Youtube

domingo, 3 de novembro de 2013

ILUSTRAÇÕES PARA SERMÕES - LETRA B




60.       BANDEIRA - EXTENSÃO DO REINO DE CRISTO - MISSÕES - PODER DO EVANGELHO            At 6.1-7

Certa vez, um ministro da Ilha de Tonga, no Pacífico, emocionou seiscentos jovens universitários. Contou-lhes a história da redenção de seu povo da ignorância e do canibalismo para o gozo da cidadania do reino de Deus. Hoje, cerca de 98% são membros da igreja. Mostrou a sua bandeira, com uma borda vermelha, o centro branco, com uma cruz vermelha. Aquela bandeira era o símbolo da salvação para ele e para seu povo. Era também o símbolo de sua gratidão e abnegação em viver a vida cristã e dela fazer participantes seus vizinhos das ilhas do Pacífico e os seus semelhantes em terras longínquas.
Muitos têm repetido estas palavras significativas: "Venha o teu reino", e têm contribuído sacrificialmente para ajudar a fazê-las reais, esforçando-se para que os indivíduos e as nações nasçam de novo.
Cada cristão conta com o alto privilégio de ter, ainda que pequena, uma parte no estabelecimento do reino divino de amor, de paz e de gozo, em todo o universo que Ele criou.
R. G. Moore (E.U.A.)

61. BEM - TUDO COOPERA

Observai a seguinte declaração: "A presença do Pai acompanhava a Cristo, e nada Lhe sucedia sem que o amor infinito o houvesse permitido para bênção do mundo. Aí residia o Seu e o nosso motivo de conforto. A quem está imbuído do Salvador que o circunda com Sua presença, nada pode atingir sem permissão do Senhor. Todos os sofrimentos e desgostos, todas as tentações e provas, todas as nossas tristezas e pesares, todas as perseguições e privações, em suma, todas as coisas cooperam para o nosso bem".


62. BÊNÇÃOS - CÉU - ORAÇÃO    At 17.24-29

Uma lenda antiga nos fala de um homem que visitou o céu. Um anjo guardião mostrou-lhe todas as belezas daquele maravilhoso lugar. De repente, chegaram numa peça, em torno da qual prateleiras tinham sido construídas. Ali, viu ele centenas de pacotes embrulhados de uma maneira atrativa, esperando para serem distribuídos como dádivas especiais. Inquiriu ele do sentido que tinham os pacotes. O anjo lhe respondeu: "Estas são bênçãos que Deus tem providenciado para seus filhos, mas eles nunca as vieram buscar".
Será que nós pressupomos que temos direito à abundância da graça de Deus, sem jamais erguermos a Ele nosso coração agradecido? Ou paramos no meio dos nossos afazeres, para receber e apreciar o que Deus tem providenciado para nós?
Para poder apreciarmos e sermos gratos a Deus por toda a sua bondade, carecemos reconhecê-lo, como Pai-criador e revestir-nos da justiça que Cristo conquistou para nós. Quando somos dirigidos por seu amor, tornamo-nos sinceramente gratos pela abundância que há no mundo e pelas belezas que há no céu.
 Pensamento: Com o auxílio de Deus, procurarei ser digno das bênçãos de Deus para mim, no dia de hoje.
Sra. J. Hardin Neal (Virgínia, E.U.A.)

63.       BENEFICÊNCIA - FILANTROPIA         Mt 5.7

Zélia Walters conta a história de um homem desempregado, por nome Donley, que se viu forçado a mendigar. Certa noite, uma bondosa senhora lhe deu um dólar, dizendo:
- Aí está, compre alimento; e não se desanime ainda quão difíceis as coisas pareçam. Há para o senhor, algures, um trabalho. Espero que o encontre em breve.
- Obrigado, a senhora me deu um novo impulso e um novo coração. Jamais esquecerei sua bondade.
Aquelas palavras o fizeram sentir-se como um homem, não um fracassado.
- O senhor estará se nutrindo do pão de Cristo; passe-o adiante - disse ela.
Donley gastou meio dólar num restaurante barato, e resolveu guardar o outro para o dia seguinte. Mas ao pensar no "pão de Cristo", não podia reservar o dinheiro só para si; e assim o repartiu com um velho camarada que estava com fome. Durante a refeição, Donley observou que o velho estava embrulhando um pedaço do pão num guardanapo de papel.
- Guardando alguma coisa para amanhã, hein?
- Oh, não! E que há um menino lá em baixo, na rua, que tem passado maus bocados, e eu o vi chorando com fome. Quero dar-lhe o pão.
Um terceiro faminto partilharia o pão de Cristo. Ambos levaram o alimento para o menino faminto, que começou a comê-lo avidamente. Logo o garoto parou de comer e chamou um cão perdido e assustado:
- Vem cá, amigo, vou te dar a metade.
A seguir, tomou a atitude de um novo rapaz. Pôs-se de pé, e começou a vender seus jornais com renovado vigor.
Após uma palavra de animação ao velho, Donley voltou-se e viu o cão perdido a farejar-lhe a perna. Acariciou-o e encontrou em torno de seu pescoço uma coleira em que se achava o nome do dono. Ao ir entregar o cão a esse dono, foram-lhe dados em recompensa dez dólares. Donley olhou para a nota, meio aturdido.
- Não desejava receber isto. Queria simplesmente devolver o cão a seu dono.
- Leve-a. O que o senhor fez vale mais do que isto para mim; e, ao que parece, o senhor precisa de um emprego, não é? Venha amanhã ao meu escritório.
Uma pessoa nunca perde ao repartir seu pão com um faminto.
"Bem-aventurados os misericordiosos."

64. BENFEITORIA - PASTEUR - VIDA REAL

Não muito afastado do túmulo de Napoleão, e em tremendo contraste, está o túmulo de Pasteur. Que fez Pasteur pela humanidade? Não é muito fácil enumerar tudo, pois não houve fanfarras acompanhando seus atos. Seu uniforme era apenas um avental manchado pelos ácidos. No entanto, fez ele incalculáveis contribuições à medicina, como os anti-sépticos na cirurgia. Fartamente conhecida é a sua contribuição no campo dos soros e vacinas. Cada pessoa vacinada contra alguma doença constitui-se em glorioso troféu de suas pacíficas vitórias. Quando falamos de "leite pasteurizado" nem sempre estamos conscientes da obra de Pasteur, embora de certo modo o estejamos homenageando. Nos seus trabalhos, mais de uma vez pôs em risco a própria vida, e às observações feitas por amigos a respeito disso, respondia: "Que importância tem? A vida real é a que vivemos no meio dos perigos, a vida de sacrifício, de exemplo, de frutificação". Pouco antes de expirar, falou a um grupo de estudantes: "Moços... vivei até que chegue o dia em que possais gozar a imensa felicidade de verificar que contribuístes, de algum modo, para o progresso e o bem da humanidade".

65. BÍBLIA - BILLY GRAHAM AFIRMA          Pv 2.6

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem a inteligência e o entendimento" (Pv 2.6).
É um milagre! A Bíblia tem sido, no decorrer dos anos, o livro mais vendido do mundo. Nenhum outro livro alcança a profundidade de sua sabedoria, nem a beleza de sua poesia, nem a veracidade de sua história e de sua profecia. Os críticos que viram nela fraudes, ficção e promessas não cumpridas acabaram descobrindo que os equívocos estavam neles, e não na Bíblia. Eruditos notáveis e respeitáveis têm demonstrado que as aparentes contradições foram causadas por traduções incorretas e não por erros divinos. E o homem, e não a Bíblia, que precisa ser corrigido.
Um de nossos colportores-evangelistas na Índia bateu à porta da casa de um médico. "Como posso encontrar paz?", perguntou-lhe o médico. O colportor falou-lhe sobre a esperança do cristão, e deixou-lhe uma Bíblia. Ao voltar, alguns meses mais tarde, recebeu cordial acolhida. A Bíblia estava sobre a mesa, aberta. Apontando para ela, disse o médico: "No ano passado, quando o senhor bateu à minha porta, eu não era cristão. Agora sou seguidor de Jesus. Esse livro maravilhoso operou a mudança em minha vida. Estudo-o todos os dias e procuro levar à minha família a alegria e felicidade que encontrei em suas páginas".
Sim, meu amigo, a divina Bíblia, lida atenta e devotadamente, levará gozo e alegria'' ao seu coração.

66. BÍBLIA - DESCOBERTA ARQUEOLÓGICA

Logo depois da Segunda Grande Guerra, um humilde pastor conduzia seu rebanho nas proximidades do Mar Morto. Violenta tempestade fez com que entrasse numa caverna desconhecida, onde encontrou vasos de barros com alguns rolos dentro; pelo chão, pedaços de vasos quebrados e rolos desfeitos. Levou uma parte do material à cidade para estudo dos especialistas. Com auxílio da química, foi possível examinar a parte interior dos rolos. E, admiravelmente, verificou-se que eram cópias dos textos bíblicos de Isaías e de Habacuque. Datados de dois mil anos, aqueles rolos haviam sido escondidos ali antes do nascimento de Cristo. Era mais uma ponte que se estendia entre a igreja do Antigo Testamento e a do Novo Testamento.

67. BÍBLIA - LEITE ESPIRITUAL            1 Pe 2.2

"Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação" (1 Pe 2.2).
Em Bombaim, Índia, um influente cavalheiro, discípulo de Zoroastro, perguntou certa vez a um colportor nosso: "Poderá o senhor arranjar-me uma de suas Bíblias Sagradas? Leio outros livros sagrados, mas não encontro a paz, o conforto e a inspiração que recebo quando leio o seu Livro. Por bondade, traga-me uma Bíblia Sagrada".

68. BÍBLIA - OPERANDO CONVERSÃO                    Jr 15.16
"Achadas as tuas palavras, logo as comi, as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó Senhor, Deus dos Exércitos" (Jr 15.16).
Um converso da fé muçulmana, velho e cego, habitante das ilhas Andamã, pouco sabia acerca da Bíblia. Quando um obreiro indiano o visitou, encontrou o velhinho muito perturbado. "Que será de mim quando eu morrer?", perguntou com ansiedade. O obreiro abriu a Bíblia e leu muitas promessas confortadoras, rematando com a promessa da ressurreição.
O rosto do velho iluminou-se de esperança. "Oh, eu quero ter parte na primeira ressurreição!", exclamou radiante.
Depois da oração, quando o obreiro deixou a sós o velho amigo, seus amortecidos olhos nadavam em lágrimas, mas o rosto brilhava com alegria.
"Achadas as tuas palavras, logo as comi", escreveu o profeta, "e as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração".
As benditas palavras da Escritura trazem gozo e alegria. Estão repletas das promessas de um Deus onisciente, para Seus filhos. Encerram uma bendita esperança que firma a alma dos homens quando se lhes aproxima a hora da morte.
Há muitas "bíblias" de diferentes religiões: o Corão maometano, o Cânon das Sagradas Escrituras budista, o Zend-Avesta zoroastrista e o Veda hindu. Eles começam com alguns vislumbres da verdadeira luz, mas no fim contêm trevas. Até mesmo um observador casual descobre logo que a Bíblia é radicalmente diferente. E o único Livro que oferece ao homem redenção e indica o caminho para a solução de seus problemas.
Oração: Senhor Jesus, na leitura da tua Palavra, a verdade penetra e ilumina o mundo das trevas.

69. BÍBLIA - RESPOSTA CERTA    Is 34.16

"Buscai no livro do Senhor, e lede; nenhuma destas criaturas falhará, nem uma nem outra faltará; porque a boca do Senhor o ordenou, e o seu Espírito mesmo os ajuntará" (Is 34.16).
"Conhecer a Bíblia é essencial para uma vida rica e plena de significado. Nas palavras deste Livro encontramos indicações de como consertar as coisas erradas, superar os problemas, tornar as cores embaçadas de nossa vida brilhantes como pedras preciosas. Aprenda a considerar seus problemas à luz da Bíblia, porque, em suas páginas, você encontrará a resposta certa. Acima de tudo isto, porém, a Bíblia é a revelação da natureza de Deus. Os filósofos seculares têm lutado com o problema do Ser Supremo. Quem é ele? Que é? Onde está? Se é uma pessoa, está preocupado comigo? Se está, como posso conhecê-lo? Estas e outras tantas questões acerca de Deus são respondidas neste Livro Santo, chamado Bíblia."
Billy Graham

70. BÍBLIA - REVELAÇÃO DE DEUS       Jo 20.31

"Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo tenhais vida em seu nome" (Jo 20.31).
Deus levou a Bíblia a ser escrita para o claro propósito de revelar ao homem o Seu plano de redenção. Deus levou este Livro a ser escrito para que pudesse ter suas leis eternas reveladas aos seus filhos e para que estes pudessem ter sua grande sabedoria a guiá-los e seu grande amor para confortá-los através de todas as circunstâncias da vida. Sem a Bíblia este mundo seria um lugar de trevas e medo, sem um sinal de direção e sem farol. Podemos classificar a Bíblia como o único livro onde a revelação de Deus está contida.
 
71. BÍBLIA - ÚNICA AUTORIDADE        Mt 24.35

"Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mt 24.35).
O tempo voa. Os ponteiros marcham para a meia-noite. A raça humana está perto de dar o mergulho fatal. Que caminho tomaremos? Pode-se confiar em alguma autoridade? Há uma rota a seguir? Podemos achar algum livro de receitas que nos dê as chaves para nossos dilemas? Há alguma autoridade a quem possamos recorrer? Fomos realmente colocados aqui por algum criador ou força desconhecida sem qualquer explicação de onde viemos, por que viemos e para onde vamos? A resposta é: "Não". Nós temos um guia. Nós temos uma chave. Nós temos uma fonte maravilhosa: A Palavra de Deus.

72.       BOM PASTOR - DEPENDÊNCIA - FÉ - PERDÃO - PROTEÇÃO - RESIGNAÇÃO

Durante a Primeira Guerra Mundial, conheci um rapaz alemão de mais ou menos dezoito anos de idade. Era marinheiro voluntário do exército americano. Jamais vi um homem sofrer tanta perseguição quanto aquele. Acusaram-no de ser inimigo disfarçado, suspeitavam dele em todo o lugar; fora insultado por oficiais e continuamente, atormentado pelos outros soldados, que zombavam da sua moralidade e integridade religiosa. No entanto, nunca, nenhuma vez sequer, ouvi este rapaz falar mal de alguém ou tramar vingança contra qualquer um. Certo dia, perguntei-lhe como conseguia suportar a zombaria. A resposta foi um brilhante testemunho de sua experiência com Cristo. Ele disse: "Quando eles me molestam, recordo-me que tenho um Amigo, muitíssimo Amigo, incomparável a todos os outros. Sinto a presença deste Amigo ao meu lado, dizendo-me: "Eis que estou convosco todos os dias" (Mt 28.20).
Cristo é o Bom Pastor das suas criaturas. Nisto o caráter humano tem garantia - na completa rendição a Jesus Cristo.


73.       BONDADE - "DEUS TEM CUIDADO DE VÓS" - HOSPITALIDADE -SALVAÇÃO DE GRAÇA  Is 55.1; Ef 4.25-32

Um dos meus discípulos chineses contou-me o que aconteceu com sua família no período da Segunda Guerra Mundial. A família teve de fugir de casa antes da entrada do exército invasor na cidade. Não tiveram tempo de levar quase nada. Pensaram em comprar o que comer pelo caminho, mas eis que as vilas por onde passavam estavam desertas. Durante três dias, caminharam sem encontrar nada para comer.
Já tarde, no terceiro dia, avistaram algo maravilhoso. Uma mulher de face bondosa, parada na porta de sua casa sorriu para eles ao passarem por ela. Perguntaram-lhe, então, se era possível comprar ali algo para comer. Ela os convidou a entrar e esperar um pouco, enquanto preparava uma refeição quentinha. Depois de terem comido, ofereceram-lhe dinheiro, mas ela não aceitou. Disse-lhes, apenas: "Tenho dois filhos servindo ao exército em alguma parte; e espero que alguém há de ajudá-los, se eles estiverem em necessidade também".
O estudante concluiu a sua história dizendo: "Todas as vezes que eu me lembro da bondade daquela mulher, sinto que meu coração bate mais acelerado".
Provavelmente, uma das maiores bênçãos de Deus é a oportunidade de sermos bondosos uns para com os outros.
Carol Houston (China)

74.       BONDADE - IDEAL - SERVIÇO

"Pretendo passar por este mundo apenas uma vez; portanto, se há alguma bondade que eu possa manifestar ou alguma cousa que eu possa fazer em favor de alguém, quero fazer e manifestar agora mesmo; não vale a pena adiar, porque sei que não voltarei a passar por aqui."
Marco Aurélio

75.       BÚSSOLA INDICANDO O CAMINHO - "DESPERTA, TU QUE DORMES"

Visitando uma fábrica de bússolas, um estudante curioso notou grande numero de aparelhos novos e polidos. Alguns tinham as agulhas apontadas para a direção norte e, mudando-se a posição da bússola, a pequena agulha voltava-se sempre para a mesma direção. Outros tinham as agulhas todas paradas, não se mexiam: bússolas inúteis. Qual a explicação? O fato é que as primeiras estavam imantadas e as outras não. Da mesma forma, quando o amor de Cristo é comunicado a nós e ficamos cheios do seu poder, nossa vida aponta sempre para o rumo de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...