Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

POESIAS DE NATAL 4

 

Cena de Natal

 Guardavam os pastores o rebanho
Nas vigílias da noite de Belém,
E a glória do Senhor resplandeceu
Para lhes anunciar supremo bem.

O anjo do Senhor apareceu
E com a voz doce e pura assim falou:
“Não temais! Porque novas de alegria,
Neste dia sem par, hoje, vos dou.

Nas cidade de Davi vos nasceu, hoje,
O Salvador que é Cristo, o Senhor.
O Menino achareis envolto em panos,
Na manjedoura deitado o Rei de amor.”

Neste mesmo instante apareceu
Gloriosa multidão celestial,
Que louvava a Deus em altas vozes
Nas bem-aventuradas Noite de Natal!

Cena de Natal

 Guardavam os pastores o rebanho
Nas vigílias da noite de Belém,
E a glória do Senhor resplandeceu
Para lhes anunciar supremo bem.

O anjo do Senhor apareceu,
E com a voz doce e pura assim falou:
“Não temais! Porque novas de alegria,
Neste dia sem par, hoje vos dou.

Nas cidade de Davi vos nasceu, hoje,
O Salvador que Cristo, o Senhor.
O Menino achareis envolto em panos,
Nas manjedoura deitado o Rei de amor.”

Neste mesmo instante apareceu
Gloriosa multidão celestial,
Que louvava a Deus em altas vozes
Na bem-aventurada Noite de Natal!

Prece de Natal

Senhor Jesus, divino Redentor,
exemplo de ternura e de bondade
que, com sincero e devotado amor
sofreste pela torpe humanidade:

Neste dia de grande cristandade,
neste dia que é todo teu, Senhor,
envia, pois, ao mundo com piedade
teu meigo e santo olhar consolador.

Dá que haja neste dia de Natal
no palácio do rico, no casebre
do pobre, a mesma nota festival.

E a cada coração, meu bom Senhor,
dá que não falte e que jamais se quebre
a santa lei do teu bendito amor.

Velha história

Ó conta-me outra vez aquela história
que fala em Deus e em seu amor divino
e fala-me dos anjos que saudaram
naquela noite linda o Rei-menino.

Ó conta-me outra vez aquela história
que fala docemente de Jesus;
e fala-me também da manjedoura,
dos magos, dos pastores e da cruz.

Ó conta-me outra vez aquela história
sublime, que nos fala da vitória
do nosso amado Mestre sobre a morte.

Ó conta-me essa história tão singela,
que eu quero ouvir alguma coisa bela
que me alegre, afinal, que me conforte.

Presente para Jesus

Queria que o meu Jesus,
que faz anos neste dia,
tenha festa, tenha luz
e muita, muita alegria.

Como eu, Ele há de gostar
de receber um presente!...
Que lhe devo, então, levar,
para ficar mais contente?

Lindo brinquedo, talvez
lhe desse satisfação!...
Mas será bem mais feliz,
se lhe der meu coração.

Meu coração pequenino,
meu Jesus, ofereço a ti.
Tu aceitas um menino,
tu recebes mesmo a mim!
(João de Deus Ferreira)

A História mais bonita

Às vezes, quase dormindo,
eu tenho um sonho bonito:
É a história interessante
do jovem José no Egito.

E a história interessante
da tempestade no mar?
Jesus ralhou com o vento
e fez tudo se acalmar.

Para mim a mais bonita,
máxima história, afinal,
que mais me alegre e comove:
É a história de Natal.

Falando com Jesus no dia de Natal

Hoje é teu dia, Jesus.
Fazes anos neste dia
que me alegra o coração.
Por isso, tu fazes jus
a mais feliz harmonia
de um hino de saudação.

E como sou pequenino,
eu quero falar contigo
neste teu aniversário.
Eu sendo também menino,
quero que sigas comigo
da vida, no itinerário.

Quero que dês alegria
a quem sofre, hoje, no leito,
em triste desolação.
Que estejas com quem porfia
de joelhos, com mui respeito,
tua augusta proteção.

Vem depressa, meu Jesus.
Eu te peço, sem demora,
tendo minha alma a cantar,
a bênção da tua luz
trazendo assim, nova aurora
na vida de cada lar.
(Pereira de Assunção)

Natal

Hoje ao olhar na folhinha,
Levei susto original...
Um susto bom e gostoso:
Chegou de novo o Natal.

Natal que traz na bagagem
Sua chuva miudinha
E a conhecida alegria
Que é vossa e também minha...

Natal de alvas margaridas
Em nossos jardins se abrindo...
Natal dos alto-falantes
A espalhar um canto lindo!

Natal – nos vales, nos montes.
Natal – nos lares também,
Lembrando que o bom Jesus
Nasceu humilde em Belém.

Natal – na igreja querida,
Com crianças e seus pais,
Cantando a Jesus louvores,
         Ninguém esquece jamais.

Natal

Eu gosto de ouvir a história
Da manjedoura em Belém:
Jesus, cercado de glória
E de presentes também.

Que maravilha seria
A grande festa, no céu.
Quando sobre a estrebaria
Linda estrela apareceu.

E os pastores pobrezinhos...
(Mais tarde os magos também)
Correndo, pelos caminhos,
Pra ver Jesus em Belém!

Desde o céu à estrebaria
Tudo é beleza, afinal!
Em tudo há cor e poesia
Neste dia de Natal!

Maravilhoso Natal

Natal! Natal! Maravilha
do amor profundo de Deus;
Em tua luz treme e brilha
a nova dos altos céus:

Nasce Jesus! E o mundo
sorri feliz e contente.
Amor tão grande, amor profundo,
Jesus nos traz como presente.

Anjos, descei lá dos céus!
Pastores, ide a Belém!
Magos, correi! O homem-Deus
adorai, o sumo Bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...