Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

JOGRAL - PAZ AMOR E SANTIADE


(Pequena peça de Natal compilada por Ernesto Fischer)
Personagens: Pastor
1ª Donzela (com palma)
2ª Donzela (com rosas)
3ª Donzela (com um lírio)
José
Maria
O pastor e as 3 meninas entram e ficam mais ao lado do “presépio” (formado por José, Maria e uma manjedoura). José e Maria não falam nada; são apenas “cenário”.
- - - -
Pastor: Ó donzelas, vinde avistar
o mais belo dos meninos
com doces lábios, meigo olhar
no presépio está dormindo.

1ª Donzela: Quem é, ó dize-me, pastor,
o menino que tu viste?
Também sonhei de um alvor,
de luzes e de hinos lindos.

Pastor: O Messias anunciado
pelos profetas, em grande fé
ansiosamente esperado,
enfim s nós chegado é.

2ª Donzela: É mesmo? Dize a verdade
que Cristo, o Rei, a nós chegou?
Ó dia de felicidade
que Deus ao mundo cá mandou!

Pastor: As esperanças estão cumpridas;
o povo de Deus alegre está:
do paraíso tem descido
o que a luz ao mundo dá.

3ª Donzela: Louvor a Deus, que tão bondoso
a nós mandou o Salvador;
dum tronco santo e perfumoso
brotou a tão celeste flor.

Pastor: Ouvi a história, ó donzelas,
que nesta noite aconteceu
quando, vigiando as ovelhas,
uma surpresa se nos deu:
Abriu-se o céu com claridade.
Um santo anjo então desceu
e trouxe-nos a novidade,
que em Belém Jesus nasceu.
Ó boa nova, tão ditosa,
que o Pai celeste nos mandou,
ó quantas graças, quantas rosas
o céu ao mundo derramou.
E de repente as milícias
de anjos, dirigidas a nós,
solenemente a notícia
espalham com sublime voz:
Que nas alturas elevadas
o Pai glorificado é
e que aos homens desviados
a paz concede pela fé.

2ª Donzela:(Aproxima-se da cena central)
Ó daí licença, pais bondosos,
queremos vir até aí
a ver o filho tão gracioso,
tão lindo como nunca vi.

3ª Donzela: Queremos enfeitar teu berço,
dar-te carinhos, ó Jesus;
cantar queremos lindos versos
a ti que trazes-nos a luz.

1ª Donzela: De mim recebe esta palma,
da paz o mais precioso dom,
da paz, que dás às nossas almas,
da paz que dás ao coração.

2ª Donzela: De mim recebe estas rosas
de puro, abnegado amor;
ardente e tão fervorosa
és tu também, ó linda flor.

3ª Donzela: De mim recebe este lírio
tão alvo, meigo, virginal:
a santidade que eu admiro
tu podes dar-me, sem igual.

1ª Donzela: A todo mundo levaremos
o Evangelho de Belém.
A todos povos nós diremos:
do céu o Salvador nos vem.

2ª Donzela: Claro ficou o meu caminho.
Do céu reflete-me a luz.
Não ando nunca mais sozinho –
comigo está meu bom Jesus.

3ª Donzela: Menino Deus, infante divino,
um novo sol me despontou:
a ti confio o meu destino;
o teu amor me cativou.

As três: As nossas vidas ofertamos
a ti, Jesus, infante bom,
e com amor a ti rogamos:
Ó entra em nossa coração.
Que teus preceitos nós amemos,
sem nunca deles nos afastar;
que tua graça aceitemos:
morada faze em nosso lar.
Assim seremos bem queridos
por nossos pais, também por Deus,
e cantaremos agradecidos
aqui na terra e lá nos céus.
As três (cantam)
“Jubiloso venturoso
tempo santo de Natal!
Mundo perdido: Cristo é nascido!
Rejubila, cristandade, no Senhor.” (Saem)

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...