Youtube

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O REI MANASSÉS


Abundância da Graça

Esta noite gostaria de começar a meditação contando-vos a história do Sr George, este era um funcionário dos Correios do USA, certo dia num acto de desespero, assaltou um comboio e retirou o dinheiro designado ao pagamentos de ordenados matando um guarda que estava de serviço nesse vagão.
     Passado algum tempo foi sentenciado a morte por enforcamento, mas como a população era contra a pena de morte surgiu uma onda de solidariedade em prol de George, assim feito o presidente dos USA resolveu conceder a este homem o perdão presidencial. George podia agora respirar de alivio podia novamente acreditar na vida, mas ao contrário George não aceitou o perdão concedido, ninguém podia crer numa coisa daquelas, tinha a hipotese de viver e estava a rejeitar essa oportunidade.
     Esta rejeição foi trazida ao tribunal para se decidir o que fazer perante uma situação destas, e aconteceu que aquele tribunal dita a sentença, o perdão só tem valor quando o destinatário do mesmo o aceita, se George assim quer então deve ser enforcado.  
     George foi então enforcado. O Perdão segundo o supremo tribunal não só deve ser concedido mas também aceite.

Sabem irmãos quando lia esta ilustração dizia-me para mim mesmo que homem tão burro, que oportunidade falhada, como é possível fazer tamanha borrada, alguém que podia viver decide não aceitar o perdão para o seu erro.

Sabem queridos amigos esta ilustração fez-me pensar se eu próprio não estou a ser como o George, até que ponto da minha vida não estou a tomar a mesma decisão que George tomou.

Está aqui alguém na sala que neste momento esta a fazer a mesma escolha do George.

Como pastor da igreja de tomar gostava de ter a certeza que realmente cada um de vós esta a fazer outra escolha que a que o George fez.

O titulo desta meditação é “abundância de Graça” gostaria de vos falar um pouco desta abundância de Graça.

Sabem porque é que a Graça de Deus é abundante? Porque na nossa vida uma vez ou outra já fizemos decisões como a do George, mas devido á abundante graça de Deus ainda aqui estamos e ele ainda conta com a nossa resposta positiva ao seu perdão.

Gostaria de meditar convosco num episódio bíblico o qual podemos ver até onde chega a Abundância da Graça de Deus, encontramos este texto no livro de 2Reis 21:1-18.

Quem era Manassés? Diz-nos o texto logo no inicio que ele subiu ao trono com apenas 12 anos, era filho de do Rei Ezequias, um Rei que tinha de alguma forma tentado fazer algumas reformas em Jerusalém, agora Manassés em vez de seguir essas reformas começou a desfazer o que de bom seu pai tentara fazer pelo povo judeu. (V 3)

O texto diz-nos mesmo que Manassés fez o que desagradava ao senhor. (V 2)

 Vejam as coisas que ele fez :
·      Reconstruiu santuários pagãos
·      Levantou altares para adoração de Baal
·      Fez uma imagem á Deusa Achera (poste-ídolo)
·      Adorou astros nos átrios do templo (exército do céu)
·      Sacrificou no fogo o seu próprio filho com oferta aos deuses.
·      Praticou magia e adivinhação, espiritismo e bruxaria.
·      Fazia continuamente o que desagradava ao senhor.
·      Colocou também o ídolo da deusa Achera dentro do templo.
·      Manassés levou o povo a cometer maiores pecados do que os povos que habitavam aquela terra antes deles.
·      Manassés matou tanta gente que a cidade de Jerusalém ficou cheia de sangue.

Foi pouca coisa não foi? Já alguém aqui foi tão longe como Manassés? Acredito que não, e também espero que não seja preciso tudo isto para só depois nos arrependermos.

O texto continua e mostra-nos as consequências que vieram sobre Jerusalém. 

Diz-nos a partir do versículo 12 até ao (V15) aquilo que sobreveio ao povo de Israel.

O texto de Reis acaba por nos dizer que finalmente Manassés morrera.

Queridos irmãos felizmente que a história de Manassés não ficou só escrita no livro de Reis, mas que também podemos ver um pouco mais do que aconteceu a este rei, se ficássemos só por aqui talvez não compreendêssemos bem a grandeza da graça de Deus.

Se formos ao livro de 2Crónicas 33:11

Queridos amigos havia perdão para aquilo que este rei tinha feito? Humanamente não havia, mas a graça abundante de Deus permitiu que este rei pudesse refazer a sua vida.

Era necessário este rei ter passado por tudo isto que passou para só depois reconhecer o seu erro?

O filho que ele tinha queimado em sacrifício, qual seria o pensamento agora deste pai?

Este rei tinha levado o seu povo a cometer mais pecados do que os povos pagãos , será que isto se pode apagar de um dia para outro, nem quero imaginar como este rei se deveria ter sentido.   
      
Diz-nos o texto que ele matou tanta gente que a cidade ficou cheia de sangue, talvez sangue de pessoas que lhe chamaram á atenção para a sua conduta.

Não sei se aqui nesta sala estão pessoas que de alguma maneira têm andado longe de Deus cometendo erros atrás de erros, sentindo que se estão cada vez a afastar mais de Deus, será que a experiência de Manassés nos poderá ajudar.

Será que vamos fazer como George do inicio da pregação que não quer aceitar o perdão? Se hoje estamos a ouvir a voz de Deus a uma mudança de vida porque não dizer a Deus hoje também que queremos lhe entregar o nosso coração.

Se está aqui hoje alguém que sente que a sua vida esta longe da de Deus, e não tem forças ou se sente envergonhado pela vida que leva então está na hora de experimentarmos aquilo que Manassés experimentou, ou seja a graça abundante de Deus.

Que nunca se esqueçam que nunca é tarde para começar a obedecer a Deus.


FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...