o imediatamente;
2.   Você compra, porque tem pena dele;
3.   Você afasta-se com ele e explica-lhe que, se quer voltar à loja, tem de aprender a comportar-se bem;
4.   Você conversa com ele para o chamar à razão;
5.   Você continua a andar pela loja, como se nada fosse.



E – Você elogia o seu filho:

1.   Raramente;
2.   De tempos a tempos;
3.   Com frequência;
4.   A toda a hora;
5.   Nunca.

F – O que mais o preocupa durante o dia é:

1.   Que o seu filho seja obediente;
2.   Que não aconteça nenhum acidente;
3.   Que você e o seu filho sejam felizes;
4.   Que o seu filho não seja contrariado;
5.   Que o dia passe depressa.

G – Quando os seus dois filhos discutem por causa de um brinquedo:

1.   Você confisca o brinquedo;
2.   Você dá o brinquedo ao mais pequeno;
3.   Você organiza a rotação do brinquedo;
4.   Você diz que devem partilhar o brinquedo;
5.   Você deixa-os resolver a situação.

H – Para si, uma criança é, à partida:

1.   Um ser primitivo que é preciso domar;
2.   Um ser frágil que é preciso proteger;
3.   Uma pessoa em desenvolvimento;
4.   Um adulto em miniatura;
5.   Uma mão cheia de problemas.

I – Se o seu filho o interrompe com ninharias enquanto você fala com outro adulto de um assunto importante:

1.   Você diz-lhe para se ir embora;
2.   Você dá-lhe mimos enquanto fala com o outro adulto;
3.   Você pede-lhe que volte daí a cinco minutos;
4.   Você para de falar com o adulto e dá-lhe toda a atenção até ele terminar;
5.   Você nunca está ocupado.


 

 

 


INTERPRETAÇÃO DO TESTE



Some o número de vezes que marcou a resposta correspondente a cada número e anote o total aqui:

Quantidade de “1” = ___________
Quantidade de “2” = ___________
Quantidade de “3” = ___________
Quantidade de “4” = ___________
Quantidade de “5” = ___________

O número que se repete com mais frequência corresponde ao seu estilo primordial de disciplina, aquele que utiliza com mais frequência. O segundo número, em termos de frequência, é o estilo de disciplina associado, aquele que emprega uma vez ou outra, ou quando o primeiro não dá resultados satisfatórios. Esses números correspondem a:

O “1” = o progenitor militarista;
O “2” = o progenitor protector (que acoberta);
O “3” = o progenitor educador;
O “4” = o progenitor companheiro;
O “5” = o progenitor que se demite.

Os termos não devem ser entendidos como tendo uma intenção pejorativa; são apenas metáforas que ilustram as diferentes tendências disciplinares. Vejamos como os vários tipos podem ser representados num eixo:

Ü Militarista – Protector – Educador – Companheiro – Demissionário Þ

Sente-se à vontade dentro desse estilo de disciplina?

As alterações do comportamento do seu filho são positivas e duradouras (a médio e a longo termo, ou apenas a curto prazo)?

Os laços afectivos entre si e o seu filho são tão satisfatórios como há uns anos (ou uns meses, no caso de crianças muito pequenas)?

Se respondeu “não” a uma ou mais das questões anteriores, significa que deve começar a fazer alterações no seu estilo de disciplina.

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