Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

POESIAS DE NATAL

 

Noite de Natal

Sê-nos bem vinda, noite sem par,  trazes encanto a cada lar.
Todos os crentes, com fé e amor,  hoje anunciam o teu louvor.

Pairavam trevas sobre Belém:  eis que uma luz de súbito vem.
Anjos proclamam de Deus a paz, cantam do Verbo que a Deus apraz.

Eis que é nascido o bom Salvador, perto, em Belém: o Cristo Senhor!
Foi esta a nova celestial que inda hoje alegra o Natal.

Natal

Primeiro nos falou, solenemente, a mensagem do Senhor, em profecia:
Ter-se-ia de Deus na terra, um dia, O Redentor Jesus, a toda gente.

Tais palavras dos céus o mundo sente Pois todas se cumpriram sem porfia,
Em plena paz e cantos de alegria, nos planos do Senhor, devidamente.

Hoje o mundo cristão sabe e proclama viva expressão de Deus, amor infindo:
nasceu Jesus, o Salvador bem-vindo!

Feliz Natal, Natal que a todos chama para a vida real da cristandade, por fé, no Salvador, na eternidade!

(Antonio de Campos Gonçalves)

Uma história

Dizem que é muito antiga a história que vou contar.
Mas, para mim, é tão bela! Não me importa a idade dela!
É a história do Natal.

Sabem, minhas amiguinhas, o que o Natal quer dizer?
Brinquedos?... Presentes? ... Festa? Nada! ... Pois ora esta!
Natal quer dizer: nascer.

No meu Natal eu nasci; e no seu, você nasceu.
Mas o Natal de que falo... Oh! que tão grande regalo –
É Natal vindo do céu!

Nasceu Cristo, o Redentor, Na mais completa humildade.
E assim também viveu, foi desprezado e sofreu, para salvar a humanidade.

Amou muito as criancinhas, os grandes, todos, enfim;
para nos salvar, sofreu, foi condenado e morreu, mas ressuscitou por fim.

Por isso nós, os seus filhos, com Ele iremos, um dia, gozar no céu as delícias!
Esta história é uma carícia, É mui linda!... Eu não dizia?
(Julieta Martins em “O Natal de Cristo”, 22a)
Para ser recitado por uma menina.

O Mistério de Belém

Os profetas anunciaram:
“Em Belém deve nascer a criança misteriosa – razão de nosso viver.

Os povos, na sombra, viram brilhar esquisita luz!
Mas muitos não se lembraram da vinda do Rei Jesus!

A vida na terra é triste, há mais trevas do que luz!
Busquemos a claridade na pessoa de Jesus.

A criancinha mimosa, – o mistério de Belém – nasceu para que vivamos recebendo todo bem.

Não encontrando lugar onde pudesse nascer,
nas palhas da manjedoura pôde Jesus se acolher!

Que Jesus neste Natal encontre algum coração
que – qual manjedoura amiga –lhe ofereça habitação.
(José de Oliveira)

Glória Ao Excelso

Ó maravilha alegre que Deus nos prometeu:
A virgem, concebendo, um Filho ao mundo deu!
E logo se ouve o canto de anjos em multidão:
E logo se ouve o canto de anjos em multidão:
                Glória em excelso, glória!
                Na terra paz, perdão!

Ao cântico dos anjos, pastores, respondei!
A ver se é certa a nova para Belém correi!
Correi – que em manjedou8ra criança haveis de achar envolta em pobres panos; Ó vinde a adorar!

Exulta a natureza:
Os montes, erva e flor!
Na criação inteira brilhou novo esplendor; chegou o dia alegre –
Salve, ó brilhante luz –
                Nasceu o Esperado,
                o Redentor, Jesus!

A vinda do Salvador

Num lindo paraíso havia um para feliz:
Ricos, alegres, santos, - seu todo um bom país;
Mas, desobedecendo ao grande Criador,
O fruto proibido provaram sem temor.

Provaram e caíram da santidade e paz, e nunca achar podiam remédio eficaz.
Mas o Senhor mostrou-lhes instante compaixão, dizendo que aos perdidos traria salvação.

Um descendente de Eva, sem mancha como os mais,
Destruiria a obra de seus culpados pais.
Filho do homem seria, Filho de Deus também, e a salvação daria da eterna morte além.

Passara longo tempo, e muita geração;
Por fim alguns pastores, com suma admiração de noite, a grei cuidando, viram a luz de Deus
e ouviram, enlevados, os cânticos dos céus.

Chegava das alturas um anjo do Senhor, cantando a vera história de Cristo e seu amor; trazendo as boas novas:
“Longe de vós temor, pois em Belém vizinha nasceu o Salvador!”

Mil anjos ecoavam em coro alto e veraz:
“A Deus suprema glória, aos homens graça e paz!” –Depressa caminharam
para ver se era assim e, numa manjedoura, acharam-no por fim.

O Cristo, prometido ao nosso pai Adão, amando os pecadores, trazendo a salvação,
vinha com alegria aos rebeldes salvar, ainda que já sabia quanto devia custar.

Súplica de Natal

Neste dia, Senhor, em que no mundo festeja-se o Natal do bom Jesus, eu te peço em anseio mui profundo:
Derrama sobre nós a tua luz.

Como a estrela que lá no firmamento os magos conduziu até Belém, possa o brilho do céu, neste momento,
guiar os filhos teus ao Sumo Bem.

Não permitas que os gritos do pecado abafem bruscamente o teu falar!
Oh! que a voz do teu Filho mui amado por todos seja ouvida sem cessar.

Que a mensagem de paz do coro santo entregue pela hoste angelical possa ainda se ouvir em doce canto e a todos alegrar neste Natal.

Sabedoria

(Oração)

Dá-me força, bom Senhor, para, sereno, aceitar
tudo o que a mim destinado seja impossível mudar.

Mas, Senhor, se alguma coisa pode e deve ser mudada,
pra fazê-lo sem revolta dá-me coragem, mais nada.

Posições tão diferentes, em qual delas me poria?
Para uma escolha perfeita dá-me, ó Deus, sabedoria.

Glória a Deus nas alturas

Veio ser o Verbo eterno Cristo Jesus, o Salvador;
um Deus deitado em manjedoura, um Deus de intenso, eterno amor.

Ouve-se o gozo anunciado: Cristo nos traz a salvação!
Vem nos livrar do cativeiro, de morte, tristeza e maldição.

Glória a Deus nas grandes alturas! Sobre a terra paz e harmonia!
Entre os homens tão venturosos boa vontade e alegria!

Ó Jesus, de amor profundo

Ó Jesus de amor profundo tens teu berço em Belém,
onde viste a luz do mundo, para dar-nos sumo bem.

Sumo bem, eterna vida, eis o dom que vem de ti.
Foste à morte tão dorida, tu sofreste, eu te feri.

Ó Jesus, quero abraçar-te; tu és meu, ó bom Senhor.
Sim, Jesus, venho adorar-te, quero dar-te o meu amor.

Se de ti eu me desprendo, rumo logo à perdição,
onde, dores mil sofrendo, não terei consolação.

Só a ti, Jesus, eu quero; sempre, sempre teu serei.
És tão bom, não és severo, és meu carinhoso Rei.

Rei Jesus, meu Rei querido, hei de sempre pertencer aos que tu tens escolhido, para glória te render!
M. L. Hasse
(Mel.: Cantam anjos docemente)

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...