Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A GRANDE PROMESSA DE DEUS


(Duas meninas entram trazendo suas Bíblias).

Marlene:
- Que dia bonito é esse o do Natal! Por toda parte ouvem-se os risos e cânticos! Não há pessoa que deixe de pensar e sentir a beleza desse dia! Todos os anos é assim: ao simples som da música "Noite Silenciosa" transporto-me, em pensamentos às regiões da Palestina, onde nasceu Jesus!

Carmem:
- Eu também, como você, sinto o encanto do Natal! Há, entretanto, uma coisa que eu gostaria de saber: dizem que o nascimento de Jesus estava prometido muitos séculos antes, já nos tempos de Abraão. Como podia ser isso possível? Haveria quem acreditasse em tal coisa?

Marlene:
- Sim, Carmem. Muita gente, desde Abraão, acreditava na vinda do Messias e O esperavam ansiosamente. Lá em casa, papai falou a esse respeito e tenho marcadas em minha Bíblia, muitas passagens referentes a essa grandiosa promessa de Deus.

Carmem:
- Mostre-me então, pois muito desejo conhecer os antecedentes desse fato extraordinário, que até hoje abala o mundo.

Marlene:
- Bem, comecemos em Gênesis...Imaginemo-nos nas distantes paragens de Ur da Caldéia...Lá encontraremos...

(Entra Abraão à moda de seu tempo) Fala:
- Eu sou Abraão. Hoje saio da minha casa, da minha terra, abandono a minha parentela, para ir a uma terra que o Senhor há de mostrar. Ainda ouço as palavras de Sua promessa: "Sai-te de tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai para uma terra que eu te mostrarei. Far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma benção. E abençoarei os que te abençoarem e em ti serão benditas todas as famílias da terra. (Gen.12:1 a 3 (sai).
Marlene:
Em Deuteronômio vemos:
(Entra Moisés e fala)
- Há 40 anos tenho guiado o povo de Israel, os filhos de nosso pai Abraão, através do deserto, em direção a Canaã. Como tem sido grande a misericórdia do Senhor para conosco! Seu braço forte tem estado com todo o meu povo, desde o Egito, pois desse povo há de vir o Grande Profeta. Foi o Senhor mesmo que disse: "O Senhor teu Deus te despertará um profeta no meio de ti, de teus irmãos, como eu; a Ele ouvireis". Deuteronômio 18:15. "O Senhor cumprirá a promessa, pois "a porção do Senhor é o meu povo; Jacó é a coroa e Sua herança. Deut. 32:9.

Marlene:
- Ouça, Carmem, o que diz Josué:
(Entra Josué)
- Desta sorte deu o Senhor a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais: e a possuíram e habitaram nela; Palavra alguma falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.

Carmem:
- Que maravilha! Somente agora começo a compreender certas coisas que eu não entendia, assim como a chamada Fé dos Santos. Continue Marlene.

Marlene:
- Em Rute encontramos: (entra Rute)
- Sou Rute, a moabita. Meu coração se rejubila, pois hoje, fui aceita por Boaz para ser sua mulher. Ainda soam aos meus ouvidos a voz do povoe dos anciões que diziam: "Somos testemunhas. O Senhor faça a esta mulher, que entra na sua casa, como a Raquel e Léia, que ambas edificaram a casa de Israel; e vai-te valorosamente em Efrate e, faze-te nome afamado em Belém". (Rute 4:11) Sai).

Marlene:
- A Rute nasceu Obede, que foi avô de Davi. De Abraão a Davi 14 gerações. De Davi ao cativeiro de Babilônia mais 14 gerações, no decurso das quais apareceram, anunciando o nascimento de Jesus, muitos profetas.

(Entra Isaías)
- Eu sou aquele cujos lábios foram queimados pela brasa viva do Senhor e chamado para ser Seu profeta. Ouvi Ó povos a mensagem celeste: "Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho e será Seu nome Emanuel. "Isaías 7:14.

(Entra Miquéias)
- Miquéias é meu nome. Mensageiro de Jeová, nosso Deus, convido-vos a ouvir o que é dito a Belém: "E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. E Ele permanecerá, apascentará o povo na força do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora será Ele engrandecido até os fins da terra."(Miquéias 5:2 e 4).(Sai).

Marlene:
- Leia, Carmem, o que nos fala Amós, no capítulo 9, versículo 11.
Carmem: (abre a bíblia e lê).


Marlene:
- Depois do cativeiro de Babilônia até Jesus mais 14 gerações se passaram, e um dia, Maria, a virgem de Israel desposada com José, que pertencia à geração de Davi, é avisada de que seria a mãe do Salvador do Mundo, o Messias esperado a tantos anos!
(Entram pastores que logo se assentam no chão. Logo depois ouvem-se anjos cantar:)
"Nasce Jesus, fonte de luz
Oh! Glória a Deus nas alturas!
Paz na terra aos homens,
A quem Ele quer bem!
(Os pastores cantam a segunda estrofe do "Noite Feliz" e saem).

(Entram os reis magos cantando a 1ª estrofe e o coro de “Nós, Três Reis do Oriente..)

1º Rei:
- “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Porque vimos Sua estrela no Oriente e viemos adorá-lO”. Mateus 2:2.
Herodes:
- O que traz aqui? Onde deve nascer o Cristo que procuram?
2º Rei:
“Em Belém da Judéia. Porque assim está escrito pelo profeta: “Tu Belém Efrata, terra de Judá, de modo nenhum és menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o Meu povo de Israel.” Mateus 2:6.
3º Rei:
Trouxemo-lhe presentes e vamos adorá-lO. (saem)

CENA - José e Maria em torno de uma manjedoura. Entram os pastores e se ajoelham; em seguida os reis magos fazem o mesmo depois de depositarem os presentes perto da manjedoura. (Cantam o hino 27 do Cantor Cristão).

Carmem:
Obrigada, Marlene, Você me esclareceu satisfatoriamente. Hei de sempre me recordar desta noite, das muitas coisas aprendidas. Percebo, agora, com clareza o cumprimento da Grande Promessa de Deus: o Nascimento de Cristo Jesus, nosso Salvador.
  
(Saem todos e por último saem Marlene e Carmem)

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...