Youtube

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ILSUTRAÇÕES PARA SERMÕES - LETRA P





339. PALAVRA DE DEUS                           2 Tm 3.14-17

No interior do estado de Minas Gerais, passei certa vez, alguns dias, em casa de um amigo, a fim de ajudar na difícil tarefa de evangelizar o povo. Uma tarde, visitamos um velho fazendeiro para falar-lhe do amor de Deus.
Compreendendo a razão de nossa visita, falou-nos a respeito de um livro que ganhara quando jovem: "Quanto mais eu o lia, tanto mais queria ler. As vezes eu me sentia confortado; outras, perturbado. Perdi-o há quarenta anos atrás e nunca mais encontrei um outro igual a ele".
"Conte-me algumas de suas histórias", repliquei. O fazendeiro mencionou a história de Lázaro, Tabita e outras. Virei as páginas da minha Bíblia e li as mesmas histórias. Entusiasmado, ele gritou em alta voz: "É este o livro! Justamente este!"
O Livro tinha sido perdido, mas suas palavras haviam ficado gravadas no seu coração, claras e vivas, pois são eternas.
José de Freitas (Brasil)

340. PALAVRA DE DEUS                           1 Jo 1.1-7

A primeira oportunidade que tivemos para visitar uma caverna foi durante uma viagem de férias. Enquanto estávamos de pé, observando as formações rochosas embebidas de água, o guia explicou-nos que a formação das rochas começou há muitos séculos com o gotejar das águas. Ele nos disse também que a vegetação verdejante, que crescia nas paredes da caverna, só apareceu depois de ser instalada ali a luz elétrica.
O guia desligou então o interruptor e a caverna ficou completamente em trevas. A mais densa escuridão que já vimos. A seguir, acendeu uma vela e novamente pudemos enxergar. Todas as trevas daquela caverna não puderam prevalecer contra a luz de uma vela.
A fé radiante e inabalável teve sua origem já há muitos séculos passados. Os cristãos de todas as épocas testificam que uma nova vida ,brota nos lugares mais sombrios, quando expostos à luz da Palavra de Deus. E uma certeza inabalável da fé cristã que Deus estabeleceu a sua Palavra como a luz do mundo, e não há trevas escuras o bastante para prevalecerem contra ela.
Howard B. Orbon (Illinois, E.U.A.)

341. PALAVRA, SEU PODER

Stephen Trame, personagem da obra "A Nova Religião", sentindo-se perturbado pelas experiências da religião que conhecia, com seus erros, hipocrisias, estreitezas e duplicidade, abandonou a igreja, tornando-se franco atirador e escreveu um livro: "A Religião do Futuro".
Depois de tudo, verificou que o que criara nada tinha de original, pois era a própria religião de Cristo sem os enxertos e erros que o homem lhe foi acrescentando através dos séculos.
O grande profeta do futuro será aquele que conseguir pôr em prática os ensinos do Mestre, em todos os ângulos e fases da vida.
Edward Thompson

342. PALAVRAS - PERDÃO                      Mt 12.30-37

Ouvi dizer que num túmulo, na Europa Central, há esta inscrição: "Ele morreu por causa de algumas palavras não pronunciadas".
Este túmulo pertence a um rapaz que havia trazido vergonha e tristeza a seus pais. Ele continuou vivendo miseravelmente, a despeito de suas promessas de reconciliação e da tolerância de seus pais. Por fim, a paciência de seu pai acabou.
Numa noite, quando o jovem chegou em casa bêbado, seu pai, irritado, lhe disse: "Vá embora, e não volte nunca mais".
Ao sair pela porta, o filho voltou-se e disse: "O senhor está falando sério, papai? Não é para eu voltar nunca mais?" "Estou", respondeu o pai, "Não quero mais este escândalo em casa".
O moço foi embora, e suicidou-se.
O pai, triste, nunca perdoou a si mesmo por ter dito aquilo. Ao invés de pronunciar as palavras que seu filho suplicou para ouvir, o pai endureceu seu coração.
Felizmente, não é assim que acontece com o nosso Pai celestial; Ele está pronto para nos perdoar e nos receber de braços abertos, no momento em que nos arrependermos.
Toivo Rajama (Finlândia)

343. PAZ - PINTURA               SI 23.4; Jo 16.28-33

Dois artistas concordam em retratar a idéia da paz. Um pinta um lindo lago, junto a uma montanha. Nem a mais leve onda encrespa suas águas tranqüilas. Nem uma onda, nenhum pássaro no céu. Tudo é serenamente belo. O outro artista pinta uma cachoeira trovejante, com uma árvore torcida crescendo por sobre suas águas revoltas. Bem acima, ao alcance da espuma das águas, há um ninho; nele, a mãe pássaro está alimentando seus filhotes. Todos que vêem os quadros concordam que o segundo possui a mais elevada concepção de paz.
Quando confiamos em Cristo, gozamos de paz, mesmo no meio de aflições. Surgem doenças, desastres, desapontamentos, tristezas, tragédias e a própria guerra para nos preocupar, mas aquele que confia na proteção cuidadosa de Cristo está sempre em paz. Como o salmista escreveu: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum; porque tu estás comigo" (SI 23.4).
Everett H. Staats (Iowa, E.U.A.)

344. PAZ - SERVIR AO PROXIMO                     Sl 29.1-11

Numa noite próxima ao fim da Segunda Guerra Mundial, nosso lar foi destruído por um bombardeio aéreo. Naquela noite, eu não sabia se meus queridos e eu sobreviveríamos à catástrofe. Mas a idéia que dominava meus pensamentos não foi de terror: uma paz que provinha da consciência de estar fazendo tudo que podia para salvar meus entes queridos.
Atualmente, andamos apavorados por muitas coisas, tais como inflação, outra guerra geral, o desemprego que nos pode sobrevir a qualquer momento, assaltos, etc.
Circunstâncias externas como estas destroem nossa paz interior. Nós as vemos, porém, com outros olhos e as enfrentamos com coragem, quando cremos que "o Senhor fortalecerá o seu povo; o Senhor abençoará o seu povo e lhe dará a paz". Não as nossas posses, mas o serviço cristão nos garante uma noite de repouso. Pelo abandono de nós mesmos para servir aos outros, ganhamos a paz de Deus, que sobrepuja todo o entendimento.
David N. Lino (Japão)

345. PECADO, SUA APARÊNCIA

"O Dr. J. Wilbur Chapman conta a história de um ministro que pregava com profético poder, a respeito do pecado. Falava aberta e penetradamente, referindo-se ao pecado como "uma coisa abominável que Deus odeia". Certo dia, um membro da igreja foi ao escritório do ministro e disse-lhe:
- Nós não queremos que o senhor fale assim tão abertamente sobre o pecado, porque se os nossos filhos e filhas ouvirem tanto sobre esse assunto, mais facilmente eles se tornarão pecadores. Chame-o um erro, se lhe parecer bem, mas não fale assim claramente sobre o pecado.
O ministro foi a uma prateleira de remédios, trouxe um vidrinho de estriquinina marcado "veneno" e disse:
- Veja o que o senhor quer que eu faça; deseja que eu mude o rótulo. Suponhamos que eu tire esse rótulo e coloque outro mais ameno, por exemplo, "essência de hortelã-pimenta"; pode o senhor prever o que aconteceria? Quanto mais brando fizermos o rótulo, tanto mais perigoso faremos o veneno.

346. PECADO PRATICADO COM FREQUÊNCIA

"O famoso místico da Índia, Sundar Sing, conta que, passando pelas ruas de uma cidadezinha daquele pais, encontrou-se com um indivíduo, que ia carregando um balde de carne apodrecida. O mau cheiro que ela exalava era de tal forma repulsivo e penetrante que Sundar Sing perdeu o apetite por algum tempo. E todas as vezes que lhe vinha à mente aquela cena repugnante, sentia-se mal. Mas o homem, que em uma das mãos carregava o balde, tinha na outra um pedaço de pão e o ia comendo calmamente. Seu estômago já se acostumara de tal modo com aquela carnificina que nem sentia mais.
No mundo acontece a mesma coisa; indivíduos há, cuja consciência acha-se de tal maneira acostumada com o pecado, que eles chegam a gabar-se de ações tão indecentes e práticas tão degradantes que só o fato de mencioná-las já traz repugnância às consciências bem formadas.
"O Apóstolo dos Pés Sangrentos"

347. PECADO CONTRA O PRÓXIMO: INDIFERENÇA
Bernard Shaw, grande escritor irlandês, ganhador do prêmio Nobel, em 1925, é o autor da seguinte frase realista: "O maior pecado para com o próximo não é odiá-lo, mas ser-lhe indiferente; esta é a essência da desumanidade".

348. PECADO NA VIDA CRISTà   Salmo 32; Hb 12.1

Numa terra onde os animais selvagens eram comuns, um habitante fez uma pequena abertura na porta de sua cabana, para que sua cadela e os filhotes pudessem achar abrigo rapidamente, quando pressentissem perigo.
Certo dia, os filhotes estavam brincando com os ossos de uma antílope, quando a mãe farejou uma hiena. Todos seguiram-na depressa para a cabana, com exceção de um filhote. Este não quis desistir de seu osso e, enquanto a mãe tentava passá-lo pela abertura, a hiena o agarrou.
Há muito "osso", ou pecado, que nos mantém longe de Cristo. Pode ser o orgulho, a ambição egoísta, algo errado que podemos mas não queremos consertar, ou ainda, um espírito vingativo. Desprotegidos e apegados ao pecado, somos presos por Satanás e induzidos a nos aprofundarmos no mal.
O escritor da epístola aos Hebreus disse: "Desembaracemo-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia" (12.1). Quando aceitamos Cristo como nosso Salvador, abandonamos o que é mesquinho, para ganhar o que é precioso.
Laura Traschel (Taiwan)

349. PEDRAS PRECIOSAS, SUA APARENCIA Sl 107.31-43

"Meu pai, um geólogo amador, gosta de vagar pelas montanhas rochosas do Arizona, em busca de pedras que possam ser polidas para a sua coleção. Freqüentemente, ele traz para casa uma pedra que parece muito comum e feia aos olhos de qualquer pessoa. Provavelmente nós a desprezaríamos com um chute, e seguiríamos nosso caminho, ignorando-a. Contudo, ao destacá-la da rocha, várias vezes ele nos revelou o interior repleto de cristais ou de lindas listras de ágata.
As vezes somos tentados a tratar certas pessoas com desdém ou a passar por elas com orgulho; mas tal atitude não se coaduna com o espírito de Cristo. E bom lembrar que nosso Senhor Jesus descobriu, em homens como Mateus e Pedro, corações que se transformaram em jóias de amor e compaixão, sob seu poder transformador."
James H. Humme (Costa Rica)

350. PERSISTÊNCIA – MISSÕES             GI 6.1-9

"O obreiro jamais pode desistir de trabalhar no reino de Deus. Embora sejamos às vezes tentados a desistir, por causa do desânimo e das circunstâncias desencorajadoras. Paulo nos ensina que não devemos jamais desistir, porque Cristo prometeu ajudar-nos. Nosso Mestre, Jesus Cristo, mostra-nos que nosso trabalho para Deus traz a vitória, mais cedo ou mais tarde.
Robert Morrison, missionário na China, no século XIX, trabalhou doze anos sem resultados visíveis - apenas uma única pessoa tornou-se cristã.
Um missionário na ilha de Madagascar trabalhou toda a sua vida sem resultados tangíveis. Morreu este homem desapontado. Logo, um jovem a quem ele havia influenciado começou a dar testemunho de Cristo. E decidiu pregar o evangelho entre seu povo, convertendo muitos.
Uma das minhas boas amigas orou durante cinco anos para que seu esposo fosse com ela à igreja. Sua persistência triunfou: Seu esposo começou a freqüentar a igreja. A oração e o trabalho persistentes realmente surtem efeitos incalculáveis!


351. PERSISTÊNCIA - TRABALHO - TRILHAS MISSIONÁRIAS

Numa de suas peregrinações pelos sertões africanos, o grande Living­stone viu-se, de repente, abandonado por seus companheiros de viagem. Perguntaram-lhe se tinha medo, ao que respondeu: "Sou imortal até que cumpra o meu trabalho".

352. PESTE - SACRIFÍCIO

A peste assolava a cidade de Marselha, na França. Os médicos, reunidos, chegaram à decisão de que era imprescindível que um deles se dispusesse a dissecar um cadáver para tentar conhecer a causa da doença. Guyon, um dos mais célebres cirurgiões da época, declarou: "Amanhã, pela madrugada, no interesse da comunidade, farei o exame". Retirou-se para seu quarto, fez seu testamento, orou e dormiu. No dia seguinte realizou o trabalho, dissecando o corpo de alguém que morrera vítima da peste. Registrou as observações numa folha de papel, que mergulhou em vinagre para desinfetar, e se retirou para um lugar isolado. Doze horas depois, estava morto.
H. R. Wallace

353. PLENITUDE DA GRAÇA

"Usa-me, meu Salvador, para qualquer propósito, em qualquer terreno, conforme a Tua vontade. Eis aqui meu pobre coração, um vaso vazio; enche-o com Tua graça. Eis aqui minha alma pecadora e aflita; desperta-a e refresca-a com Teu amor. Toma o meu coração para Tua morada; a minha boca para divulgar a glória do Teu nome; meu amor e todos os meus recursos, para o progresso da obra cristã. Não permitas que minha fé jamais se enfraqueça ou diminua, de modo que, seja quais forem as circunstâncias, eu possa dizer: 'Jesus precisa de mim e eu dele'." Dwight L. Moody

354. PODER DO ESPÍRITO E DO EVANGELHO

Na linda ilha francesa de Guadalupe estava sendo realizada uma reunião evangélica ao ar livre. Um jovem, bastante alcoolizado, deteve-se para ouvir a palestra. Henrique tivera boa educação, e chegara a ter perspectivas brilhantes de uma carreira de futuro. Mas a bebida forte e as más companhias o arrastaram para a sarjeta do pecado e da derrota. Agora, ao ouvir a pregação, o Espírito de Deus penetrou-lhe o cérebro entenebrecido, levando-o à convicção de que aquela vida inútil devia ser transformada. E Jesus Cristo estendeu Sua mão para salvar Henrique de seus pecados. Quando anos mais tarde me encontrei com ele, vi-me face a face, não só com um fino cavalheiro cristão, mas também com um pregador voluntário de êxito - testemunho vivo do poder salvador de nosso Senhor.

355. PODER DO EVANGELHO       At 26.10-20
Uma pequena aldeia, no Norte do México, era conhecida como a "aldeia dos ladrões". Um bando de homens começou a roubar prata de uma mina famosa nas proximidades. Logo o bando tornou-se tão forte e temido que controlava toda a região ao redor. Pilhava e exigia tributos. Ninguém estava em segurança, e as pessoas suspiravam por paz.
Pondo em risco a própria vida, um pregador mexicano começou a pegar o evangelho na aldeia. Os elementos da quadrilha souberam das reuniões e planejaram acabar com elas. Ficaram, porém, encantados ao ouvirem o evangelho, e um dos chefes aceitou Cristo como seu Salvador. Finalmente, todo o grupo tornou-se cristão e começou a servir ao Senhor. Um deles tornou-se até missionário entre os índios nas montanhas.
Assim, o povo daquela região pôde viver em paz novamente.

356. PODER DO EVANGELHO - MISSÕES

"Quando os primeiros missionários iniciaram suas obras na Ilha de Fiji, desejavam ardentemente poder pregar as Boas Novas ao rei Thakoban, que persistentemente recusava deixar que os missionários penetrassem na sua ilha. Era ele famoso por sua crueldade e seu espírito perverso e vingativo. Era orgulhoso de suas práticas pagãs e da arte de guerra e não dispunha de tempo para ouvir pregações do evangelho de Jesus Cristo.
Os missionários nunca desistiram de seu intento, que era a conversão do rei Thakoban. Ao cabo de um longo período de incessantes preces, tiveram eles oportunidade de falar das Boas Novas àquele chefe de coração empedernido. O orgulho e a crueldade, que até então dominaram a sua vida, desvaneceram-se diante da graça salvadora de Deus. A mudança que se operou em sua vida foi logo manifestada; cessaram as suas práticas cruéis e logo começou a mostrar amor pelo seu povo. Após sua nova experiência, começou a fazer chegar até outros, que viviam nas trevas, a noticia da luz que há em Cristo.
Na igreja construída como monumento à sua memória, foi conservada a pedra dos sacrifícios pagãos que ele antes oferecia, agora transformada em batistério da Igreja cristã. Esta pedra é o símbolo da graça salvadora de Deus, experimentada pelo rei Thakoban e seus súditos.
Jesus Cristo traz alegria e paz à alma humana."

357.     PODER DO EVANGELHO - "QUEM PUDER DESTRUIR AS ESTRELAS..."

Um guerreiro revolucionário, em 1793, dizia a um humilde camponês crente, da Vendéia, França: "Vamos arrasar as igrejas de vocês e pôr abaixo todas as torres - tudo que lembre as superstições do passado e tudo que traga à mente de vocês a idéia de Deus". E o camponês respondeu: "Cidadão! Então vai precisar arrasar as estrelas também."

358.     PODER DE UMA VIDA ESPIRITUAL - TESTEMUNHO - VIVER O EVANGELHO

Meu avô Horsfall viveu efetivamente o evangelho. Ele possuia um armazém geral em Midwestern, e dirigia seus negócios como achava que um cristão devia fazê-lo.
Defronte à mercearia, morava uma família de nome Jones, que há pouco tempo se mudara para aquela localidade, e ainda não era conhecida por todos os moradores.
Meses depois, o Sr. Jones procurou o pastor da pequena igreja local, e disse-lhe: "Tenho observado o Sr. Horsfall todos estes meses, e quero ter o que ele tem. Sei que é o evangelho. O senhor poderá me ajudar?" Então o ministro orou com o Sr. Jones, e este aceitou Cristo.
Do seu lar, saíram duas filhas. Uma pregou por muitos anos na Califórnia, E.U.A., e a outra foi missionária na China durante anos. Tudo começou porque meu avô vivia o evangelho cada dia.
Nós também devemos ser testemunhas do nosso Senhor Jesus Cristo, de tal maneira que, pelo nosso viver diário, revelemos o seu amor redentor.
Ellen Beitler Shaw (Wisconsin, E.U.A.)

359. POUCOS SÃO OS PREGADORES - TRILHAS MISSIONÁRIAS

Um jovem brâmane perguntou a um missionário:
- Os cristãos crêem firmemente que seria bom para a Índia se todos os indianos se tornassem cristãos?
- Certamente, rapaz! - respondeu o missionário.
- Então, por que enviam tão poucos pregadores? Tenho observado que quando há vagas no serviço civil surgem centenas de candidatos. O mesmo ocorre nas forças militares e empresas comerciais. No entanto, são tão poucos os missionários, os pregadores desse evangelho tão útil...

360. PRECE DE UM SOLDADO - GUERRA

"Escuta-me, ó Deus! Eu nunca falei contigo. Hoje quero saudar-te. Sabe, diziam-me que tu não existias, e eu tolo, cri fosse verdade. Ontem contemplei o céu. Encontrava-me oculto numa cratera de granada... Jamais poderia imaginar que, para ver-te, bastaria estender-me de costas no chão! Não sei se estarás disposto a ouvir-me. Espero que, pelo menos, me entendas. E incrível que eu não te tenha encontrado antes e viesse a fazê-lo num inferno como este. Muito bem... já falei contigo. Embora o ataque nos espere para logo, ó Deus, não estou com medo desde que descobri que estás perto. Eis o sinal de ataque! Bem, Deus, preciso ir. Esquecia-me de dizer-te... que te amo. A batalha vai ser horrível... Esta noite - quem sabe? - talvez bata à porta do céu. Sei que não tenho sido teu amigo. Mas.., receber-me-ás se ai chegar? Será possível?! Vê, Deus, estou chorando! Tão tarde te encontrei!... Quanto o sinto! Com licença: preciso ir... E incrível, mas sigo, sem temor, a enfrentar a morte!"

361. PSICOLOGIA DO SOFRIMENTO CRISTÃO

"Muitos pensam que o cristianismo é um milagre para tornar a vida miraculosamente fácil, sem sofrimento nem dor. O propósito do cristianismo não é evitar a dificuldade, mas produzir o caráter adequado para enfrentá-la. Ele não torna fácil a vida; antes, procura fazer-nos bastante grandes para a vida. Não nos oferece uma saída para os fardos da vida, mas nos fortalece para enfrentá-los".

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...