Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL


1ª CENA - Um Escritório

            Jonas - Mário, não consigo concluir este balanço, e logo hoje que estamos a algumas horas do natal. (mexendo no computador)
            Mário - Calma! Logo logo conseguirá, é tudo uma questão de tempo (mexendo nos papéis)
            Jonas - (Para de mexer no computador dá um suspiro e levanta) É... hoje é natal; dia de alegria, dia de festa; vou beber bastante vinho, comer bastante pernil, quero extrapolar na gula, este é um dia pra comemorar.
            Mário - Devagar meu irmão, pois na terça nós temos trabalho.
            Jonas - O importante é viver a alegria do momento
            Mário - (Mão no queixo, ar de dúvida) Sabe Jonas, fico pensando o que significa o natal, sempre vem e vão, damos presentes, ganhamos presentes, comemos bastante, mas parece não ter sentido. Pra que serve o natal afinal de contas?
            Jonas - Para mim Mário, esta data é apenas mais uma, aliás, mais uma das jogadas do comércio pra ganhar dinheiro em cima de todo mundo, afinal de contas, eles precisam ganhar e nós trabalhadores precisamos nos divertir pelo menos um dia no ano.
            Mário - (Levanta) Mas espera lá, acho que não é este o verdadeiro sentido do natal. O que você me diz desta história do menino Jesus que nasceu em uma manjedoura pobrezinho e que veio morrer por todo mundo.
            Jonas - Ah! Isto é história da carochinha. Como já disse é uma jogada do comércio. Onde você aprendeu tanta bobeira?
            Mário - Isto não é bobeira. Certo dia quando eu voltava pra casa, ouvi um homem na praça, desses que vive falando de um livro chamado Bíblia. Falava mais ou menos assim referindo-se a este menino: Que veio, nasceu pobre e morreu por todos, tornando-se salvador. E também no natal passado, eu fui na missa e ouvi o padre dizer mais ou menos assim como este homem estava dizendo.
            Jonas - Esqueça isto rapaz (Batendo nas costas de Mário) Missa! Faz tanto tempo que não vou a uma... se não me falhe a memória a última vez que fui eu tinha 12 anos. Não tenho tempo pra estas coisas.
            Mário - Mas tudo bem, vamos lá!(Juntando os papéis) deixa este trabalho pra depois. Porque hoje já será noite de natal.

            (Entra o patrão com 2 envelopes)

            Patrão - Feliz Natal a vocês. Esta é uma gratificação pelo bom desempenho de vocês no trabalho neste ano. (Olha o relógio) Bem é hora de irem ceiar com suas famílias.
            Mário - É verdade! Feliz natal a você, Sr. Tompson e a sua família também.
            Jonas - É... Um bom natal, saúde e prosperidade a você e a sua família.
            Tompson - Boas Festas!!!

            (Sai o Patrão)

            Jonas - (Abre o envelope) Uau! é grana meu camarada! Vamos lá, vamos comemorar!
            Mário - Então, Vamos!

            (Em seguida saem os dois amigos abraçados)
2ª CENA - Casa de Jonas - Esposa, Empregada, 2 Crianças

            Sara - (Enfeitando a mesa) Como tudo está tão lindo, será que está faltando alguma coisa? Aqui está o peru pra ceia, o pernil, o panetone, as uvas, as frutas, o arroz, o vinho, a árvore está enfeitada, os presentes. Que mais falta? Ah! a música para a ocasião. (Dirigi-se para o som)
            Maria - Creio, D. Sara que falta apenas uma coisa.
            Sara - O Que Maria? Não me diga que esquecemos de comprar algo?
            Maria - Não, não. Não esquecemos de comprar nada, porque o que falta não podemos comprar, o que falta é o verdadeiro sentido do natal.
            Sara - Isto não falta Maria. Pois o que dá sentido ao natal são as pessoas, é a comida, o sabor, os presentes. E daqui a pouco teremos tudo isto.
            Maria - Talvez D. Sara, um dia entenderás o verdadeiro sentido do natal. Com licença, vou chamar as crianças.

            (Maria Sai)

            Sara - (Fica pensativa)

            (Neste instante entra Jonas)

            Jonas - Olá meu amor, Feliz Natal! (Abraça e dá um beijo)
            Sara - Feliz Natal! (Beija-o)
            Jonas - Em que você pensava quando entrei? (na mesa beliscando as comidas)
            Sara - Em algumas palavras que Maria disse.
            Jonas - E o que ela te disse?
            Sara - Sobre o verdadeiro sentido do natal, eu sinceramente não entendi.
            Jonas - Oh Meu amor! Não se preocupe com isto, são resoluções da cabeça de algumas pessoas, o Mário também me veio com esta asneira. (Se assentando a mesa)
            Sara - Mas, Jonas talvez não seja assim. Talvez eles tenham razão, talvez o natal tenha um significado maior do que pensamos.
            Jonas - Tem sim. Um significado financeiro, e um outro, também, um significado profundo e você quer ver como preencho este significado profundo, é só comer que ele preenche a profundidade do meu estômago (Pega uma coxa de peru e come)
            Sara - Não quero crer assim. (Em pé na outra ponta da mesa)

            (Entra as crianças correndo)

            Jonas - Feliz natal, meus queridos! Hoje a noite, o papai noel virá, vocês já fizeram seus pedidos?

            (Neste momento, Sara está pensativa, senta na cadeira a ponta da mesa)

            Bruno - Papai, eu pedi para papai noel, um vídeo game novo, fitas de supernintendo.
            Jonas - E você, Tiago?
            Tiago - Eu pedi o novo carro que a estrela lançou com controle remoto, e também, um arsenal de guerra lançado pela estrela.
            Jonas - Não tenham dúvidas que papai noel atenderá o pedido de vocês, agora vão lavar as mãos para comermos.

            (Saem as crianças)

            Jonas - (Levanta-se da mesa) Que foi meu amor? (abraça Sara). Não fique pensando nisto, vamos, se anime, esqueça!
3ª CENA - Casa da Maria - Mesa simples, Marido e 5 crianças

            Maria - Bem aqui está a nossa ceia. A minha sorte é que a D. Sara me deu algumas frutas, um pouco de cada ingrediente e assim pudemos montar também a nossa ceia de natal.
            Marcos - (Abraça-a) Não se preocupe meu amor, este alimento não tem significado, como o de sabermos que o verdadeiro sentido do natal não é comida, nem bebida, mas é Cristo que se deu por nós. E ele é nossa ceia maior.
            Maria - (Abraça-o) É verdade, meu amor. Sente-se vou chamar as crianças (Grita as crianças)


4ª CENA - Casa de Sara - Todos sentados a mesa

            Jonas - Que peru delicioso, humm, que bom que nós podemos ceiar, isto aqui meu amor é que dá sentido ao natal!
            Sara - Jonas!?
            Bruno - Papai, que foi o menino Jesus?

            (Casal se entreolham)
            Jonas - (Gaguejando) Há... (pausa) Esta, meu filho, é uma história que alguns inventaram para ganhar dinheiro, ele não existe de verdade, é (pausa) é como na história da branca de neve, ou da chapeuzinho vermelho.

            (Sara está olhando para Jonas, Séria)

            Sara - Talvez não seja assim meu filho como o papai está contando, mas alguns dizem que o menino Jesus foi um menino pobre que nasceu numa humilde manjedoura, que nasceu ali porque não tinha lugar para ele nascer em nenhuma das casas, e também dizem que ele nasceu assim para ser o salvador do mundo.
            Tiago - Mãe, o que é ser o Salvador do mundo?
            Sara - É... (pausa, e olha para o esposo) outro dia eu te explico, agora vamos escovar os dentes! (Neste momento, Jonas é quem está pensativo com a pergunta de seu filho) Temos que dormir cedo, se não papai noel não vem trazer os presentes.

            (Sai Sara com as crianças)

            Jonas - (Fica na sala, sentado ao sofá pensando)

            Narrador - Jonas não quer aceitar que não consegue achar sentido no natal, agora sente um vazio que não pode ser preenchido pela boa ceia que teve, na verdade ele não sabe que este vazio só pode ser preenchido pelo verdadeiro sentido do natal, o qual ele ainda não conhece.
            Sara - (Entra) As crianças já estão dormindo, parece que o natal já acabou, posso ouvir músicas, muitos sons, risos, ver luzes e cores; mas, não posso ver o verdadeiro sentido do natal, não posso entender quem foi este menino, do qual muitos o chamam de Salvador.
            Jonas - Sara (pausa) Confesso para você que também não entendo o sentido do natal, as palavras de Mário estão paradas na minha mente, e sem resposta. E agora, sinto um grande vazio, parece que falta algo acontecer em minha vida.
            Sara - Talvez seja isto que nos falta, o entender o verdadeiro sentido do natal, para que a nossa vida tenha sentido e pra que este natal não seja mais um simples natal
            Jonas - Meu amor! tive uma idéia, porque não saímos pelas ruas a procurar o verdadeiro sentido do natal? Talvez o encontremos nas pessoas, nas músicas, nas cores, ele deve estar em algum lugar.
            Sara - Que idéia magnífica você teve, então vamos!

            (saem os dois de mãos dadas)

5ª CENA - Casa de Maria


            (Maria, Marcos e os 5 filhos sentados a mesa terminando a ceia)

            Jane - Mamãe, sua comida está ótima
            Maria - Obrigada, minha filha!
            Júnior - Papai, conte para nós a história do menino Jesus!
            Outros - Sim, conta papai!
            Marcos - Está bem meus filhos, contarei!
            Maria - Mas antes, vamos a sala, lá é melhor!
            Vera - Boa idéia, vamos lá (Levanta os filhos em direção a sala)


6ª CENA - Sara e Jonas na rua

            (Sara e Jonas conversam com várias pessoas na rua)

            Jonas - Sara, já andamos bastante, e não encontramos o sentido do natal, as pessoas estão como nós cheias de dúvidas, incertezas, vazias, não sabem também o verdadeiro sentido do natal.
            Sara - Realmente, você viu quando perguntei para a Lilian, ela respondeu apenas que era alegria, ficou embaraçada e saiu pulando. onde poderíamos encontrar alguém que nos fale do sentido do natal.

            (Sentam os dois com a mão no queixo, um de cada lado)
7ª CENA - Casa da Maria na sala

            Jane - Vou cantar uma música (Canta tudo é paz)
            Sara - (Levanta no começo da 3ª estrofe, fica ouvindo, balança o marido) Jonas, você está ouvindo?
            Jonas - O que Sara?
            Sara - Uma melodia, parece a voz de um anjo, ouça?
            Jonas - (Levanta) Sim, estou ouvindo, de onde vem?
            Sara - Daquele lado, (tomando a mão do marido afoitamente) Vamos lá!

            (Andam em passos bem leves. Antes de chegar na casa, param e ficam ouvindo a música)

            Jonas - Mas é um casebre, será que eles nos saberiam explicar o sentido do natal?
            Sara - Lembre-se que o menino Jesus nasceu em uma estrebaria.
            Jonas - Então todos os que acreditam nele devem ser pobres!?
            Sara - Não é isto Jonas. Chega de conclusões furadas, vamos nos aproximar.


8ª CENA - Na casa de Maria

            Marcos - Então agora vou contar a história do menino Jesus

            (Sara e Jonas batem a porta)

            Marcos - Quem será a esta hora?
            Jane - Deixe eu atender.
            Maria - Deixe minha querida, eu vou atender a porta (abre a porta)
            Maria - D. Sara!?!
            Sara - Maria!?! (meio perdida)
            Maria - O que a traz aqui? Vamos entrar se não se incomoda com o meu simples lar.
            Jonas - Não ! Que isso.

            (Moças são o lugar para que estes sentem)

            Marcos - Vamos sentem por favor
            Sara - Sei que não viemos aqui por acaso, alguma coisa nos trouxe aqui.
            Jonas - Tudo começou quanto eu tive uma conversa com um dos meus amigos de trabalho e ele começou a me falar do verdadeiro sentido do natal, mas ele não soube me explicar direito, e eu tão pouco mostrei interesse na sua história, mas a partir daquele momento, alguma coisa começou a me perturbar, eu não queria acreditar, mas agora sinto que estou vazio e preciso entender o verdadeiro sentido do natal.
            Sara - Sabe Maria, as suas poucas palavras me impressionaram, e aconteceu comigo o mesmo que aconteceu com o Jonas, a partir daquele momento comecei a perguntar a mim mesma qual é o sentido do natal. Sinto-me vazia como Jonas, e creio que vocês podem nos dizer o verdadeiro sentido do natal.
            Silas - O papai já ia nos contar a história quando vocês bateram a porta, ele poderá contar agora se vocês também quiserem ouvir.
            Sara - Oh! Sim, nos queremos! (Jonas balança a cabeça concordando)
            Marcos - Então ouçam com atenção:
            Foi numa noite fria, a cidade estava em festa como hoje, estava muito cheia com visitantes de todas as partes. José e Maria, um pobre casal, chegou a cidade chamada Belém, ela estava grávida, prestes a dar a luz a este bebê que seria o salvador do mundo.
            Eles saíram a bater nas portas dos hotéis e pousadas, mas todos estavam cheios, não tinha lugar para eles, na última casa em que bateram alguém teve pena deles, mas também não tinha lugar. O dono da casa lembrou que havia um único lugar que não era tão confortável, mas que poderia abrigá-los, os pais de Jesus aceitaram, e naquela noite lá na estrebaria entre os animais num simples coxo que lhe serviu de berço, nasceu o menino Jesus, o qual deixou seu reino cheio de riquezas e glórias para nascer em uma simples estrebaria tornando-se pobre para que nós pudéssemos ser ricos.
            Os magos viram a sua estrela brilhar no céu, conheciam a profecia, seguiram a estrela e encontraram o menino envolto em panos e palha, lhe ofereceram ricos presentes; ouro, incenso e mirra e assim, foi que nasceu o salvador.
            Ele cresceu, viveu, tornou-se um de nós, fez milagres, curou pessoas, passou por escarnios, sofreu muito até a morte de cruz para nos dar a salvação. Tudo isso para salvar você Sara, para salvar você Jonas. Por isso, o natal nunca terá sentido para nenhum de nós se o verdadeiro sentido do natal não estiver vivendo dentro de nós.
            Sara - (Levanta-se emocionada) Que bom! Sinto-me completa, sei que o verdadeiro sentido do natal agora está em mim, este não é mais um mero natal, Jesus morreu também por mim, e agora ele nasce dentro de mim e agora o natal tem um sentido maior, Cristo em mim, esperança eterna.

            (Abraça Jonas. Os dois chorando)

            Jonas - (Levanta) Eu sei que o verdadeiro sentido do natal nasceu em mim. Venham conosco (olhando para Marcos) conte isto também as nossas crianças vamos fazer desta noite, uma noite especial.


9ª CENA - Casa de Sara e Jonas - Quarto das crianças

            Sara - Acordem meus filhos!
            Tiago - Mamãe, papai noel chegou?
            Sara - Não meus filhos é algo muito mais que papai noel
            Bruno - Mamãe, eu sonhei, que estava num lugar muito bonito, e que um menininho estava em um lugar cheio de animais, será que este era o menino Jesus.
            Sara - Talvez sim. Venham ouvir a história do menino Jesus.
            Tiago - Oba! (Crianças saem com a mãe)
10ª CENA - Na sala - Marcos começa a contar a história

            Marcos - Foi numa noite fria...
            Narrador - Então naquela noite, Sara, Jonas e seus filhos puderam entender o verdadeiro sentido do natal, foi o primeiro natal de verdade que eles puderam ter, dai por diante, todos os natais teriam um sentido especial papa eles. Afinal, conheceram o menino que nasceu em uma simples manjedoura, foi simples, para que fôssemos especiais: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz.” Is. 9:6. E ele amou o mundo e a cada um de nós de forma individual se deu por cada um de nós para que se crermos, na sua morte por nós, não pereçamos, mas tenhamos vida eterna.
            Sara - Nós pudemos entender o verdadeiro sentido do natal. E para vocês o que significa o natal?
            Jonas - Será que é uma noite de comes e bebes, de alegria passageira ou é tempo de confraternização e de Jesus no coração?
            Marcos - Descubra dentro de você o verdadeiro sentido do natal que é.
            Todos - Jesus nascendo em você.
            Música - Tanta paz
             Oração final 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...