Youtube

terça-feira, 5 de novembro de 2013

FORMAÇÃO PARA A IGREJA - FORMAÇÃO DE DIÁCONOS



 

Chefe dos Diáconos

1.     Ter experiência como diácono.


2.     Participar das comissões da igreja, levando os planos e projetos para serem avaliadas pela mesma.


3.     Participar dos cursos distritais de treinamento, em especial o Seminário de liderança.


4.     Fazer escalas para:


a.     Cada sábado e cultos

                                         i.     Abrir e fechar a igreja (não esquecer de passar a chave para o diácono que estiver escalado)

                                       ii.     Recepção

                                     iii.     Alinhar as cadeiras ou os bancos

                                      iv.     Verificar limpeza da igreja, pátio e banheiros

                                        v.     Reverência

b.     Santa Ceias

                                         i.     Recepção

                                       ii.     Arrumar sala de lava-pés

                                     iii.     Preparar bacia, água e toalhas

                                      iv.     Distribuir os símbolos (deve ser ordenado)

                                        v.     Arrumar as salas, os móveis da igreja e utensílios da Santa Ceia

                                      vi.     Recolher os utensílios e entregar a chefe das diaconisas.

                                    vii.     Recolher as toalhas de lava-pés e entregar à chefe das diaconisas.

c.     Batismos

                                         i.     Ornamentação do tanque e da igreja

                                       ii.     Providenciar os roupões

                                     iii.     Atender os candidatos do sexo Masculino

                                      iv.     Ajuntar os roupões usados e entregá-los a chefe das diaconisas.

d.     Semanas de oração

                                         i.     Abrir e fechar portas e janelas da igreja.

                                       ii.     Recepção

                                     iii.     Alinhar as cadeiras ou os bancos

                                      iv.     Verificar limpeza da igreja, pátio e banheiros.

                                        v.     Reverência

5.     Dividir os diáconos em duplas para visitar os irmãos e orar com eles, nos territórios divididos pelo Ministério Pessoal.


6.     Dirigir a comissão de diáconos.




Diáconos



7.     Conhecer pela Bíblia quais são as suas funções.


a.     Eclesiastes 9:10 – “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. 

b.     I Timóteo 3: 8 – 13 – “Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa.Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se, se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. “A mulher do diácono também deve ser respeitável e não deve ser faladeira. Ela precisa ser moderada e fiel em tudo”. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus. (O que está entre aspas, está na BLH).

8.     Conhecer pelo manual da igreja como executar suas funções.


a.     O Diácono

O cargo de diácono é descrito no Novo Testamento (I Tim. 3:8-13), onde aparece o termo grego diakonos, do qual provém a palavra portuguesa "diácono". O vocábulo grego é interpretado diferentemente como "servo, ministro e servidor", e nos círculos cristãos ele adquiriu o significado especializa­do que agora é atribuído ao "diácono". As Escrituras confirmam claramente essa função na igreja do Novo Testamento: "Pois os que desempenharem bem o diaconato, alcançam para Si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus”. I Tim. 3:13. Com base nessa autoridade, a igreja ele­ge alguns de seus membros para que prestem serviços eminentemente práticos, cuidando de diversos aspectos das reuniões e da propriedade da igreja.

b.     Importância do Cargo

No relato da escolha dos homens que passa­ram a ser conhecidos como os sete diáconos da igreja apostólica, segundo está registrado em Atos 6:1-8, é-nos dito que eles foram escolhidos e ordenados para atender ao "serviço" da igreja.

Mas a eleição para o cargo de diácono abrangia mais do que cuidar dos serviços da comunidade cristã em rápida expansão. Os diáconos estavam empenhados numa parte importante da obra do Senhor, que requeria qualificações quase tão esmeradas como as do ancião. (Ver I Tim. 3:8-13). "O fato de terem sido esses irmãos ordenados para a obra especial de olhar pelas necessidades dos pobres, não os excluía do dever de ensinar a fé. Ao contrário, foram amplamente qualificados para instruir a outros na verdade; e se empenharam na obra com grande fervor e sucesso”. - Atos dos Apóstolos, pág. 90. Estevão, o primeiro mártir cristão, e Filipe, posteriormente chamado "o evangelista", encontravam-se entre os primeiros sete diáconos escolhidos na Igreja cristã (Atos 6:5 e 6; 8:5-26; 21:8).

Essa medida inspirada resultou em grande progresso no desenvolvi­mento da obra da Igreja primitiva. "A designação dos sete para tomarem a direção de ramos especiais da obra mostrou-se uma grande benção para a igreja. Estes oficiais tomaram em cuidadosa consideração as necessidades individuais, bem como os interesses financeiros gerais da igreja; e, pela sua gestão acautelada e seu piedoso exemplo, foram, para seus colegas, um auxílio importante em conjugar os vários interesses da igreja em um todo unido”. - Idem, pág. 89.

A designação de diáconos na igreja hoje em dia, por meio da eleição pela igreja, traz bênçãos similares a sua administração, aliviando os pastores, anciãos e outros oficiais de deveres que podem muito bem ser desempenhados pelos diáconos. "O tempo e a força dos que, na providência de Deus, foram colocados em posições de mando e responsabilidade na igreja, devem ser despendidos no trato com assuntos de maior peso, que demandem capacidade especial e largueza de coração. Não é o plano de Deus que tais homens sejam solicitados na solução de assuntos de pequena monta, que outros são bem qualificados para manejar”.- Idem, pág. 93.

c.     Comissão de Diáconos

Onde a igreja tem um número suficiente de diáconos que justifique a formação de uma comissão de diáconos, é conveniente organizá-la, tendo como presidente o primeiro diácono ou chefe dos diáconos, e outro diácono que atue como secretário. Um grupo assim proporciona uma maneira bem ordenada de distribuir responsabilidades e coordenar a contribuição dos diáconos para o bem-estar da igreja. Também provê uma oportunidade de preparação para irmãos mais novos, devidamente selecionados para ser diáconos, a fim de que recebam instruções a respeito de seus deveres. O chefe dos diáconos é membro da Comissão da Igreja.

d.     Os Diáconos Devem Ser Ordenados

O diácono recém-eleito não pode desempenhar suas funções sem que haja sido ordenado por um pastor ordenado, que tenha credenciais da Associação/Missão.

O sagrado rito da ordenação deve ser efetuado com simplicidade, na presença da igreja, por um ministro ordenado, e pode consistir numa breve referência a função do diácono, as qualidades requeridas desse servidor da igreja e aos principais deveres que estará autorizado a desempenhar na igreja. Após uma breve exortação a que seja prestado um serviço fiel, o pastor, com a ajuda de um ancião, se isto for apropriado, ordenará o diácono por meio de oração e imposição das mãos. Se dantes já foi ordenado como diácono, e se manteve fiel aos princípios da igreja, não é necessário que seja ordenado novamente, mesmo que se tenha transferido para outra igreja. Quando terminar o período de serviço para o qual foi eleito, tem de ser reeleito para que possa continuar servindo como diácono. Se alguém que foi ordenado como ancião é eleito para diácono de uma igreja, não é necessário que seja ordenado como diácono; sua ordenação como ancião abrange essa função.

e.     Os Deveres dos Diáconos

                               i.     Cuidar da propriedade da igreja

Os diáconos têm a responsabilidade de cuidar da propriedade da igreja. Seu dever é tomar providências para que o edifício seja mantido limpo e em bom estado de conservação, e que o terreno em que se acha esteja limpo e seja o mais atraente possível. Isto inclui o trabalho do zelador. Em igrejas grandes é muitas vezes necessário empregar um zelador. Os diáconos devem recomendar a Comissão da Igreja uma pessoa apropriada, e a comissão é quem resolve, por voto, empregar esse auxiliar. Ou a Comissão da Igreja poderá autorizar os diáconos a empregarem um zelador. Deve-se obter a autorização da Comissão da Igreja para todas as principais despesas de conservação. Todas as despesas de consertos, água, luz, combustível, etc., são entregues ao(a) tesoureiro(a) da igreja, para serem pagas.

                             ii.     Recepção e Boas Vindas

Nas reuniões da igreja, os diáconos geralmente são responsáveis de dar as boas-vindas aos membros e visitantes que forem chegando ao templo, e de ajudá-los, se necessário, a encontrar lugares em que possam sentar-se. Também devem estar prontos a colaborar com o pastor e os anciãos para o melhor desempenho das reuniões realizadas na igreja.

                           iii.     Visitar os membros da igreja em seus lares

Outra responsabilidade importante dos diáconos é visitar os membros da igreja em seus lares. Em muitas igrejas, isto é realizado distribuindo os membros por distritos “menores” e designando um diácono para cada distrito, com o objetivo de que visite cada lar pelo menos uma vez por trimestre.

                            iv.     Ajudar nas Cerimônias da Igreja

Os diáconos ajudam na celebração dos ritos da igreja.

Batismo – Devem ajudar nas Cerimônias batismais, cuidando de que se prepare o batistério e se aqueça a água, e que os candidatos sejam atendidos tanto antes como depois da Cerimônia. Devem desempenhar sua parte nos preparativos necessários para essa Cerimônia, a fim de que não haja confusão ou atraso.

Lava-pés – Na celebração do rito do lava-pés, os diáconos ou as diaconisas provêem toalhas, bacias, água (morna ou fria, conforme o exigir a estação do ano), baldes, etc. Depois da cerimônia, devem cuidar de que os objetos usados sejam lavados e repostos em seu devido lugar.

Santa Ceia – Na Cerimônia da Ceia do Senhor, devem os diáconos colocar a mesa no devido lugar depois de haver sido posta pelas diaconisas. Em seguida, eles devem sentar-se na primeira fileira de assentos, defronte da mesa da comunhão. Depois que o pastor ou o ancião pediu a benção sobre o pão e o partiu, passará ele as bandejas aos diáconos, os quais passará o emblema a congregação. Depois de servir o povo, os diáconos devolverão as bandejas ao ancião ou pastor, o qual serve então os diáconos. Se os que estão oficiando são duas pessoas ordenadas, devem servir-se um ao outro; se não, um diácono serve o pastor ou o ancião, o qual, por sua vez, deixa a bandeja sobre a mesa. Todos devem então sentar-se. Deve-se adotar o mesmo procedimento ao servir o vinho.

Grande cuidado deve ser exercido quanto ao destino a ser dado a qualquer sobra de pão ou vinho depois que todos tenham participado desses emblemas. A sobra do vinho que foi abençoado deve ser despejada ou derramada na terra. A sobra do pão que foi abençoado deve ser queimada.


                              v.     Caixa de texto: Advertência - O diácono não está autorizado a presidir a nenhum dos ritos da igreja, nem poderá realizar a cerimônia matrimonial. Não pode presidir a uma reunião administrativa da igreja, nem oficiar no recebimento ou na transferência de membros. Se a igreja não tiver ancião nem alguém que tenha sido eleito como diretor da igreja, tais funções só poderão ser desempenhadas por um pastor visitante autorizado pela Associação/Missão.

O Cuidado dos Enfermos e dos Pobres





Outra responsabilidade importante dos diáconos é o cuidado dos enfermos e o socorro aos pobres e desafortunados. O dinheiro para essa obra deve ser provido pelo fundo da igreja para os necessitados. O(a) tesoureiro(a), mediante recomendação da comissão da Igreja, entregando aos diáconos ou as diaconisas o dinheiro que for necessário ­para auxiliar os casos de necessidade. Este trabalho está especialmente a cargo dos diáconos e das diaconisas, mas a igreja tem de ser plenamente informada das necessidades, para que se obtenha o apoio dos membros.

9.     Conhecer e praticar os ensinos do Espírito de Profecia.


a.     Perguntas Importantes

Por que razão há, em nossas igrejas, muitos que não estão firmados, arraigados e fundados na verdade? Por que se acham na igreja os que andam em trevas e não têm nenhuma luz, cujos testemunhos são poucos sinceros, frios e queixosos? Por que existem pessoas cujos pés parecem prestes a desviar-se por veredas proibidas e que sempre têm a contar uma triste história de tentação e derrota? Sentiram os membros da igreja sua responsabilidade? Cuidaram os anciãos e diáconos dos fracos e apostatados? Compreenderam eles que os inconstantes estão em perigo de perder a vida eterna? Procurastes, por preceito e exemplo, firmar na Rocha eterna os pés dos extraviados? Compreenderam os professores e oficiais da Escola Sabatina que têm de fazer a obra de guiar? Conselhos Sobre a Escola Sabatina - Pág. 162

b.     Estevão, o principal dos sete diáconos, era homem de profunda piedade e grande fé. Atos dos Apóstolos, 97

c.     Que este passo estava no desígnio de Deus é-nos revelado nos imediatos resultados para o bem, que se viram. "Crescia a Palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé." Atos 6:7. Esta colheita de almas era tanto o resultado de maior liberdade assegurada aos apóstolos como o zelo e poder mostrados pelos sete diáconos. O fato de terem sido esses irmãos ordenados para a obra especial de olhar pelas necessidades dos pobres, não os excluía do dever de ensinar a fé. Ao contrário, foram amplamente qualificados para instruir a outros na verdade; e se empenharam na obra com grande fervor e sucesso. Atos dos Apóstolos, 89 – 90.

10. Respeitar o chefe dos diáconos e participar das reuniões promovidas por ele.


a.     Só será líder quem sabe ser liderado

b.     Reuniões de planejamento

c.     Reuniões antes dos eventos especiais (Santa Ceia, Batismo, Semana de Oração, almoços de confraternização, mutirão para reforma ou construção, etc.).

11. Apresentar-se devidamente para o exercício de suas funções.


a.     Quando estiver escalado, seja para qual função for, deverá estar na igreja:

                                    i.     Com 30 minutos de antecedência.

                                  ii.     Vestido adequadamente com terno ou de acordo com o que a cultura da igreja local exige. (Em Ribeira, camisa e gravata é o suficiente.)

                                iii.     Avisar com antecedência, quando não puder estar presente e estiver escalado, para que se providencie outro diácono para assumir a função.

12. Atuar ativamente nas cerimônias e reuniões especiais da igreja:


a.     Santa Ceia.

                                    i.     Com antecedência

1.     Participar da reunião de planejamento.

2.     Conforme escala, preparar as salas, uma para as irmãs e outra para os irmãos.

3.     Acomodar as cadeiras e/ou bancos de maneira que fique melhor para a participação.

4.     Colocar as bacias, toalhas, já organizadas para o uso no lava-pés. As bacias já deverão ficar com água limpa.

5.     Deixar os baldes cheios de água para as trocas, caso não haja torneira fácil e por perto.

6.     Dependendo do clima, providenciar água morna para o lava-pés.

7.     Deixar baldes vazios para se colocar a água usada, caso não tenha um jeito melhor de escoar esta água.

8.     Deixar sabonete na pia para lavar as mãos.

9.     Participar antecipadamente do lava-pés, com outro diácono, para estar disponível.

                                  ii.     Enquanto, no lava-pés

1.     Auxiliar os irmãos, colocando a água na bacia nos momentos de troca.

2.     Ajudar irmãos indecisos a acharem um par, para participar do lava-pés.

3.     Cuidar da reverência. Pode-se cantar hinos enquanto lavam os pés, ou ter alguns cantores de hinos suaves e sobre Cristo, enquanto os irmãos lavam os pés.

4.     Organizar o círculo para os cumprimentos antes de entrar para a igreja.

5.     Ao final do lava-pés, fechar a sala e orientar os irmãos para entrarem e ocuparem os primeiros lugares.

6.     Colocar a mesa com os Símbolos no devido lugar, para que as irmãs diaconisas a arrumem.

                                iii.     Na Santa-Ceia

1.     Auxiliar na distribuição do Pão e do Suco de Uva. (Só diácono ordenado pode fazer este trabalho).

2.     Recolher com a bandeja os copos usados para o Suco.

                                 iv.     Ao Final da Cerimônia

1.     Recolher o que sobrou do pão sobre o qual foi feita a oração, e queimá-lo.

2.     Recolher o que sobrou do suco de uva sobre o qual foi feita a oração, e despejá-lo ou derramá-lo na terra em lugar aonde animais não venham experimentá-lo.

3.     Juntar os utensílios e entregá-los a chefe das diaconisas para a limpeza dos mesmos.

4.     Juntar as bacias, lavá-las e guardá-las em lugar especial.

5.     Juntar as toalhas de pés e entregá-las a chefe das diaconisas para serem lavadas, passadas e guardadas em lugar especial.

6.     Arrumar as salas, deixando-as preparadas para a próxima reunião.

Observação Importante: Os utensílios usados na Santa Ceia são consagrados para este fim. Portanto não devem ser usados nunca para outra finalidade. (Êxodo 40:10; Levítico 8:11; Números 7:1; Números 1:50; Números 3:8; Isaías 52:11).

b.     Batismos.

                                         i.     Preparar o tanque.

1.     Limpeza

2.     Enchê-lo de Água até ao nível. Dependendo da temperatura e dos batizandos, aquecer a água.

                                       ii.     Providenciar flores (palmas, lírios, samambaias) e entregar a chefe das diaconisas para a ornamentação do tanque e da igreja.

                                     iii.     Preparar os roupões de batismo, de acordo com o número e tamanho dos candidatos.

                                      iv.     Estar à disposição para, se necessário for, ajudar os candidatos masculinos a se vestirem.

                                        v.     Ajudar os candidatos masculinos a entrar e dar apoio para sair do tanque.

                                      vi.     Dar-lhes o abraço de boas viandas a família de Deus.

                                    vii.     Encaminhar os candidatos masculinos ao vestiário.

                                  viii.     Organizá-los para entrar na igreja após estarem todos prontos, para o recebimento dos certificados.

c.     Casamentos.

                                         i.     Estar junto aos que vem fazer os arranjos.

                                       ii.     Cuidar dos móveis da igreja

                                     iii.     Retirar os móveis que não serão usados

                                      iv.     Abrir com antecedência a igreja

                                        v.     Ao final colocar os móveis em seus devidos lugares deixando a igreja preparada para a próxima reunião.

                                      vi.     Fechar a igreja.

d.     Funerais.

                                         i.     Revezar de acordo com a escala para não deixar a igreja sozinha com os enlutados.

                                       ii.     Estar atento para aproveitar toda a oportunidade de orar com os enlutados

                                     iii.     Abrir e fechar a igreja

e.     Outros.

13. Participar da escala de pregadores.


a.     Ter sempre um sermão preparado para casos de necessidade.

14. Recolher ofertas e dízimos


a.     Seguir corretamente a maneira combinada na reunião de diáconos.

b.     Estar vestido adequadamente

15. Assumir a responsabilidade dos cuidados da igreja:


a.     Limpeza.

                                         i.     Após o término de cada culto, ajuntar papéis do chão e do pátio.

                                       ii.     Verificar vidros, teias e outras sujeiras. Tirar, limpar ou, se for o caso, comunicar ao zelador.

                                     iii.     Verificar banheiros e deixar em condições de uso sem constrangimento.

                                      iv.     Se verificar falta de material de limpeza, comunicar ao responsável (tesoureiro ou zelador)

b.     Conservação.

                                         i.     Verificar goteiras, tirar os móveis que podem ser molhados e apara a água, até que seja feito o conserto.

                                       ii.     Verificar pintura da igreja e sugerir nova pintura se for o caso.

                                     iii.     Verificar vidros quebrados e tomar providências para que não entre água na igreja até serem trocados.

                                      iv.     Verificar problemas de encanamento e comunicar ao departamento de manutenção da igreja.

c.     Manutenção.

                                         i.     Participar de mutirões para fazer reparos necessários

                                       ii.     Tirar entulhos e lixos que ocupam o terreno da igreja.

16. Integrar-se na visitação total dos membros da igreja.


a.     Visitar os membros da área que lhe foi designada, orar com eles, ver suas e necessidades e encaminhá-los para quem os possa ajudar.

                                         i.     Necessidades espirituais: ancião ou pastor

                                       ii.     Necessidades físicas: hospital ou posto de saúde, além da filosofia adventista de saúde.

                                     iii.     Necessidades materiais: ADRA, Assistência Social da Cidade.

                                      iv.     Necessidades sociais: apresentá-los a mais irmãos na igreja para que tenham mais amigos

17. Ser qualificado para instruir outros na verdade.


a.     Dar estudos bíblicos

b.     Saber defender a sua fé.

18. Recepcionar os membros e visitantes


a.     Estar na igreja com 30 minutos de antecedência

b.     Ao receber visitantes de outra igreja adventista, arrumar um lugar para ele e lhe dar boas vindas.

c.     Ao receber visitantes não adventistas, providenciar para que ele se assente ao lado de alguém que possa compartilhar com ele a Bíblia, o hinário e que lhe trate bem.

d.     Na saída, lembre-se de convidá-los para voltar outras vezes.

e.     Faça amizades com os visitantes.

19. Estar pronto para colaborar com o pastor e anciãos para o melhor desempenho das reuniões realizadas na igreja.


a.     Estar sempre em contato com o pastor ou ancião e se colocar a disposição.

20. Em caso de dúvidas perguntar ao chefe dos diáconos, o que fazer.


a.     Cultos de Sábado

                                         i.     Participar da classe dos professores

                                       ii.     Abrir as portas e janelas 30 minutos antes da programação.

                                     iii.     Verificar:

1.     Limpeza do auditório.

2.     Alinhamento das cadeiras.

3.     Pias e Sanitários (Papel Higiênico, limpeza, água).

4.     Evitar formação de grupos fora da igreja no horário de culto

                                      iv.     Distribuição de materiais necessários

                                        v.     Recolher ofertas

                                      vi.     Contar ofertas junto com outro diácono ou tesoureiro

                                    vii.     Cuidar da saída ordenada

                                  viii.     Fechar a igreja

b.     Culto JÁ

                                         i.     Abrir a igreja com 30 minutos de antecedência

                                       ii.     Cuidar da reverência

                                     iii.     Alinhar as cadeiras ou bancos

                                      iv.     Fechar a igreja

c.     Cultos de domingo – evangelismo

                                         i.     Abrir as portas e janelas 30 minutos antes da programação.

                                       ii.     Verificar:

1.     Limpeza do auditório.

2.     Alinhamento das cadeiras.

3.     Pias e Sanitários (Papel Higiênico, limpeza, água).

4.     Evitar formação de grupos fora da igreja no horário de culto

5.     Cuidar da saída ordenada

                                     iii.     Alinhar as cadeiras ou bancos

                                      iv.     Fechar a igreja

d.     Cultos de quarta-feira – oração

                                         i.     Abrir as portas e janelas 30 minutos antes da programação.

                                       ii.     Verificar:

1.     Limpeza do auditório.

2.     Alinhamento das cadeiras.

3.     Pias e Sanitários (Papel Higiênico, limpeza, água).

4.     Evitar formação de grupos fora da igreja no horário de culto

5.     Cuidar da saída ordenada

                                     iii.     Alinhar as cadeiras ou bancos

                                      iv.     Fechar a igreja

e.     Semanas de oração

                                         i.     Abrir as portas e janelas 30 minutos antes da programação.

                                       ii.     Verificar:

1.     Limpeza do auditório.

2.     Alinhamento das cadeiras.

3.     Pias e Sanitários (Papel Higiênico, limpeza, água).

4.     Evitar formação de grupos fora da igreja no horário de culto

5.     Cuidar da saída ordenada

                                     iii.     Alinhar as cadeiras ou bancos

                                      iv.     Fechar a igreja

f.      Vigílias

                                         i.     Cuidar da reverência

                                       ii.     Auxiliar nos momentos de oração as formações de grupos de oração.

                                     iii.     Estar atento para eventuais necessidades e emergências.


Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...