Trabalho de Ética Cristã
Professor: José Alfredo Torres
Título: A Clonagem Humana e a Ética Cristã
Dario Roger
Perli
Trabalho de
Ética Cristã
Professor: José Alfredo Torres
Título: A Clonagem Humana e a Ética Cristã
Dario Roger Perli
A clonagem dos seres vivos não é nova. Desde
que existe nosso mundo existe a clonagem. Como por exemplo (e principalmente) :
a-
Seres assexuados:-
a clonagem é o meio natural de reprodução.
Microorganismos, como levedo comum, se reproduzem dividindo duas células filhas
que são clones da célula mãe e clones entre si.
b-
Vejetais:- Ao cortar um broto de um pé de rosas ou de uma videira e transformá-lo
numa planta, e de muitas outras espécies vegetais, através do seu plantio de
forma correta, cria-se também um clone da planta original.
c-
Animais:- Semelhantemente, muitos animais simples, como a estrela-do-mar, podem
regenerar organismos completos de pequenas partes de um antecessor. Como vemos,
o princípio biológico da clonagem não é novo. (1)
d-
Seres humanos,
1-
Processo de clonagem espontâneo e
natural :- ocorre aproximadamente uma
vez em cada 15 fecundações, (2) e o
seu resultado é conhecido como “gêmeos univitelinos”, que é o
resultado da divisão espontânea do óvulo já fecundado, na sua fase de
multiplicação ou desenvolvimento, em duas ou mais partes.
2- Processo de clonagem artificial
:- com o
desenvolvimento da ciência, nas áreas pertinentes, ou seja, entre outras a
genética que abrange a citologia, e a biologia, e que se dedica ao estudo da
reprodução tanto humana como de animais e vejetais, a clonagem artificial
começa a ser desenvolvida em laboratórios. Inicialmente com animais, no inicio
da década de 1990, e mais recentemente, em março de 2001, três médicos— Severino
Antinori, ginecologista radicado em Roma, Panayiotis Zavos,
pesquisador de fertilidade no Kentucky (EUA), e o médico israelita Avi
Ben-Abraham — anunciaram sua
intenção de experimentar a clonagem humana antes do fim do ano passado. Mas, em
25 de novembro, a companhia norte-americana ACT (Advanced Cell Technology)
surpreendeu o mundo ao anunciar ter feito a primeira clonagem de um embrião
humano da história. Esses fatos suscitaram importantes perguntas de natureza
ética.(2)
Implicações Éticas da Clonagem :
Atualmente, todas as implicações éticas da clonagem estão sendo rigorosamente
discutidas.
A sociedade tem três opções:
(1)
continuar a atual proibição da clonagem
humana,
(2) autorizar a clonagem unicamente para solucionar problemas de esterilidade,
(3) autorizar seu uso para aperfeiçoamento genético também. (2)
Os especialistas em ética estão considerando várias opções.
Desenvolvimento da Clonagem na
Atualidade:-
A pesquisa atual sobre o desenvolvimento da clonagem, sugere três
trajetórias:
(1)
clonagem do embrião,
(2)
das células-tronco
e
(3)
da célula adulta. (2)
• Clonagem
do embrião. Pode
ser classificada como Natural ou Espontânea ou Artificial.
a. Natural ou Espontânea:-
A clonagem, como já mencionamos, é na
realidade muito antiga. A natureza tem se encarregado de fazê-la por milhares
de anos;
O que a natureza tem feito
espontaneamente por milhares de anos, a
ciência médica está começando a fazer no laboratório.
b. Artificial:-
se inicia como qualquer fecundação padrão em proveta: com a junção do
espermatozóide e do óvulo em uma proveta. Depois da união, a divisão natural
das células começa — duas, quatro,
oito, desesseis células, etc. A certa altura, a massa celular é manualmente
dividida em várias partes menores em provetas separadas, e elas continuam a se
subdividir como organismos separados.
Essa subdivisão artificial
é uma réplica da natureza. Tem sido usada na reprodução animal, por mais de
uma década.
Em 1994, cientistas
da Universidade George Washington clonaram embriões humanos defeituosos que
de qualquer forma teriam morrido. Vários deles se subdividiram até o estágio
de 32 células. (2)
• Clonagem
de células-tronco.:- é o uso de certas células embrionárias para criar tecidos transplantáveis.
Desde sua descoberta em 1998,
as células-tronco embrionárias têm se tomado um tópico científico
controvertido, e com boa razão.
Essas células são versáteis
células mestras que na teoria podem ser levadas a imitar qualquer tecido ou
órgão do corpo.
As células-tronco poderiam tratar milhões de vitimas de diabetes, câncer,
problemas do coração e outras doenças. (2)
O tratamento de doenças do
sistema nervoso, tais como o mal de Alzheimer e de Parkinson, é especialmente
promissor. A clonagem de células-tronco poderia ser um desenvolvimento
essencial porque as células nervosas no cérebro e na espinha dorsal — ao
contrário de outras células do corpo — têm uma capacidade reprodutora muito
limitada, e as células-tronco poderiam transformar-se em neurônios
substitutos. Entretanto, devido ao grande número de células embrionárias
exigido para transplante, seria necessária a clonagem de tecidos embrionários.
(2)
Há uma importante questão ética na produção de células-tronco a partir de
fetos abortados. Felizmente, os cientistas estão descobrindo outras fontes
dessas células. (2)
• Clonagem
da célula adulta : - é o desenvolvimento de um animal a partir de uma única célula do corpo
que não um espermatozóide ou óvulo de outro animal adulto.
A clonagem da célula adulta é um desenvolvimento muito recente. Dolly a
ovelha clonada, tem apenas quatro anos de idade (isto no ano em que foi
escrito este artigo). Antes de Dolly, nenhum animal foi jamais reproduzido sem
a união de um espermatozóide e um óvulo. (2)
Outros animais têm sido
clonados utilizando-se a mesma técnica usada na produção de Dolly. Mas o
processo mal pode ser qualificado como seguro e confiável.
Dolly foi resultado de 277
tentativas do que os cientistas chamam de “transferência nuclear
de célula somática”, das quais apenas 29 resultaram em divisão de células.
Essas massas celulares subdivididas foram implantadas em ovelhas. Treze delas
ficaram prenhes, mas só uma ovelhinha nasceu: Dolly. Tem
havido melhoras no processo, mas o nascimento de um filhote vivo ainda requer
a produção de dezenas de outros que não sobrevivem, ou que podem sobreviver
com vários defeitos. (2)
Aplicações :-
Quais são as implicações morais da
clonagem de seres humanos? Duas utilidades básicas da clonagem têm sido
propostas. Cada uma delas tem suas próprias implicações éticas.
a- Ajudar
casais com Problemas de esterilidade:-
Embora toda clonagem suscite controvérsia, sua utilidade mais defendida
moralmente é ajudar os casais com problemas
de esterilidade. O marido
doa uma célula do corpo e a esposa doa um óvulo. O núcleo da célula do óvulo,
incluindo seu material genético, é então removido, e a célula do marido com
seu material genético é implantada. Assim, quase todo material genético vem do
marido. E, naturalmente, a esposa seria a mãe que o traz ao mundo. (2)
b- Aperfeiçoamento Genético :-
Outra aplicação seria no aperfeiçoamento
genético.
1- Que dizer do
casal em que tanto o marido como a
esposa são férteis mas querem que seu filho tenha genes melhores do que eles
podem suprir?
Digamos que os pais da esposa morreram vítimas do mal de Alzheimer. Temendo
trazer ao mundo um bebê geneticamente pobre, o casal deseja que um clone geneticamente
superior seja implantado. Novamente, um ou talvez ambos os contribuintes do embrião
teriam de ser doadores. (2)
2- E que dizer do casal que deseja “projetar” seu filho com características
que considera geneticamente superiores?
A revolução genética poderia possibilitar que os casais “produzam” filhos,
como diz certo erudito, pelo método de “recortar e colar” (usando uma analogia
de computadores). (2)
A clonagem para aperfeiçoamento genético de um embrião, no entanto, é um
problema ético muito maior do que a ajuda a um casal estéril. Ela atravessa a linha divisória entre a correção de um defeito natural em
um dos pais para supostamente aperfeiçoar a própria natureza.
Infelizmente, não existe uma linha definida entre o que é uma simples
“correção” e o que é “aperfeiçoamento” da natureza. (2)
Possíveis
benefícios da Clonagem: (2)
• Solução para problemas de
esterilidade.
• Doação de tecidos.
• Aperfeiçoamento genético.
• Combate a doenças (como o mal de
Alzheimer).
• Tratamento estético.
Riscos em potencial da Clonagem: (2)
• Nascimento de bebês deformados.
• Comprometimento da Individualidade.
• Perda de variação genética.
• Mercado clandestino de fetos.
• Desrespeito ao clone como cidadão
de segunda classe.
• Envelhecimento precoce do
dono.
• Impacto psicossocial negativo na
sociedade.
USO ADQUADO — Uso adequado é a expressão chave.
a- Mal uso da
clonagem estimulado pelo lucro:-
Em nossa
sociedade, o impulso tecnológico estimulado pelo lucro costuma projetar o
futuro sem uma completa avaliação dos riscos. Naturalmente, o notório mau uso
da clonagem (por exemplo, sacrificar uma pessoa clonada para transplante de órgãos)
já é ilegal; isso é homicídio.
b- Produto
humano ou dádiva divina :- Mas o que dizer do casal “yuppíe” que deseja ter um filho
grandalhão, de olhos azuis e inteligente? Tal clone seria provavelmente visto
como um produto humano em vez de uma dádiva divina. Ele poderia ser aceito por
causa de traços corporais e mentais superficiais impostos pela cultura, e não
pelo amor paternal. O uso do método “recortar e colar” na escolha de um clone
ampliaria os atuais limites da criatividade humana e não deve ser permitido. (2)
c- Aspecto da
segurança:- Uma pedra angular sagrada da
tradição de Hipócrates (o “pai da medicina”) é que “primeiro os médicos não
devem causar dano”. A Comissão Consultiva Nacional de Bioética,
dos Estado Unidos, expressa suas “sérias preocupações quanto à segurança da
atual tecnologia de clonagem. O motivo é claro e correto: a menos que um bebê
possa nascer com segurança através dessa nova tecnologia, seu uso seria imoral.
(2)
d- Outras implicações:-
Mesmo que a tecnologia finalmente torne a clonagem segura, existem outras
implicações.
3- Problemas
psicológicos:_ podem surgir?
4- A questão
da individualidade será um problema real, embora isso já ocorra na
criação de gêmeos.
5- Limitações
e o Custo :- provavelmente
farão da clonagem uma tecnologia de último apelo. E a maioria dos casais
achará o modo natural de trazer um bebê ao mundo muito mais satisfatório.
6- Sensatez
humana. :- Devemos
confiar a nós mesmos a capacidade de nos clonarmos pessoalmente? Pode ser possível separar embriões com o gene
da depressão”, por exemplo. Mas realmente valeria a pena uma sociedade livre
de depressão, considerando que a grandeza está freqüentemente associada a
essa doença? (Abraão Lincoln sofria de depressão crônica.) (2)
Para evitar dano, a sociedade precisa
caminhar com muito cuidado nesse campo sagrado. Temos de considerar a
liberdade e a responsabilidade que Deus nos deu. No início, Adão e Eva
abusaram da sua liberdade, e toda a humanidade sofre. Permitir a clonagem para
procriação, quando outros métodos falham, parece coerente com a liberdade de
procriação que os casais legalmente casados possuem, Mas o casal só deveria
ser livre para reproduzir um filho se isso não envolvesse uma terceira pessoa.
Devemos unir nossa
avançada biotecnologia à humildade. A tecnologia da clonagem não representa um
mero passo quantitativo, mas um salto qualitativo. Sabemos relativamente pouco,
e reconhecer isso ajudará a garantir o uso adequado. (2)
Vários séculos atrás, quando a ciência médica começou a fazer operações
cirúrgicas no ser humano, alguns cristãos objetaram alegando ser errado
interferir na criação de Deus. Atualmente, poucas pessoas pensam duas vezes
para fazer uma cirurgia. Será que os cristãos algum dia aceitarão a clonagem
do ser humano tão facilmente como aceitamos atualmente a cirurgia? Os cristãos,
principalmente, têm a sagrada responsabilidade de examinar suas convicções
acerca da natureza humana e unir-se á mais importante discussão
biológico-social de nossa época. (2)
A biotecnologia
promete possibilidades espetaculares para o futuro, mas é o ponto de vista
adotado sobre a natureza humana que vai dizer se determinado tipo de clonagem é
moralmente aceito ou não.
Que dizem as
Religiões :
As religiões
que defendem um ponto de vista mais tradicional e sagrado sobre a natureza
humana desenvolvem fortes argumentos contra a clonagem.
a- Igreja
Católica - A Igreja Católica considera os órgãos e
processos reprodutores do ser humano uma dádiva de Deus em seu estado natural
e sagrado, sendo pecado contrariar esse processo reprodutivo natural. Assim, o
documento intitulado “Instruções Sobre o Respeito Pela Vida Humana
(1987) proíbe a fecundação em proveta utilizando o esperma do marido, por
ser um método artificial. A clonagem é citada como “contrária à lei moral”
porque esta “em oposição à dignidade tanto da procriação humana como da união
conjugal”. (2)
A segunda
doutrina católica relevante é a crença de que, na concepção, Deus dá a
cada ser humano uma alma imortal. Por isso, o documento fala do embrião
humano como “a criança por nascer” que “precisa ser cuidada ao máximo possível,
da mesma forma que qualquer outro ser humano”. (Naturalmente, há diferentes
opiniões a respeito da “alma”, mas a vida embrionária do ser humano é original
e a santidade da vida fetal deve ser respeitada.) (2)
b- Judaísmo - Por outro lado, um bom número de pensadores judeus — certamente não
todos — crê que a clonagem humana,
sendo limitada, pode ser uma importante vantagem.
O rabino R. M.
Tendler, por exemplo, diz que a tradição
judaica salienta que Deus deu ao ser humano uma “ordem positiva” para “dominar
o mundo”. (2)
O pensador judeu Jonathan Cohen afirma que, se a criação for considerada um ato acabado, a clonagem seria
uma transgressão, porque estaria violando a obra completa de Deus. Entretanto,
Cohen acredita numa criação ilimitada, na qual “a clonagem humana pode ser
integrada em muitas de nossas crenças básicas e encorajar-nos a considerar o
ato criador de Deus como um processo transformador”. Ele menciona Gênesis
1:28, onde aparece uma dupla ordem de Deus a Adão e Eva: (1) popular a Terra
e (2) desenvolvê-la. Em suma, Deus convidou os seres humanos a se tomarem Seus
“co-criadores”. Dada essa ordem, e em vista das doenças tão difundidas, não
seria moralmente errado ignorar as promessas da biotecnologia? (2)
A
novidade da tecnologia suscita várias outras considerações. Uma delas é o
respeito pela criação. No principio, Deus disse: “Façamos o homem à nossa
imagem” (Gên. 1:26). O ideal divino era que todos possuíssem ótima saúde.
Quando adequadamente usadas, a clonagem e a biotecnologia a ela associada,
podem ajudar a conseguir essa saúde. (2)
Princípios
éticos adotados pela Igreja Adventista: (1)
Os seguintes princípios éticos foram estabelecidos
para o caso de algum dia a transferência nuclear de célula somática ser
aplicada a seres humanos. O passo rápido do progresso nesse campo requererá revisões
periódicas desses princípios à luz de novos desenvolvimentos.
1. Proteção da
fragilidade humana. A
Escritura é clara ao falar sobre a proteção da vida humana, especialmente as
vidas mais vulneráveis (Deut. 10:17-19; Isa. 1:16 e 17; Mat. 25:31-46). A tecnologia biológica da
clonagem é eticamente inaceitável quando ameaça e põe em risco a vida humana.
2. Proteção da
dignidade humana. Os
seres humanos foram criados à imagem de Deus (Gên. 1:26 e 27) e então dotados
de dignidade pessoal que requer respeito e proteção (Gên. 9:6). A clonagem
pode ameaçar a dignidade humana de várias maneiras e deve, assim, ser abordada
com resoluta vigilância moral. Qualquer uso dessa tecnologia que prejudique ou
rebaixe a dignidade pessoal ou a autonomia dos seres humanos deve ser
rejeitado. Essa proibição moral aplica-se a todos os tipos de clonagem humana
que considerem a vida primariamente por sua função utilitária ou valor
comercial.
3. Alívio do sofrimento
humano. Ë responsabilidade do
cristão prevenir o sofrimento e preservar a qualidade da vida humana (Atos
10:38; Luc. 9:2). Se a transferência nuclear de células somáticas possibilitar
a prevenção de doenças genéticas transmissíveis, o uso dessa tecnologia deve
estar em conformidade com o objetivo de prevenir sofrimentos que possam ser
evitados.
4. Apoio à família. O plano de Deus para as crianças é que elas se
desenvolvam num lar de amor com a presença, a participação e o apoio do pai e
da mãe (Prov. 22:6; Sal. 128:1-3; Efés. 6:4; I Tim. 5:8). Qualquer uso da transferência nuclear de células somáticas
como um meio de auxiliar a reprodução humana deve, portanto, estar dentro do
contexto da fidelidade conjugal e apoiar a estabilidade familiar. Assim como
em outras formas de reprodução assistida, o envolvimento de terceiros, como
“barriga de aluguel”, provoca problemas de caráter moral, os quais devem ser
evitados.
5. Mordomia. Os princípios da mordomia cristã (Luc. 14:28;
Prov. 3:9) são importantes para todos os tipos de reprodução humana assistida,
inclusive para a transferência nuclear de células somáticas, a qual
provavelmente será dispendiosa. Casais, ao procurarem tal assistência, deverão
considerar os custos envolvidos com base no exercício fiel de sua mordomia.
6. Honestidade. Comunicação honesta é um dos mandamentos das
Escrituras (Prov. 12:22; Efés. 4:15 e 25).
Qualquer uso da clonagem deve estar fundamentado em informações precisas,
incluindo a natureza do procedimento, seus riscos potenciais e seu custo.
7. Compreensão da criação de Deus. Deus deseja que os seres humanos cresçam no
entendimento e na apreciação de Sua criação, o que inclui conhecimento sobre o
corpo humano (Mat. 6:26-29; Sal. 8:3-9; 139:1-6; 13-16). Por isso, deve-se
incentivar o estudo e a compreensão das estruturas biológicas vitais através de
pesquisas éticas.
Conclusão oficial da Igreja Adventista, na atualidade:
Dado nosso presente estado de conhecimento e o atual aprimoramento do
método de transferência nuclear de célula somática, o uso dessa técnica para a
clonagem humana é considerado inaceitável pela Igreja Adventista. Dada nossa
responsabilidade para aliviar doenças e aumentar a qualidade da vida humana,
contínuas pesquisas apropriadas com animais são consideradas aceitáveis. (1)
RESOLUÇÃO do GOVENO BRASILEIRO
Em 1996, o governo brasileiro decidiu que qualquer pesquisa
envolvendo seres humanos no país deve ter o acompanhamento de comitês de
ética. Os comitês devem estar ligados à instituição onde a pesquisa é feita e
a Comissão Nacional de Ética na
Pesquisa. (2)
Bibliografia:
1 -Declarações da Igreja –
Título do Original em Inglês : “Statements, Guidelines & Other Documents”
- Casa Publicadora Brasileira – Tatuí
S.P.
2 -James Walters Professor de religião e ética na Universidade de
Loma Linda, Califórnia – Artigo vinculado à Revista Sinais dos Tempos.
Bibliografia:
1 -Declarações da Igreja – Título do
Original em Inglês : “Statements,
Guidelines & Other Documents” - Casa
Publicadora Brasileira – Tatuí S.P.
2 -James Walters Professor de religião e ética na Universidade de Loma Linda, Califórnia –
Artigo vinculado à Revista Sinais dos Tempos.
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