Predestinacão
bíblica
,
A doutrina
calvinista não tem base nas Escrituras Sagradas
por Pedro Apolinário
|
É comum, quando ocorre uma desgraça ou um acidente, ouvirmos:
"Chegou a sua hora': "Era seu destino", e outras opiniões
semelhantes.
Na mente dessas pessoas há o conceito de que os seres humanos não são
responsáveis por seus atos, porque obedecem a um destino cego e implacável.
Uma análise através da história da humanidade nos comprovará como o
destino exerce influência destacada no pensamento das pessoas.
Os gregos criam numa providência imutável em seus desígnios para
com o homem. O carma da filosofia hindu é conseqüência inexorável das
ações humanas. O tao dos chineses também está cheio de predestinações.
Os maometanos crêem fielmente em destinos previamente fixados, ante os quais o
ser humano não pode fazer absolutamente nada.
Mesmo entre os judeus, os essênios criam num destino implacável. Os
fariseus, embora cressem no livre arbítrio, deram ênfase ao destino. O profeta
levantou sua voz para repreender os que punham mesa para a fortuna e ofereciam
libações ao destino. Isa. 65: 11
O estudo das predestinações nos comprovará que esse problema não
está restrito à área da filosofia pagã, pois ele apareceu também entre teólogos
cristãos, como vemos em Calvino (1509-1560).
Calvino,
ampliando idéias já antes defendidas por Santo Agostinho, afirmou que desde a
antigüidade Deus estabeleceu dois decretos - um selecionando um grupo à
salvação e outro, selecionando aqueles que seriam destruídos. O próprio
Calvino denominou-o como terrível decreto de Deus. Esse raciocínio conduz a
duas conclusões erradas: 1) Se fui predestinado para a perdição, então, mesmo
que me esforce, não serei salvo; 2) Se Deus me escolheu para ser salvo, não
importa o que eu faça, serei salvo. Em ambos os casos, o modo de viver estará
errado.
Uma das razões que levaram os calvinistas a defenderem a dupla predestinação
foi o fato de não saberem harmonizar a justiça e a misericórdia de Deus. Para
eles, Deus é metade justiça e metade misericórdia. Deus é cem por cento
justiça e cem por cento misericórdia, tanto para aqueles que se perdem como
para os que se salvam.
Dentre as doutrinas bíblicas que têm trazido problemas ao cristianismo,
talvez a mais conhecida seja a da predestinação. Para a boa compreensão deste
assunto, é necessário saber explicar "livre-arbítrio e predestinacão”.
Livre-arbítrio é o princípio escriturístico que declara ser o homem livre para
decidir o seu futuro. Predestinação pode ser definida no sentido geral e no
sentido bíblico. No sentido geral, é crer que Deus traçou um plano para a
nossa vida e devemos segui-lo sem o direito de escolha. Em outras palavras,
somos autômatos desempenhando um papel previamente estabelecido por Deus.
Este ensinamento é de origem pagã.
Predestinação bíblica é o decreto de Deus que possibilita a salvação
a todos aqueles que aceitaram a Cristo como seu Salvador. Deus tem predestinado
que aqueles que crêem sejam salvos e aqueles que não crêem sejam condenados,
mas Ele deixa cada um escolher se crerá ou não.
Calvino apresentou cinco
princípios nos quais baseou sua doutrina:
1.
Deus, por um decreto eterno e irrevogável,
escolheu alguns para a morte eterna e outros para a salvação eterna.
2. O ser humano, pelo pecado,
estava sujeito à morte. Ele escolheu livrar alguns como exemplo de sua
misericórdia e os
demais, como exemplo de Sua justiça.
3. Cristo não morreu por todos, mas somente pelos
eleitos.
4. Nos escolhidos Deus atua com graça irresistível.
5. Os que obtiveram essa graça, jamais se
perderão - uma vez salvos, salvos para sempre.
Armínio, teólogo holandês, defensor do livre-arbítrio e o maior
opositor da predestinação calvinista, juntamente com seus colaboradores,
apresentou também cinco argumentos contrários aos de Calvino e muito mais
convincentes, porque estão em harmonia com a Bíblia.
Uma pergunta natural vem à mente: Se a predestinação calvinista não
tem base bíblica, por que surgiu? Muitas explicações são apresentadas,
especialmente a interpretação equivocada dos seguintes textos bíblicos:
Provérbios. 16:4: "O Senhor fez todas as coisas para determinados fins e
até o perverso, para o dia da calamidade." Êxodo. 7:3: "Eu, porém,
endurecerei o coração de Faraó." Rom. 9:13: "Como está escrito: Amei
a Jacó, porém me aborreci de Esaú:'
Várias vezes, a Bíblia declara que Deus endureceu o coração de
Faraó, mas também que o monarca endureceu o seu próprio coração. Temos aqui um
idiomatismo hebraico: o verbo empregado não é para expressar a execução de
alguma coisa, mas a permissão para fazer isso. A prova está em Êxodo 5:22. A
história bíblica comprova que Deus jamais destruiu o Seu povo, mas permitiu que
ele fosse destruído.
A
declaração de Romanos 9: 13 foi tirada de Malaquias 1:2 e 3. Ele a escreveu
mil anos depois; portanto, não é uma profecia, mas um fato histórico.
Provas
biblicas - As seguintes declarações
escriturísticas contradizem o ensino calvinista e, ao mesmo tempo, comprovam
que Deus está interessado na salvação de todo ser humano:
1. I Timóteo 2:4: "O qual deseja
que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade:' É
o texto mais claro do Novo Testamento. Note que não há uma única exclusão, como
indica a palavra "todos': A afirmação de Paulo não admite divagações e
confirma que ninguém foi designado para a perdição.
2. .II Pedro 3:9: "não
querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento". É
impossível harmonizar a idéia de que Deus não deseja que ninguém se perca com
a idéia de que Ele escolheu pessoas para a perdição.
3. Apocalipse 22:17: "quem quiser
receba de graça a água da vida". O verbo querer indica vontade; portanto,
as pessoas escolhem sem nenhuma imposição. A vontade humana é a condição
necessária para que Cristo nos salve. Maravilhoso é o livre-arbítrio concedido
por Deus!
4. João 3:16:
"para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. Deus
decretou que todos os que aceitarem a Cristo serão salvos, mas não decretou que
todos devam aceitá-lo.
5. Ezequiel18:32: "Porque não tenho
prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto, converteivos e vivei.
6. Mateus 7:21: "Nem todo o que Me
diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade
de Meu Pai, que está nos Céus." Muitos não serão salvos porque não aceitam
as condições da salvação. É preciso submeter-se ao plano diyino.
7. Jeremias 21:8:
"Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte."
Para quê dois caminhos, se a sorte de cada um já estálançada antes?
8. Mateus 24:13: "Aquele, porém que perseverar até o fim, esse será salvo."
Vemos que a salvação depende da nossa perseverança.
9. Atos 17:30: "Agora, porém,
notifica aos homens que todos, em toda a parte, se arrependam." O convite
para que todos se arrependam seria um escárnio ao nome de Deus se muitos não
pudessem se arrepender por estarem predestinados à destruição.
10. I Tessalonincenses
5:9: "Porque Deus não nos destinou para a ira,
mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo:' Este verso
seria suficiente para fazer desmoronar o frágil edifício da predestinação
calvinista.
11. II Tessalonicenses 2: 13: "Porque Deus vos escolheu desde o princípio para a
salvação:'
12. Tito 2:11:
"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens:'
Todos estão predestinados para a salvação.
13. Atos 10:34: "Deus não faz “acepção
de pessoas." Se Ele predestinasse alguns para a salvação e outros para a
destruição, estaria fazendo acepção de pessoas.
14. Isaías
55:7: "Deixe o perverso o seu caminho, o
iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que Se compadecerá dEle,
volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar." Aqui se encontra
um dos apelos mais tocantes da Bíblia. Esse convite divino é um dos mais fortes
argumentos contra a predestinação .
No livro Armianismo e Metodismo, encontramos excelentes argumentos
contra a predestinação e provas convincentes para a boa compreensão desse
assunto. Destacarei apenas três:
"Deus seria incapaz de decretar a salvação de uns e a
condenação de outros, porque isso é contra a Sua natureza.”
"Deus seria injusto com aqueles que não estivessem incluídos no
plano da salvação. Deus não comete injustiça.”
"Este conceito destrói todos os atributos divinos; põe abaixo
tanto a Sua justiça como Sua misericórdia."
O homem é predestinado para operar a sua salvação, para pelejar a
boa peleja de fé. É predestinado para usar os meios que Deus colocou ao seu
alcance. É predestinado para vigiar em oração, para examinar as Escrituras e
evitar cair em tentação. É predestinado para ser obediente a cada palavra que
procede da boca de Deus. (Ver Testemunhos Para Ministros, págs. 453 e
454.)
Rendamos graças a Deus pelo livre-arbítrio e pelo privilégio da
salvação que Ele nos oferece por meio de Cristo. .
Pedro Apolinário, ex-professor de Crítica
Textual e
Língua Portuguesa.
mora em Engenheiro Coelho SP.
Sem comentários:
Enviar um comentário