Youtube

domingo, 20 de outubro de 2013

DEVOCIONAL - Quando o céu escurece






“Embora eu pareça estar perdido, não temerei; pois Tu sempre estás comigo, ó meu Deus” .
Todo pastor experimenta ocasiões de aridez espiritual. É um sentimento subjetivo de que Deus está distante, arredio, ou mesmo ausente. Em tempos assim, as orações são vazias, os hinos são cantados sem entusiasmo, os sermões são sem vida e as Escrituras parecem ter nenhum poder sobre a vida diária. Chamado por alguns de “a escura noite da alma”, esse é um tempo quando temos um doloroso sentimento da ausência de Deus.
Mesmo os heróis das Escrituras experimentaram momentos quando nuvens de escuridão desceram ao seu espírito, ou Deus pareceu escondido e indiferente às suas dificuldades. Houve uma ocasião em que Moisés clamou a Deus: “Se assim me tratas, mata-me de uma vez, eu Te peço...” (Núm. 11:15). Semelhantemente, Elias encontrou-se tão desencorajado e frustrado que orou: “...Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (I Reis. 19:4). E o salmista lamentou: “Por que nos rejeitas, ó Deus, para sempre? Por que se acende a Tua ira contra as ovelhas do Teu pasto?” (Sal. 74:1). Apesar da escuridão e aridez de tais ocasiões, a boa notícia é que elas podem ser revertidas em tempos de bênçãos.
Consideremos alguns caminhos através dos quais podemos sair da nossa escuridão pessoal e espiritual.

Troque a pele velha

“Muitas vezes, devemos estar dispostos a nos livrar da vida que planejamos, para que tenhamos a vida que nos espera. A pele velha tem de ser trocada, antes que a nova apareça”, diz Joseph Campbell. Um tempo de trevas pode ser um sinal de Deus no sentido de que alcançamos o fim de um estágio em nossa vida. Seja flexível o bastante para virar a página e começar o próximo capítulo.

Veja o bom, espere o melhor

Sua mente é um instrumento poderoso. Não o estrague ciscando sobre o que você não tem, não experimenta, ou não recebe. Esse tipo de pensamento negativo somente o deixará mais desanimado, deprimido e insatisfeito.
Uma abordagem mais saudável é ver o bom e experimentar o melhor. Aplique à sua experiência a promessa de Deus: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jer. 29:11).

Tenha fé, mesmo não entendendo

Algumas vezes a escuridão surge quando uma oração urgente parece não ter sido ouvida. Se esse é o caso, sempre escolha conservar a fé, mesmo que não entenda o que acontece.
Catherine Marshall fala de um tempo quando ela emergiu depois de seis meses em trevas espirituais, seguidas à morte de sua segunda neta em 1971. Ela havia orado em favor da garota suplicando a Deus que a curasse. Apesar de suas orações, a menina morreu, jogando Catherine num buraco negro espiritual.
Depois de uma grande depressão e aflição de alma, ela disse: “Quando a vida nos impõe situações que não podemos compreender, temos uma dentre duas escolhas: podemos mergulhar na miséria, separados de Deus, ou podemos dizer-Lhe: ‘Necessito de Ti e de Tua presença em minha vida, mais do que necessito entender o que está acontecendo. Escolho-Te, Senhor. Confio em que me darás compreensão e respostas para os meus porquês, apenas quando e se escolheres fazê-lo.’”

Clame

Não importa como você se sinta, equilibre os sentimentos e pensamentos negativos com a realidade de que Deus é amor. Lembre-se de que você é profunda, generosa e permanentemente amado pelo Deus que o criou.
Clame em seu favor as muitas declarações das Escrituras sobre essa verdade tão preciosa, tais como I João 3:1: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus...”, e Isaías 43:4: “Visto que foste precioso aos Meus olhos, digno de honra, e Eu te amei...”

Utilize seus dons

Durante tempos de angústia é difícil saber o que fazer ou que direção tomar. Permita que o Deus doador de toda boa dádiva providencie uma saída. John Catoir oferece algumas indicações, ao dizer: “Se você tem uma bela voz, use-a de alguma forma para a glória de Deus e para a sua felicidade. Se você é um bom professor, então presuma que Deus deseja que você ensine. Coloque seus dons a serviço de outros.”

Três palavras poderosas

“Eu perdôo você” são três dentre as mais poderosas palavras que alguém pode pronunciar. Pergunte a você mesmo se sua atual situação está ligada a sentimentos de ira, ressentimento ou hostilidade para com alguém que lhe feriu. Se esse for o caso, considere a possibilidade de perdoar.
Uma boa maneira de fazer isso é escrever uma carta à pessoa que causou a mágoa. Diga toda a verdade sobre o que aconteceu, tal como você experimentou, mas faça isso sem acusação, julgamento, hostilidade ou ira. Diga: “eu perdôo você.” Envie a carta somente se você sentir que há razoável boa vontade da parte do destinatário, para ler suas palavras. Se a pessoa que lhe causou o sofrimento estiver morta ou incapacitada para lhe ouvir, queime a carta. E, enquanto você a observa sendo consumida pelas chamas, deixe que sua ira, simbólica ou literalmente, vá junto com a fumaça.

Torne-se um anjo

“Não são todos eles [os anjos] espíritos ministradores, enviados para serviço...?” (Heb. 1:14). Nada expande mais a capacidade da alma do que alcançar e ajudar outras pessoas.
Seja você um indivíduo que clama por justiça quando uma ação injusta é cometida. Quando outros agirem covardemente, seja você o único que responde com coragem e convicção. Onde existem crueldade e desconsideração, esteja pronto a suavizar esses golpes, com bondade e compreensão.
Paulo advertiu: “Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Filip. 2:4). Agindo como um anjo de Deus, você não apenas ajudará outras pessoas, mas se sentirá melhor com sua própria vida.

Faça as coisas certas

Não trabalhe apenas por dinheiro. Muitas pessoas encontram-se desiludidas, frustradas e insatisfeitas com seu trabalho. Onde quer que você trabalhe, tome tempo para uma avaliação espiritual de suas atividades, seus objetivos e da sua consciência de chamado. O que realmente gosto de fazer? Estou fazendo bem o que gosto? Quais atividades me proporcionam maior prazer espiritual e emocional? Como posso eu prestar uma valiosa contribuição para o mundo, através do meu trabalho?

Espalhe bênçãos

Embora você esteja atravessando um período escuro em sua vida, ore para que todos aqueles com os quais você entra em contato experimentem a bênção de Deus. Possam eles desfrutar paz, sabedoria, amor, alegria, prosperidade e saúde. Em particular, peça a Deus que dispense esse tipo de bênção ao seu cônjuge, seus filhos, vizinhos, líderes, liderados e aos estranhos.

Tenha ouvido sensível

Quando você orar, permaneça alguns minutos em silêncio, na presença de Deus. Seja ouvinte. Deus é amigo do silêncio. É na solidão e no silêncio que Sua vontade é compreendida mais claramente.
Deixe-se guiar por esta oração, oferecida pelo pastor afro-americano Howard Thurman: “Dá-me um ouvido ouvinte. Quero neste dia o ouvido que não se retrai diante da palavra que corrige e admoesta; a palavra que ergue diante de mim a minha própria imagem, que me faz parar e reconsiderar. A palavra que me desafia à mais profunda consagração e às mais elevadas resoluções.”

Confie em Deus

Os santos do passado eram profundamente despertos para o fato de que algumas das mais poderosas lições espirituais são adquiridas durante tempos de trevas e aridez. Procure captar novas lições. Não importa como você se sinta, continue confiando em Deus, Sua direção e força. Seja perseverante. Torne sua a oração de Thomas Merton: “Ó, meu Deus, não tenho a mínima idéia para onde estou indo. Não consigo ver a estrada diante de mim. Portanto, confiarei sempre em Ti. Embora pareça estar perdido, não temerei; pois Tu sempre estás comigo, ó meu querido Deus.”
FONTE: Victor M. Parachin

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...