O que é verdade?
Existem várias teorias a respeito do que significa “verdade”
Estando eu em um dos meus lugares
favoritos (o setor de filosofia da livraria Briarwood de livros usados, em
Annapolis, Maryland, EUA.), entabulei conversa
com um psicólogo.
Enquanto
discutíamos a teoria da evolução do ser humano, ele proferiu as seguintes
palavras: “Tudo isso é uma grande mentira.’’
Ponderei sobre
aquele conjunto de vogais e consoantes por muitos dias, e decidi que havia dois
problemas com ele (na realidade havia três, mas me esqueci do terceiro).
Primeiro se
tudo é mentira, ela deve incluir a declaração: “Tudo isso é uma grande
mentira”. Por isso, se “tudo isso é mentira”, então pelo menos alguma coisa
deve ser verdade.
Segundo, como
pode a mentira existir sem existir
também a verdade? Como poderia a frase “O sol é frio” seria uma mentira
se, de fato, o sol não fosse frio? Uma mentira só pode ser mentira se alguma
verdade o comprovar. “Todos os homens são roxos” é uma mentira, mas só porque
uma verdade específica existe, sendo a verdade neste caso o fato de que alguns
homens não são roxos. A noção de mentira” significa que o que está sendo dito
não é verdade, e a única maneira de não ser verdade é se algum fato contrário
existir. Assim sendo, a palavra “mentira” em si, pelo próprio significado,
denota a existência da verdade.
Para os
Adventistas do Sétimo Dia, logicamente, não é grande novidade saber que a
verdade existe (na realidade, nós reivindicamos tê-la). O próprio conceito de
‘verdade’, no entanto, é problemático. Existem várias teorias a respeito do que
significa ‘verdade’: a teoria da correspondência, a teoria da coerência, a
teoria pragmática e a teoria deflacionária. Esse debate não é sobre o que é
verdade, mas sobre o que significa dizer que alguma coisa é “verdade”.
A pergunta de
Pilatos: “Que é a verdade?” (João 18:38), dirigida Àquele que disse “Eu sou..,
a verdade” (João 14:6). exemplifica duas noções radicalmente diferentes do que
significa “verdade”. Pilatos expressou o conceito grego típico de verdade sendo
proporcional, como nos seguintes exemplos: 2 + 2 = 4, ou “Todos os corpos são
estendidos’, ou “Se a = b e b = c, então a = c’. Em contraste, referindo-Se a Si mesmo como “a
verdade”, Jesus ensinou que verdade é uma pessoa —um conceito não muito fácil
de captar, especialmente para aqueles que foram criados numa tradição grega e
consideravam verdade apenas como proposições.
O que Jesus
quis dizer quando declarou que Ele era “a verdade”? Como pode “verdade” ser uma
pessoa, até mesmo uma pessoa que é Deus? Quem pode saber? Bem, eu vejo duas
possíveis abordagens.
Primeiro, a
Escritura ensina que por meio de Cristo todas as coisas foram criadas:
“Pois, nEle, foram criadas todas
as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos,
sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio
dEle e para Ele.” Col. 1:16. Tudo o que existe, então, existe só nEle, por Ele,
e através dEle (Cristo); nada é real fora dEle. Só Ele tem pura objetividade,
puro conhecimento, pura realidade. Neste sentido, Jesus é a verdade: a verdade
existe unicamente em virtude do fato de que Ele criou toda e qualquer coisa que
pode realmente ser verdade.
Outra
abordagem, menos metafísica e proposicional, tem origem na maneira como a palavra
“verdade” (emet) é usada na Escritura
hebraica. Repetidas vezes em hebraico a palavra emet (verdade) aparece como sinônimo de hesed, ou “benignidade”.
“Pois a Tua
benignidade (hgsed) tenho-a perante
os olhos e tenho andado na Tua verdade (emet).”
[“Pois o Teu amor me guia, e a Tua fidelidade sempre me orienta.” (BLH)]
Sal. 26:3, RA. “Não escondi da grande congregação a Tua
graça (hesed) e a Tua verdade (emet)” [“Nas reuniões de todo o Teu
povo, não fiquei calado a respeito do Teu amor
e da Tua fidelidade.” (BLH)] Sal. 40:10. “Todas as veredas do SENHOR são
misericórdia (hesed) e verdade (emet) para os que guardam a Sua aliança
e os Seus testemunhos.” [“Ele é fiel e guia com amor todos os que cumprem o Seu acordo e que
obedecem aos Seus mandamentos.” (BLH)] Sal. 25:10.
Neste
contexto, a verdade não é tanto o que cremos ou as propostas que apoiamos, mas o que somos e o que fazemos. Jesus era a
perfeita personificação de hesed. Sua
vida inteira, morte e ministério de sumo sacerdote, expressam hesed. Embora a verdade proposicional
ajude a entender hesed, se hesed
e emet estão tão intimamente ligados, então verdade é algo muito
mais humano, muito mais pessoal, muito mais relacional do que a mera elucidação
da doutrina. Quem “tinha” a verdade, o bom samaritano ou o levita? Quem “tem” a verdade, um sórdido guardador do
sábado ou um guardador do domingo que demonstra hesed? Sem dúvida, e em
oposição ao meu amigo na livraria, a verdade existe, até mesmo a verdade eterna
e transcendente. A pergunta que precisamos fazer a nos mesmos é: O que
significa possuir a verdade?
Clifford Goldestein é editor da Lição da Escola
Sabatina edição de Adultos
Revista Adventista
- setembro 99
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