Youtube

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MEDITAÇÃO - NATAL É BONITO


Isso quase nem se precisa dizer. Isso aí todos vêem. Basta olhar para a cara da criançada. Nas crianças se vê que o Natal é bonito. É possível que alguns de nós não estejam tão contentes. Talvez corremos demais. Talvez temos recordações tristes. Alguém talvez nos ofendeu. O pinheirinho talvez não ficou tão bonito como gostaríamos. Essas e outras coisas podem ser difíceis para um ou outro de nós. Mas, afora, estamos reunidos. E é Natal. É festa. As crianças se alegram. Os pais ficam contentes com a alegria das crianças. Está aí o pinheirinho. Presentes. Luzes. E tudo isso é bonito. E isso é bom. Podemos ficar contentes. Pois todas essas coisas não são contra o Natal que Deus quer. Deus não é contra essa nossa alegria no Natal.
Disse, até agora, que o Natal é bonito e que temos todo o direito de nos alegrar com as coisas do Natal. Mas ainda temos que dar um passo a mais. Pois, Natal também é difícil. Acho que tudo que há de difícil no Natal vem de Jesus. É que nele não há nada de poderoso. E a gente sempre acha que nosso Deus é tão poderoso: sabemos que ele é Senhor de tudo. O mundo existe porque Deus quer. Tem tudo em suas mãos. Está por cima. Mas Jesus, no Natal, é uma criança. É fraco. Precisa do cuidado, da ajuda de outros. E isso é difícil no Natal: o Deus Todo-Poderoso é tão fraco, fraco como uma criança. Mas, além disso, Jesus nasce na estrebaria. Não nasce na Igreja, não nasce em lugar bonito e bem cuidado. Jesus nasce na estrebaria. Isso parece difícil para entender. Deus escolhe um jeito humilde para chegar até nós. Por que será que ele não veio com mais apresentação? Essa pergunta se torna ainda mais incômoda, quando nos lembramos daqueles que por primeiro ouviram do nascimento de Jesus. Não se tratava de reis. Não se tratava de pessoas importantes e poderosas. Os primeiros que ouviram de Jesus foram pastores de ovelhas. Eram pessoas pobres. Para ganhar a vida tinham que ficar juntos com seus rebanhos de ovelhas. Mas estas pessoas pobres foram as primeiras que souberam da grande notícia: Jesus nasceu.
Natal é bonito. É especialmente bonito, porque estamos reunidos para festejar Natal. Mas o Natal também é difícil, pois Deus escolheu um caminho tão fraco, tão humilde, tão pobre para chegar até perto de nós. Não poderíamos também nós escolher este caminho?

Sem comentários:

Enviar um comentário

VEJA TAMBÉM ESTES:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...