Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

POESIAS DE NATAL 7

 

Meditação do Natal

Tu nasceste, meu Jesus,
numa rude estrebaria.
Não fizeste acaso jus
a lugar na hospedaria?

Sobre o fato lança luz
toda a velha profecia,
que à certeza nos conduz
da missão que te trazia.

Sendo rico viverias
como pobre e, assim, darias
grande exemplo de humildade.

O teu sangue,. tão precioso,
verterias, ó Bondoso,
pra salvar a humanidade.


Descanso...

Ó tu consolo e paz e calma,
Ó livra-me da minha dor.
A ti consagro forças, alma.
Habita em mim, ó meu Senhor.
Ó tu, Senhor e Rei potente,
Tu Deus e Homem, vida e luz,
Vem aclarar a minha mente,
renova-me, Senhor Jesus.

Oferto a ti, Senhor, meu peito;
Presépio teu eu quero ser.
Repousa neste pobre leito;
Descanse em mim o teu poder.
Terei sossego sem limites
Das dores deste triste val.
Quero, ó Senhor, que em mim habites –
Repete em mim o teu Natal.


Conheces a criança?


Conheces a criança
Que lá em Belém nasce3u?
 Ela é nossa esperança:
A salvação nos céu.
Nascida duma virgem,
Como Isaías diz,
Na humílima estalagem
É quem nos faz feliz.

Tem nome glorioso
O Infante de Belém;
O Cristo poderoso
Dá vida, excelso bem.
O Deus onipotente,
Eterno Criador,
Nasceu humildemente,
Quis ser meu Redentor.


Guardando o Rebanho

“No campo rebanho guardando
Deitados todos no chão,
Mas se vê pela luz das estrelas
Que à volta as ovelhas estão;

Quando a luz do Senhor aparece,
E eis lá dos altos céus
Um anjo de glória se inclina
E canta o amor de Deus.

Neste dia bendito, eis que o anjo
Este eterno cântico traz:
Glória a Deus nas alturas,
Na terra acordo e paz.”


O nome de Jesus

Sabem qual é, dentre os homens,
o nome mais belo e precioso?
O profeta nos responde:
         É Jesus, Maravilhoso!

Sabem vocês qual é o nome
que abençoa o mundo inteiro?
O profeta nos responde:
         É Jesus, o Conselheiro!

Sabem também qual é o nome
duradouro, de verdade?
O profeta nos responde:
         Jesus, Pai da eternidade!

Sabem qual é o doce nome
que consolo à alma traz?
O profeta nos responde:
         Jesus, Príncipe da paz!

Maravilhoso Conselheiro,
Jesus, Príncipe da Paz,
É Deus forte e Pai Eterno
que minha alma satisfaz!


O Pinheirinho de Natal

Assim tão bem enfeitado,
de mimos carregadinho,
com velas iluminado
traz lições o pinheirinho.

Lembra a sua claridade
que Jesus é a luz do mundo.
E que toda a humanidade
ama com amor profundo.

As estrelas cintilantes
lembram aquela que brilho9u,
e que de terras distantes
sábios a Jesus guiou.

E os presentes carinhosos
que se prendem aos ramos seus,
são emblemas preciosos
do inefável dom de Deus!


Um Presente

A Jesus, neste Natal,
alegre, quero ofertar
um presente sem igual
que ele vai apreciar.

Será um ramo de flores?
Frutas? Um belo cartão?
Não é isto, não, senhores...
Vejam se adivinham, então.

É uma coisa que bate
aqui dentro, escondidinho.
Tique-taque... Tique-taque...
Ele faz, bem de mansinho.

É uma dádiva preciosa,
que tem um grande valor,
lembrança bem valioso
que alegra muito o Senhor.

Já adivinharam, bem sei,
o que eu vou ofertar
a Jesus, o meu bom Rei,
que ele muito há de gostar.

Isto mesmo! O coração
a Jesus ofertarei.
E depois, com gratidão,
minha vida entregarei.


Jesus menino hoje nasceu

Jesus menino hoje nasceu.
O Rei divino a nós desceu.
Traz esperança, traz vida e amor.
Esta criança – o Salvador.

Vinde e cantemos com paz e amor!
Pois hoje temos um Salvador;
Que nos perdoa a transgressão
E nos coroa de salvação.

Eis o Messias que o Pai do céu
Nas profecias nos prometeu.
Vem na humildade de um pobre lar
A humanidade do mal salvar.

Que a voz dos sinos em festival
Vibre nos hinos deste Natal.
Glória à criança que hoje em Belém
Traz esperança da vida além.


Linda História

Jesus nasceu em Belém,
mamãe contou-me outro dia,
tão pobre como ninguém,
assim ela me dizia.

Pobre para ser o Rei
desta grande humanidade,
que vivia em densas trevas,
sem conhecer a verdade.

Que coisa! fico pensando, -
um Rei na estrebaria,
ao invés de estar rodeado
de fulgente pedraria.,

História linda e gloriosa,
tão sublime e original
que nos recorda este dia –
Salve dia de Natal!


Diálogo com Jesus


 
Jesus querido, eu escutei contar,
inda menino, sem saber falar,
que tu deixaste o teu altar divino
para descer à terra, pequenino,
e com a humanidade conviver.

Que nesse dia o céu se iluminou,
esplendorosa estrela ali brilhou:
anjos cantavam com suavidade:
“paz na terra entre os homens, boa vontade”,
pois é do Pai Eterno esse o querer.

À raça humana toda no pecado,
dos altos céus trazias um recado:
“Eu sou o Caminho, a Vida e a Verdade;
não pode haver real felicidade
enquanto o mundo não me receber”.

Depois, eu li a tua linda história.
Que vida plena de poder e glória!
Amaste a todos – dizem os Evangelhos;
e tenras criancinhas, moços, velhos,
enfermos, sãos, encheste de prazer.

Combateste a injustiça e a violência,
condenaste a vaidade, a indolência,
a mentira, a vingança, a exploração...
Mas a Verdade, a Fé, a Salvação
dos homens todos deste a conhecer...

Pois é diante disto, ó bom Jesus,
neste Natal de festa, gozo e luz,
que eu te pergunto: Por que neste terra
anda solto o espectro da guerra,
e o que mais se ouve é matar, morrer?

Governo e governado não se entendem,
empregado e patrão não se compreendem,
filhos e pais, e irmãos, não têm amor;
não se dedicam aluno, o professor,
em toda a parte falta fé pra crer?...
Por que?

– Ouve, filho, a resposta a essa questão:
Eu ainda não nasci no coração
de todos que festejam meu Natal.
Pois por engano, falsidade ou mal,
muito consigo não me querem ter...

(o último verso pode ser repetido para melhor efeito nos ouvintes).

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...