Youtube

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

4ª SESSÃO - TESTE - REGRAS PARA OUVIR COM EFICÁCIA



REGRAS PARA OUVIR COM EFICÁCIA


Talvez seja um ouvinte desatento. Não basta decidir escutar com atenção. É necessário que se discipline e que se comprometa consigo mesmo a melhorar essa faceta. Aqui estão seis maneiras com as quais poderá praticar a arte de ouvir, analisando os sentimentos, numa base diária.


1.   Olhe o seu cônjuge nos olhos e dê-lhe toda a sua atenção (desligue a televisão ou baixe o jornal)
2.   Sente-se de maneira a demonstrar interesse. Durante alguns minutos, aja como se não houvesse nada mais importante no mundo a não ser ouvir o que o seu cônjuge tem a dizer. Bloqueie qualquer distracção da sua mente. Incline-se para a frente na sua cadeira.
3.   Aja com interesse acerca do que está a ouvir. Erga as sobrancelhas, acene com a cabeça, sorria, ou dê uma gargalhada quando for apropriado.
4.   Faça comentários que demonstrem acordo, interesse e compreensão. O seu cônjuge precisa de saber que você compreende as ideias que ele está a apresentar. Ponha-se no lugar dele, imaginando as cenas que ele descreve.
5.   Faça perguntas apropriadas e bem formuladas. Encoraje-o com perguntas que demonstrem o seu interesse.
6.   Ouça um pouco mais. Permaneça ainda uns trinta segundos atento(a), como que à
espera que ele(a) diga mais alguma coisa.


Tem algum problema de comunicação? Durante a próxima semana dirija a sua atenção, não para os defeitos do seu cônjuge, mas para os seus próprios. Precaver-se é apenas o primeiro passo. A seguir, ponha-se a corrigir o problema. E por fim, siga adiante, numa tentativa de superar o seu grau de comunicação com os seus queridos. Se não tiver a certeza da existência de algum problema, pergunte ao seu cônjuge do que é que ele não gosta na sua maneira de ouvir ou falar.

1 comentário:

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...